A cegueira pode ser evitada. Saiba como
A visão é um dos sentidos fundamentais para a interação e percepção da vida — junto ao paladar, audição, olfato e tato.
Com o avanço da idade e das condições crônicas, sua perda (parcial ou total) tornou-se uma preocupação crescente no mundo todo.
Mas, o que pouca gente sabe é que a cegueira pode ser evitada com procedimentos de rotina que detectam quadros iniciais e permitem tratamentos simples.
O que causa a perda de visão
Uma análise global publicada pelo The Lancet analisou dados de pesquisas feitas entre 1980 e 2018 sobre a saúde dos olhos de diferentes populações globais.
Usando métodos estatísticos avançados, a ideia era entender como certas patologias afetam o sistema ocular, as faixas etárias, estimar a quantidade de casos em que a cegueira pode ser evitada e se a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de reduzi-los estaria sendo cumprida.
Entre os principais vilões estão enfermidades comuns, porém tratáveis: a catarata e os erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo).
Juntos, eles foram responsáveis por mais da metade dos casos em adultos acima dos 50 anos só em 2020. O diabetes (retinopatia diabética), o glaucoma e a degeneração macular também foram causas citadas.
Em paralelo, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que é vinculada ao Ministério da Educação e gerencia os hospitais universitários federais do país, destaca ainda a conjuntivite aguda (bacteriana e viral) e o tracoma como outras questões a se considerar.

Sintomas de alerta para a perda da visão
Qualquer sinal pode surgir de maneira discreta, o que costuma dificultar o diagnóstico precoce. Por isso, é importante que o indivíduo esteja sempre atento se:
- começar a enxergar embaçado, prejudicando a leitura ou a condução de veículos;
- sentir sensibilidade à luz ou notar anéis ao redor dela;
- perceber manchas escuras;
- apresentar perda gradual da visão periférica;
- não conseguir distinguir direito rostos ou cores.
Nos idosos, esses desconfortos geralmente são atribuídos ao envelhecimento natural. No entanto, todas as pessoas devem procurar ajuda médica diante de um ou mais sintomas e relatá-los ao oftalmologista, sem se automedicar com colírios antes de saber a origem.
Com o Cartão dr.consulta, é possível ter acesso a diversos especialistas, além de exames com valores mais vantajosos. Os pacientes também são incluídos nas Linhas de Cuidados para tirar dúvidas com profissionais, receber suporte multidisciplinar e consultas de enfermagem gratuitas.

A recomendação é que as avaliações oftalmológicas sejam regulares, principalmente para quem tem histórico familiar de condições oculares ou apresenta quadros crônicos, como diabetes e hipertensão arterial.
Mesmo crianças e jovens devem passar por elas, pois há patologias que se iniciam cedo e podem ser tratadas para não atrapalhar a aprendizagem e o desenvolvimento.
Medidas que ajudam a prevenir a cegueira
Algumas práticas simples fazem toda a diferença e, com elas, a cegueira pode ser evitada. Isso inclui:
- manter uma boa alimentação, rica em vitaminas A, C e E, zinco e ômega-3 por favorecerem a saúde visual;
- não fumar, pois o tabagismo aumenta o risco de degeneração macular e catarata;
- sempre estar de óculos de sol com proteção UV ao ar livre;
- fazer pausas durante o uso de telas a cada 20 minutos (focar em algo no horizonte, por exemplo, ajuda a descansar);
- utilizar maquiagens e demais cosméticos que estejam dentro do prazo de validade e que sejam aprovados para a região;
- controlar corretamente as taxas do diabetes e da hipertensão;
- tomar cuidado com objetos pontiagudos, substâncias irritantes e outros itens que possam ferir os olhos e provocar traumas;
- realizar os exames oftalmológicos indicados pelo médico.
Como é feito o tratamento
Os procedimentos adotados dependem da causa identificada. No caso da catarata, uma operação substitui o cristalino opaco por uma lente artificial; já os erros refrativos são tratados com óculos ou lentes corretivas. Em alguns quadros, a cirurgia refrativa pode ser recomendada.
Enfermidades como glaucoma e degeneração macular não têm cura, mas colírios, medicamentos orais ou aplicações intraoculares podem retardar sua progressão. E para a retinopatia diabética existem abordagens eficazes com laser ou injeções (quando necessário).
Assim, a perda da visão não deve ser encarada como uma fatalidade inevitável. Informar-se, buscar ajuda ao primeiro sinal de alerta e proteger a saúde como um todo são os principais caminhos para mantê-la saudável por toda a vida.
Fontes:
eu estou com o olho d, ardendo e cossando pod ser graugoma?
Bom dia Samuel! Orientamos que procure um médico especialista para que possa avaliar detalhadamente o paciente e assim seguir com o tratamento cabível e conforme conduta
[…] cegueira; […]
[…] uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo e exige diagnóstico precoce para abordagens capazes de evitar esse […]
[…] úmida (exsudativa) — mais rara e agressiva, caracterizada pelo crescimento anormal de vasos sanguíneos sob a retina, o que pode causar vazamentos de líquidos e sangramentos, além de perdas visuais rápidas e graves. […]