Como ser mais produtivo no trabalho
Muitas pessoas buscam com frequência formas de “como ser mais produtivo no trabalho” e em outras áreas da vida. Entretanto, primeiro é preciso entender que produtividade não é trabalhar mais, mas sim de maneira inteligente.
O dia tem as mesmas 24 horas para todo mundo e, geralmente, uma pessoa passa em média 8 horas no trabalho, desempenhando seu papel. Portanto, estender a jornada de trabalho, entrar mais cedo ou sair mais tarde não resolverá esse desafio e, certamente, irá comprometer outros aspectos como a saúde. Então, o segredo aqui está em otimizar esse tempo e em fazer o que realmente precisa ser feito.
O que fazer para ser mais produtivo
Em resumo, a produtividade é fazer mais, em menos tempo. Para se livrar da sensação de ficar ocupado o dia todo e não concluir os objetivos, são sugeridos 6 novos hábitos:
- dormir melhor;
- planejar as atividades;
- identificar os picos de produtividade;
- priorizar tarefas desafiadoras;
- entregar tarefas menores, porém, constantes;
- usar a tecnologia a seu favor, inclusive para eliminar as distrações.
1 – Dormir melhor
Uma boa noite de sono é reparadora, tanto para a mente, quanto para a saúde física. Quando uma pessoa dorme melhor, ganha novas energias para enfrentar o dia de trabalho, porque o descanso regula as funções cognitivas vitais, permitindo o funcionamento da memória, da atenção, do raciocínio lógico e da capacidade de tomar decisões.
Segundo a Associação Brasileira do Sono, ter horários fixos para dormir todos os dias e evitar os estímulos visuais antes de deitar, preparam melhor o corpo para esse momento, já que o sono tem muitas fases, indo do sono não-REM, para o sono REM – que é o vitalizador.
2 – Planejar as atividades
Nem sempre é possível mudar a rotina de trabalho, especialmente no caso daqueles que são empregados, mas com um bom planejamento e, de preferência, feito com antecedência elimina muitas dúvidas e riscos.
A organização do dia seguinte, realizada na noite anterior, proporciona maior clareza sobre as prioridades e reduz o tempo gasto decidindo sobre o que fazer. Criar uma lista, bem como ordená-las por importância ou prazo, é uma forma eficaz de iniciar o dia com foco.
Ao reduzir a estafa mental causada pela sobrecarga, o cérebro “ganha mais espaço”.
3 – Identificar os picos de produtividade
Cada indivíduo normalmente tem um ou mais momentos de maior produtividade. Algumas pessoas, por exemplo, rendem mais a noite (são os chamados notívagos), enquanto outras são mais efetivas durante o dia.
Mesmo quem não têm horários ou regimes de trabalho mais flexíveis, podem se apropriar dessas oportunidades para fazer entregas melhores.
4 – Priorizar tarefas desafiadoras
As atividades mais difíceis devem ser realizadas durante os períodos iniciais do dia, pois é quando os níveis de energia e concentração tendem a estar mais elevados. Então, à medida que as demandas desafiadoras são concluídas, as demandas subsequentes tendem a ficar mais leves, favorecendo uma jornada produtiva e menos estressante.
Outra recomendação aqui é usar técnicas de gerenciamento do tempo como o método “Pomodoro”, por exemplo. Nessa técnica, as pessoas focam no que precisa ser feito durante 25 minutos, e depois, fazem intervalos de 5 minutos, intercalando tempos de produtividade e de descansos rápidos.
5 – Entregar tarefas menores, porém, constantes
“Entregas grandes são feitas de entregas menores”. Por mais que um objetivo ou meta pareçam longes de serem concluídos, é preciso lembrar que as atividades maiores são formadas normalmente por outras menores. Não ter essa visão pode levar a ansiedade e a falta de produtividade ou desempenho.
É melhor fazer um pouco de cada vez e sentir que está avançando, do que propor fazer tudo de uma vez só, abaixo da qualidade, por exemplo.
6 – Usar a tecnologia a seu favor, inclusive para eliminar as distrações
Softwares e aplicativos oferecem um suporte valioso na gestão e na otimização do dia. Por exemplo, recursos como listas, calendários digitais e assistentes virtuais auxiliam na gestão das demandas diárias.
A tecnologia é útil ainda para manter o foco. Bloquear as notificações dos dispositivos, das redes sociais e de qualquer outro elemento de distração aumenta o foco.
Como as condições ambientais e a saúde afetam a produtividade
Ambientes insalubres, que descumprem com os requisitos mínimos de segurança e que desfavorecem ou dificultam a produtividade, prejudicam a saúde dos colaboradores, e pior, geram ou agravam as doenças do trabalho e os acidentes.
Funcionários doentes, insatisfeitos, infelizes, desmotivados e desengajados naturalmente produzem menos e geram menos resultado, como consequência. E, no fim, “todo mundo perde”: perde o colaborador, perde a negócio, perdem os clientes.
A saúde é um componente do trabalho, portanto, o conceito de bem-estar e qualidade de vida não existe se não for dada atenção devida para a causa.
Benefícios de saúde são uma prioridade de quem busca ou pretende mudar de emprego
Ofereça benefícios completos de saúde para seus colaboradores, com a assinatura do cartão dr.consulta empresas. Cada assinatura garante vantagens para até 5 pessoas (titular e seus dependentes que podem ser da família ou não) em toda rede do dr.consulta.
Diferenciais
São descontos em mais de 60 consultas presenciais, em mais de 25 consultas online (via telemedicina), mais de 3.500 tipos de exames dos mais variados, desde exames de sangue até especializados como ultrassonografias e em outros procedimentos.
Conte ainda com o suporte qualificado do time de enfermeiras e dos Programas de Saúde direcionados, que são Linhas de Cuidado criadas para cada grupo de pacientes.
Fontes: