O que causa dor no joelho? Conheça 5 possíveis motivos
A dor no joelho é uma queixa muito comum no Brasil e em muitas partes do mundo. Em linhas gerais, ela pode ter várias causas e, dependendo da intensidade, pode causar impactos negativos na rotina e na qualidade de vida das pessoas.
O joelho e suas funcionalidades
O joelho é uma região que comporta a maior articulação do corpo humano. Ele sustenta uma parte significativa do peso corporal e, em virtude de sua anatomia de grande complexidade, também é uma região extremamente sensível.
Entretanto, além da articulação entre duas extremidades, as principais funcionalidades do joelho são:
- apoiar o corpo na vertical;
- auxiliar na movimentação corpórea;
- fornecer estabilidade;
- amortecer impactos.
A origem da dor no joelho pode estar atrelada às estruturas complexas que o compõem, como os ossos, ligamentos, tendões e bursas (revestimento). Ainda, pode estar interligada à própria articulação, cartilagem ou músculos.
Em outras palavras, quando essas estruturas se desgastam ou há um mau funcionamento das mesmas, aparecem as dores no joelho.
5 motivos possíveis para a sua dor no joelho
Existem diversas causas para essa condição. Pode ser originada por conta de situações temporárias (como lesões esportivas), desgastes naturais ou, até mesmo, em virtude de patologias mais sérias, como você pode conferir a seguir:
1. Patologias reumáticas
A dor no joelho pode estar relacionada, primeiramente, à presença de doença reumáticas mais “populares”, como artrite reumatoide e artrose, por exemplo.
A artrite é uma inflamação que afeta diretamente as articulações móveis do corpo. O tratamento dessa enfermidade envolve a administração de medicamentos anti-inflamatórios, que devem ser tomados mediante prescrição médica.
A artrose, por sua vez, se desenvolve quando as cartilagens envelhecem e se desgastam, fazendo com que os ossos estejam em contato direto e, consequentemente, lesionem as articulações.
Neste último caso, a fisioterapia e a acupuntura são tratamentos recomendáveis, mas, em outros, pode ser necessária a realização de cirurgia.
No frio, as dores no joelho costumam se intensificar. Isso porque a queda de temperatura pode aumentar os sintomas e, consequentemente, os desconfortos.
As consultas regulares com o reumatologista podem te ajudar tanto com o diagnóstico, quanto nas recomendações e tratamentos para o alívio das dores.
2. Sobrepeso
O joelho tem como uma das principais funções a de sustentar uma quantia significativa da massa corporal por servir como apoio vertical do corpo.
Portanto, em decorrência do sobrepeso, a articulação dessa região também pode se sobrecarregar levando àquela dor no joelho, muitas vezes bem frequente.
Esse ponto reforça ainda outro alerta: os cuidados com a saúde e a priorização de uma alimentação mais saudável podem prevenir não só a obesidade, como outras doenças.
3. Rompimento de ligamento
Uma das principais lesões traumáticas do joelho consiste no rompimento do ligamento. Isso pode ocorrer depois de uma pancada muito forte ou devido a uma torção resultante da prática de esportes, por exemplo.
Os ligamentos dessa parte do corpo trazem estabilidade à articulação e conservam os ossos alinhados. Desse modo, na ocorrência de um rompimento, a dor no joelho passa a ser mais intensa.
O diagnóstico do rompimento de ligamento deve ser realizado por um médico ortopedista e além do exame físico, podem ser solicitado exames de imagem para confirmar a suspeita.
As opções de tratamento podem variar de acordo com a gravidade do quadro e com o tipo de ligamento afetado. A intervenção cirúrgica, por exemplo, pode ser indicada nos casos de ruptura total do ligamento.
Ao não tratar de forma adequada, o bom funcionamento dos joelhos fica comprometido, podendo causar complicações como:
- dor constante;
- instabilidade crônica do joelho;
- fratura;
- falseio ou entorse.
A tendinite patelar é um acometimento muito comum em pessoas que praticam atividades físicas constantemente, como atletas que utilizam, majoritariamente, os membros inferiores.
Ela é caracterizada por ser uma lesão de sobrecarga do tendão que conecta a patela ao osso da canela. Além disso, um de seus principais sintomas é a dor na região mais baixa do osso patelar, no próprio tendão.
Assim como o rompimento de ligamentos dos joelhos, o diagnóstico da tendinite patelar é feito mediante avaliação de um médico ortopedista.
Os cuidados iniciais podem envolver repouso relativo e afastamento temporário das atividades físicas. No entanto, a depender do caso, injeções de medicamentos específicos ou a intervenção cirúrgica também podem ser recomendadas.
5. Síndrome da dor patelofemoral
A síndrome da dor patelofemoral consiste em uma dor sentida na frente do joelho. Normalmente, ela piora durante a realização de agachamentos ou em subidas e descidas de rampas e escadas.
Assim como a tendinite patelar, o alto índice dessa síndrome ocorre em pessoas que praticam algum tipo de esporte. Para diagnosticá-la, podem ser feitos do exames físicos e de imagem simples.
O trabalho de reabilitação com um fisioterapeuta é outra opção assim como a recomendação do uso de medicamentos via oral.
Apesar de ser relativamente comum, a dor no joelho não deve ser banalizada. E além da dor, a presença de inchaço e dificuldade em movimentar o joelho também podem servir como sinais de que você deve se preocupar já que, se não tratadas podem gerar outras consequências como a da própria locomoção.
Ao notar o aparecimento de um ou mais desses sintomas, a ortopedia é a área de especialidade médica que deve ser procurada.
Atenção para o público feminino!
A literatura médica demonstra que pessoas com aparelho reprodutor feminino tendem a apresentar dores no joelho de maneira mais frequente.
Isso se deve, principalmente, à diferença anatômica entre os corpos feminino e masculino. Em linhas gerais, as mulheres têm uma bacia mais larga e os joelhos mais arqueados para dentro.
Essas especificidades anatômicas levam a alterações biomecânicas e de alinhamento, com uma ênfase maior nos membros inferiores.
Outras causas da incidência mais elevada de dor no joelho em mulheres são:
- flutuação hormonal durante o período menstrual;
- uso de salto alto.
Dicas para prevenir e aliviar a dor no joelho
A dor no joelho é um quadro muito comum e pode acometer pessoas das mais diferentes faixas etárias. Tendo isso em vista, algumas dicas para prevenir esse quadro são:
- realização de alongamentos antes de exercícios físicos;
- controle de peso;
- adoção de uma alimentação saudável e balanceada, sendo a Nutrição uma especialidade a ser consultada para este quesito.
As pessoas que apresentam alguma condição já diagnosticada ou que passaram por alguma lesão no local, normalmente têm como indicações:
- repouso;
- uso de compressas geladas;
- tratamento medicamentoso com analgésicos e anti-inflamatórios.
Busque ajuda médica para o melhor diagnóstico, tratamento ou acompanhamento especializado. Por meio do Cartão dr.consulta, você pode agendar visitas médicas e exames por preços mais baixos para essa e outras inúmeras especialidades.
Fontes:
- Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) | Lesão do ligamento cruzado anterior
- Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) | Joelho
- Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) | Inflamação dos tendões
- PebMed | Síndrome da dor patelofemoral: veja como identificar e tratar
- Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) | Osteoartrite (Artrose)
- Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) | Artrite reumatoide
- Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) | O impacto do frio em pacientes reumáticos
Boa tarde eu estou sentindo muita dor no joelho agora está nos dois joelhos eu engordei uns kilos tenho tireóide não sei o que fazer trabalhei muitos anos em pé
Desde já agradeço