Abril Verde e a proteção no ambiente de trabalho
Você já ouviu falar sobre Abril Verde? Esta campanha de conscientização tem por objetivo alertar para os cuidados com a segurança e saúde do trabalhador brasileiro.
O movimento verde surgiu perante a necessidade de impor leis e medidas mais adequadas para assegurar a integridade física e mental dos trabalhadores, incentivando órgãos, empresas, associações e entidades a promoverem um ambiente de trabalho menos perigoso e com protocolos de segurança mais rígidos.
Mas por que o mês de abril? No dia 28 já é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, em homenagem às vítimas de um grave acidente, que provocou a morte de 78 trabalhadores no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.
Só para se ter uma ideia, de acordo com o Ministério do Trabalho, a cada 49 segundos um caso de acidente corporativo é registrado no país.
Segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), o Brasil é o 4° país com o maior número de mortes causadas durante o trabalho. A organização aponta que cerca de 3 mil acidentes fatais do tipo ocorrem anualmente no país.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a campanha de Abril Verde tomou proporções ainda maiores e mais relevantes, principalmente, em relação aos cuidados com os profissionais da linha de frente contra a Covid-19.
Abril Verde: como investir na proteção dos trabalhadores?
Se você é dono de alguma empresa, estabelecimento, organização ou entidade, fique atento aos cuidados necessários com a segurança e a saúde dos seus colaboradores. Prezar pelo bem-estar e pela integridade dos funcionários é um dever do empregador.
Toda empresa ou organização também pode contratar serviços de terceiros especializados em garantir a segurança dos seus funcionários.
Com pequenos cuidados, é possível prevenir a vida de muitos trabalhadores.
Leia mais: Janeiro Branco: como começar o ano com a saúde mental em dia?