Quando procurar um nutrólogo?
“Comer bem é diferente de comer saudável”. Você conhece essa frase? Se ainda não, muito provavelmente esse apontamento será feito quando procurar um nutrólogo.
Os profissionais da Nutrologia têm uma atuação clínica bem abrangente e são ideais para trazer recomendações neste sentido. Portanto, se você quer ou necessita ter uma alimentação mais equilibrada, saiba que fazer uma consulta inicial com esse especialista é pré-requisito.
Quando procurar um nutrólogo?
Por estudar as alterações do metabolismo, os nutrólogos estão aptos a: diagnosticar e prescrever o tratamento de doenças nutricionais, incluindo as nutroneurometabólicas, sendo as mais comuns a diabetes mellitus, a hipertensão arterial e a obesidade e na linha dos transtornos alimentares a bulimia, a compulsão alimentar e anorexia.
Nas consultas preventivas e a partir dos exames, são observados fatores de risco de qualquer um desses quadros, para o diagnóstico precoce.
Assim, em outras palavras, os nutrólogos auxiliam os pacientes na busca de uma alimentação e de uma vida mais saudáveis, com ênfase no estado nutricional e na mudança de hábitos alimentares.
E por que os nutrientes são tão importantes para nossa saúde?
Para funcionar perfeitamente, o nosso organismo precisa de “combustíveis”. Essa fonte de energia é obtida por meio das substâncias presentes nos mais diversos alimentos, consumidos todos os dias.
Esses nutrientes são classificados e divididos entre:
- macronutrientes;
- micronutrientes.
1 – Macronutrientes
São exemplos de macronutrientes: carboidratos, lipídios, proteínas e água. Podem ser entendidos como aqueles essenciais e que precisam ser consumidos em maior quantidade ou compor as principais refeições.
Na sua falta, pode ocorrer a desnutrição – nos quadros mais extremos.
2 – Micronutrientes
Por outro lado, os micronutrientes como as vitaminas e os minerais não são tão abundantes ou são encontrados em menor proporção nos alimentos, comparados aos macronutrientes e, por esse motivo, muitas vezes, necessitam de suplementação.
Avaliar e equilibrar esses nutrientes, com base no tipo de nutrição que cada pessoa necessita, é papel do nutrólogo. Por isso, podem prescrever medicamentos.
Para ficar de mais fácil entendimento, basta pensar que as necessidades alimentares e nutricionais de uma criança, são diferentes daquelas de uma pessoa na fase adulta.
Você sabia, por exemplo, que o leite materno é um dos alimentos mais ricos em nutrientes? Interessante, não é mesmo? Na dúvida sobre os nutrientes dessa fase, consulte um nutrólogo pediátrico.
Desequilíbrios nutricionais: principais sintomas
Quando o processo de digestão não é feito e os nutrientes não são metabolizados, o organismo fica mais fraco e pode sofrer com a baixa imunidade, citada aqui como uma das possíveis consequências.
Se consumidos em excesso ou em menor quantidade do que o ideal (carência nutricional), podem causar um desequilíbrio ou, como os médicos falam, uma “desordem metabólica”. Isso é bem prejudicial, uma vez que desregula outros sistemas, podendo levar às doenças cardiovasculares, por exemplo – de alta letalidade.
Pacientes que fizeram cirurgias bariátricas recebem a recomendação de procurar um nutrólogo, para prever e controlar possíveis deficiências nutricionais.
Exames comuns
Não estranhe se quando procurar um nutrólogo, receber pedidos para realizar exames. A intenção é justamente identificar esses desequilíbrios. Na lista desses exames, podem constar:
- intolerância à lactose, alimentar e outros neste sentido;
- painel nutrigenético;
- vitaminas (como vitamina A, B1, B5, B6, B12, C, D, D3, E, H e outras).
Nem sempre com um único exame é possível chegar ao diagnóstico. No entanto, todas as análises ajudam a fazer esse mapeamento individualizado.
Mas afinal, quem procurar? Um nutrólogo ou um nutricionista?
Essa é uma dúvida bem pertinente. Ainda que sejam especialidades com nomes similares e até complementares, é preciso compreender as suas diferenças básicas.
Enquanto os nutrólogos focam mais na parte da reeducação alimentar, os nutricionistas ficam responsáveis por planejar e montar o cardápio, com base nas sugestões anteriores.
Portanto, em conjunto e a partir do atendimento multidisciplinar, você pode ter uma dieta de acordo com o que o seu organismo precisa.
No dr.consulta você encontrará nutrólogos, nutricionistas e demais especialistas, disponíveis em consultas presenciais e online. Com a assinatura do Cartão dr.consulta seu acesso é facilitado com descontos e outros benefícios voltados para os seus cuidados e de toda família:
O nutrólogo pode passar dieta?
Não. O nutrólogo identificará os fatores do emagrecimento ou ideais para o ganho de peso, no entanto, é atribuição do nutricionista montar o plano alimentar. Para recapitular:
- Nutrólogos: médico especializado em Nutrologia. Prescrevem medicamentos e não dietas;
- Nutricionistas: profissionais formados em Nutrição. Prescrevem dietas e não medicamentos.
Faça uma consulta com um nutrólogo e saiba como ter um novo estilo de vida, com mais qualidade. Aprenda a se alimentar da forma correta e mantenha dias e uma rotina mais saudáveis.
Fontes: