7 dicas para manter o controle emocional no trabalho
Uma em cada cinco pessoas pode sofrer algum problema de saúde mental
Estatísticas apontam que uma a cada cinco pessoas podem sofrer de algum problema de saúde mental que as fazem perder o controle emocional no trabalho.
De acordo com o Organização Mundial da Saúde, as situações de competição são os principais gatilhos de estresse nesse ambiente. Outras causas comuns são:
- a forma como o trabalho está organizado;
- a submissão a chefias autoritárias;
- falta de comunicação entre colegas e/ou líderes;
- aumento no ritmo de trabalho;
- exigência crescente de produtividade;
- assédio sexual e/ou moral.
Como saber se você está perdendo o controle emocional do trabalho?
O Ministério da Saúde explica que sintomas como tristeza excessiva, falta de esperança, perda de interesse em atividades que antes traziam prazer e modificações de apetite e hábitos de sono indicam que a saúde mental está comprometida.
Além de fazer o exercício de auto-observação, vale ter atenção ao comportamento dos colegas, tentando identificar algum sinal de alerta. Saber cuidar de quem está ao redor também é uma forma de preservar a saúde mental.
Percebeu algum sinal de que perdeu o controle emocional do trabalho? Busque ajuda e apoie quem esteja precisando de ajuda. Psicólogo ou psiquiatra é o profissional que você deve procurar para ter o atendimento adequado às suas necessidades emocionais.
Veja mais: Como a Inteligência Emocional contribui para a sua saúde mental
Veja mais: Entenda o que é síndrome de burnout
7 dias para manter o controle mental no trabalho
As recomendações são do Ministério da Saúde:
1 – Seja realista
Para qualquer atividade que tenha que realizar, leve em consideração as possibilidades que você tem para isso. Nunca exija mais do que você realmente pode fazer. Assim, evita frustrações.
2 – Evite o uso de álcool e outras drogas
O consumo e, pior, o abuso das chamadas substâncias psicoativas aumentam consideravelmente as chances de você desenvolver transtornos mentais.
3 – Seja sociável
Mantenha contato direto (e presencial) com as pessoas que fazem bem a você. A interação social é um fator de apoio para manter o controle mental no trabalho. Assim, dentro e fora desse ambiente, saia com os colegas, realize atividades em grupos com os mesmos interesses que você.
4 – Cuide do corpo
Está comprovado cientificamente que aliar uma alimentação balanceada às atividades físicas é uma medida que ajuda a combater transtornos e preservar a saúde mental.
5 – Durma bem
Situações que levam à privação ou má qualidade do sono podem resultar em dificuldade de manter o controle emocional no trabalho. Conheça as principais causas da insônia e como combater o problema.
6 – Dê uma pausa
Faz bem para a sua saúde mental se desligar um pouquinho das tarefas diárias. Aqui, vale tirar uns 3 minutinhos para meditar (basta pensar em coisas boas e prestar atenção à sua respiração), levantar-se para caminhar e até tomar um cafezinho com os colegas.
7 – Pratique o autocuidado
Regularmente, faça uma autoavaliação, tentando adequar as suas expectativas com a realidade. Nesse processo, avalie as possibilidades que tem para alcançar suas metas e considere a possibilidade de se adaptar a novas situações.
Veja mais: Qual o benefício de uma alimentação saudável?
Veja mais: Dicas para criar o hábito de fazer exercícios físicos
FONTE:
Ministério da Saúde
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53099-3-dicas-para-cuidar-da-saude
[…] 7 dicas para manter o controle emocional no trabalho […]
[…] trabalho é também um forte componente para implicações na saúde mental. Não por menos, essa é uma preocupação crescente para empresas e […]