Entre todas as especialidades na área da Medicina, a Ortopedia é uma das que mais se destaca. Quando o interesse estiver relacionado com queixas nas articulações, ossos, tendões, nervos, músculos, ligamentos e cartilagens é hora de procurar um ortopedista.
Em resumo: tudo o que afeta e pode interferir no que permite a locomoção, sentar, deitar e levantar e, eventualmente, correr deve ser tratado com esse especialista.
Por que e quando procurar um ortopedista?
Dores nas costas, luxações, torções são exemplos de queixas comuns tratadas pelos ortopedistas. Entretanto, sua atuação também pode ser preventiva, ou seja, focada em evitar que essas dores aconteçam, já que avaliam, diagnosticam e tratam:
- ombro;
- punho;
- cotovelo;
- quadril;
- joelhos;
- coluna.
Para passar pelo ortopedista, normalmente, é necessário um encaminhamento de outro especialista, justamente por serem diagnósticos mais específicos.
Principais causas
Em sua maioria, os pacientes que fazem consulta com um ortopedista manifestam queixas relacionadas a lesões e desconfortos locais. Essas dores podem ser temporárias ou crônicas, dependendo de cada quadro. Na lista das causas frequentes estão:
- artrite e artrose;
- choques traumáticos ocasionados por algum exercício físico feito incorretamente ou por acidentes;
- torcicolos;
- má postura, desvio ou dores na coluna;
- fraturas ou trincamento dos ossos;
- dores nos joelhos;
- sobrepeso ou uso indevido da força;
- esforços repetitivos;
- quedas, tombos ou traumas ortopédicos na terceira idade.
Se não tratadas corretamente e seguindo todas as orientações médicas, muitas inflamações ou machucados que aparentam ser mais simples, podem evoluir e levar à debilidade motora ou de locomoção.
Quanto custa uma consulta no ortopedista com o Cartão dr.consulta?
Assinantes do Cartão dr.consulta pagam a partir de R$ 59 na consulta com o ortopedista. O Cartão dr.consulta possibilita acesso à saúde privada, a partir de mensalidades com valores fixos que concede descontos para os seus cuidados.
Assim, você pode fazer consultas presenciais ou online desembolsando menos. Confira todas as vantagens:
Quais exames o ortopedista pode solicitar?
Para o diagnóstico e indicação do tratamento medicamentoso ou de uma cirurgia, por exemplo, o ortopedista irá se basear, normalmente, no que constar nos exames de imagens ou complementares como: raio-x, densitometria óssea e ressonância magnética.
Quando procurar um ortopedista, lembre-se de levar o resultado dos exames anteriores para análise do histórico e alterações ósseas.
Tipos de tratamentos ortopédicos
Não é regra, mas diante de uma distensão muscular eventual, por exemplo, o ortopedista pode receitar um relaxante muscular, para aliviar os sintomas. Atenção: nenhuma medicação deve ser adotada sem a devida prescrição médica.
Já os casos considerados mais críticos podem exigir sessões de fisioterapia, o uso de coletes, talas, próteses ou até mesmo cirurgias.
5 dicas preventivas
Você pode cuidar melhor da saúde dos ossos e articulações com ações bem simples:
- faça alongamentos antes das caminhadas ou da prática de exercícios físicos;
- evite o uso de mochilas ou bolsas pesadas nas costas. Equilibre o peso;
- tenha cuidado ao se levantar e, sempre que possível, ajuste a sua postura;
- instale corrimãos no banheiro para apoio aos mais idosos;
- insira no seu cardápio alimentos ricos em cálcio e vitamina D.
Fontes: