Quando procurar um nefrologista?
Quando o assunto é a atenção às doenças do trato urinário e, especialmente, dos cuidados com os rins, a área indicada é a Nefrologia. Os sintomas e as anormalidades sentidas, normalmente por adultos, são apenas um dos motivos para procurar um nefrologista.
Esse especialista age ainda preventivamente para evitar as doenças renais que, muitas vezes, são silenciosas, mas podem se agravar com o tempo.
Como são essas consultas?
As consultas com o nefrologista podem ser orientativas ou diagnósticas, dependendo da necessidade e dos sintomas relatados.
Pacientes, homens ou mulheres, com queixas frequentes de dores ou ardência na hora de urinar, que tenham identificado sangue ou cheiro mais forte no xixi e que apresentem inchaço nas mãos, pés e olhos têm maior probabilidade de terem doenças renais.
Nesta lista estão: insuficiência renal, cálculo renal e infecções urinárias. As dores na região lombar e cólicas fortes, também podem indicar distúrbios nos rins.
E o que devo informar quando procurar um nefrologista?
Fale primordialmente sobre os sintomas e indique a área em que ocorrem. É importante comentar ainda sobre a frequência e a intensidade das dores ou escapes do xixi. O uso de medicamentos e suas dosagens são outras informações bem relevantes.
Se tiver casos de doenças renais na família, o médico também precisa ser informado, porque isso aumenta a predisposição dos mesmos diagnósticos. Como esse fator não pode ser evitado, já que é hereditário, o nefrologista fará o devido monitoramento e indicação de tratamento, quando houver.
Vale lembrar ainda que muitas doenças dos rins, por exemplo, são crônicas e assintomáticas. As doenças renais crônicas (DRC) podem exigir um atendimento multidisciplinar, sendo necessário, às vezes, passar pelo urologista e outros especialistas.
Principais exames
Pensando então em diagnosticar e tratar as causas ou consequências, o nefrologista pode pedir exames específicos como:
- creatinina;
- hemácias;
- leucócitos;
- leucograma;
- ultrassom das vias urinárias e da bexiga;
- urina;
- urocultura.
Com o Cartão dr.consulta você e até mais 4 pessoas podem fazer consultas e exames com descontos e outras vantagens que só os assinantes têm. Confira:
Você sabe qual é a importância dos rins para a sua saúde?
Os rins exercem papel fundamental na manutenção da vida e do bem-estar. Funcionam basicamente como “grandes filtros” eliminando as toxinas do sangue e ajudando a controlar a quantidade de sais e água do organismo. Dessa forma, evitam o excesso que leva a outras doenças, como a pressão arterial, por exemplo.
Além disso, os rins produzem hormônios como a vitamina D que permite o bom funcionamento do sistema de formação óssea, bem como ajuda nesse fortalecimento.
Para prevenir as enfermidades que afetam esse órgão é necessário manter hábitos mais saudáveis. Nesta lista, estão recomendações médicas que podem ser colocadas em prática rapidamente:
- beba água para evitar as pedras nos rins;
- pratique mais exercícios físicos;
- evite fumar e beber bebidas alcoólicas;
- mantenha o controle do peso, ficando dentro do peso ideal para sua faixa etária e altura;
- consuma alimentos menos gordurosos e com baixo teor de sal;
- tome cuidado com o uso indiscriminado e não orientado de anti-inflamatórios e outros medicamentos;
- mantenha as consultas de rotina com um nefrologista e outros especialistas.
Tratamentos
Na lista das prescrições para alívio dos sintomas ou tratamento desses pacientes podem constar:
- diálises;
- dietas balanceadas;
- hemodiálises;
- medicamentos (como antiespasmódicos);
- transplante.
A indicação dependerá do tipo de diagnóstico, estágio da doença e perfil dos pacientes.
Não adie os cuidados com a sua saúde e de quem você mais ama! Ao identificar os primeiros sinais, procure ajuda médica. Na dúvida de quando procurar um nefrologista, faça uma consulta preventiva.
Fontes: