Ícone do siteBlog dr.consulta

Subiu? Conheça 6 alimentos que ajudam a baixar a pressão

Na imagem é possível ver vários alimentos do grupo das leguminosas e verduras espalhados. Também há uma sacola de mercado marrom.

Imagem ilustrativa (Gett Images)

Não é segredo que o coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, sendo uma de suas funções principais direcionar o sangue para todo o organismo. 

Porém, quando em exagero, esse bombeamento pode fazer com que o líquido, rico em nutrientes e oxigênio, exerça uma força excessiva nas paredes das artérias, resultando no quadro de pressão alta ou hipertensão arterial.  

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), essa condição é caracterizada por um resultado na aferição maior do que 13/8 mmHg e pode gerar sérios danos à saúde, como aumento no risco de infarto, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC). 

Apesar de não ter cura, existem tratamentos que vão desde o uso de medicamentos controlados até adaptações na alimentação. E é sobre esse segundo tópico que este conteúdo vai abordar. 

Saiba quais são os alimentos que ajudam a baixar a pressão, além de dicas caseiras de autocuidado.  

Sintomas de hipertensão 

É possível controlar a pressão alta com hábitos alimentares melhores, mas antes disso, é importante conhecer os sintomas atrelados a essa condição que acometeu 36 milhões de brasileiros em 2022. 

Os principais incômodos presentes durante os picos são, principalmente: 

Por ser uma “doença silenciosa”, os sinais que indicam a presença do quadro nem sempre são perceptíveis. Portanto, é fundamental a assistência médica para acompanhamento periódico, só assim você poderá entender como anda a sua saúde e agir preventivamente. 

Se sentir os sintomas, busque um profissional da saúde!

A hipertensão está muito ligada à saúde cardiovascular e, por isso, um dos profissionais que contribui para o diagnóstico e tratamento é o cardiologista, responsável tanto por auxiliar no controle quanto na prevenção de possíveis complicações. 

Outro especialista a ser consultado é o endocrinologista, pois essa doença também está ligada a fatores hormonais como a vasopressina, que promove o “aperto” dos vasos sanguíneos. 

Caso precise de auxílio dessas áreas da saúde, a boa notícia é que o dr.consulta tem uma equipe especializada e pronta para o seu atendimento. E, com o Cartão dr.consulta, o acesso ao agendamento e a exames é mais rápido, prático e por preços mais baixos. 

6 alimentos que ajudam a baixar a pressão

Certos ingredientes se destacam por suas propriedades benéficas para o sistema cardiovascular e para a manutenção do fluxo de sangue, auxiliando, consequentemente, na circulação.

Os alimentos que ajudam a baixar a pressão são:

  1. clara de ovo;
  2. banana;
  3. folhas verde-escuras;
  4. leguminosas;
  5. iogurte desnatado;
  6. Chocolate.
Imagem ilustrativa (GettyImages)

1. Clara de ovo

Um estudo publicado na revista científica American Chemical Society revelou que a clara de ovo possui proteínas que atuam como vasodilatadores, auxiliando na diminuição da pressão arterial. 

2. Banana 

Essa fruta bastante comum nos lares brasileiros é rica em potássio, um mineral que ajuda no equilíbrio dos níveis de sódio (um dos responsáveis pela hipertensão) no nosso organismo.

3. Folhas verde-escuras 

Couve, espinafre, rúcula, agrião e acelga: essas são as principais folhas verde-escuras que ajudam a baixar a pressão. Elas são cheias de vitaminas, como a A, K e todo o complexo B, que contribuem com a boa circulação do sangue. 

4. Leguminosas 

As leguminosas têm baixo teor glicêmico, ou seja, não aumentam as taxas de glicose no sangue quando consumidas. Assim, a pressão também não se eleva. Ervilhas, lentilhas, feijão e grão-de-bico, por exemplo, são opções de leguminosas para incluir no cardápio. 

5. Iogurte desnatado 

O iogurte desnatado é um derivado do leite rico em cálcio, substância importante no controle da pressão. Em casos de escassez, esse mineral é retido nos vasos sanguíneos, prejudicando todo o fluxo. 

Porém, o ideal é escolher aqueles com baixo teor de gordura, a fim de não aumentar os níveis de colesterol. 

6. Chocolate

O chocolate possui flavonoides, substâncias que contribuem para a dilatação dos vasos sanguíneos e, dessa forma, controla a hipertensão.

É preferível as opções com 70% cacau ou mais que contém menos açúcar, para o maior benefício à saúde. 

Lembre-se: a ingestão dessas opções deve ser feita apenas em situações emergenciais e não exclui a necessidade de orientação especializada e multidisciplinar com nutricionista, cardiologista e endocrinologista.  

Quais alimentos devem ser evitados?

Da mesma forma que existem alimentos que ajudam a baixar a pressão, outros fazem o efeito contrário. 

O fator comum entre todos é a alta presença de gorduras e sódio (prejudiciais para a circulação sanguínea), além das propriedades que retém líquidos, aumentam o volume de fluidos nos vasos e, consequentemente, a pressão neles. 

Então, o ideal é evitar: 

4 dicas extras!

Além da alimentação, existem 4 outras práticas que podem ajudar a baixar a pressão. São elas:

1. Monitoramento regular

Aferir ou medir a pressão constantemente, ou seja, fazer o seu monitoramento é muito importante pelo fato de ser uma doença crônica e manifestar-se silenciosamente, muitas vezes.

Você pode fazer o uso de aparelhos medidores individuais específicos em sua rotina ou exames como o MAPA (sigla para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), de tempos em tempos. 

2. Limitação do consumo de álcool e do tabagismo

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas gera retenção de líquidos nos vasos sanguíneos e aumento da pressão.

O tabagismo também é outra questão prejudicial, pois a nicotina e as demais substâncias dos cigarros aumentam a frequência cardíaca. Com isso, o coração bate mais rápido, pressionando as artérias. 

Todavia, cessar esses hábitos pode não ser uma tarefa fácil. Pensando nisso, uma dica interessante é diminuí-los aos poucos com as orientações e ajuda de uma equipe formada por médicos e psicólogos. 

3. Exercícios físicos regulares 

Os exercícios físicos são bastantes conhecidos pelo benefícios de ajudar no controle do peso. Assim, também contribuem para manter a pressão mais estabilizada.

A obesidade e o sobrepeso geram um estado de inflamação crônica no organismo e alterações hormonais que impactam na circulação sanguínea, podendo culminar na compressão nos vasos. 

Com os exercícios, a condição cardiovascular é fortalecida e todo o processo circulatório, desde o bombeamento do sangue pelo coração e a passagem do fluido pelas veias e artérias, se torna mais sadio.

 4. Controle do estresse 

Momentos de estresse, ansiedade ou raiva provocam reações corporais, como inquietação e aceleração do coração. Dessa forma, na lista do que é bom para baixar a pressão está o cuidado com a saúde mental.

Incorporar períodos relaxantes durante o dia a dia, ter um sono mais adequado e bom convívio com as pessoas queridas são opções que podem colaborar com o equilíbrio emocional.

Outra dica muito relevante é procurar ajuda de profissionais, como psicólogos e psiquiatras, capazes de dar toda a assistência em casos de maior gravidade.

Imagem ilustrativa (GettyImages)

Além dessas dicas, mantenha suas consultas em dia

O controle da hipertensão vai bem além dos alimentos que ajudam a estabilizar a pressão. São vários os cuidados envolvidos no processo e todos têm o objetivo de promover maior saúde. Um deles, claro, é manter as consultas e acompanhamento médico em dia.

No dr.consulta, os especialistas estão à disposição para orientar sobre os tratamentos mais assertivos! Com o Cartão dr.consulta, inclusive, você realiza atendimentos presenciais a partir de R$ 39 (em mais de 60 especialidades) e exames com 30% de desconto.

Pressão alta é coisa séria, por isso, não perca mais tempo. Comece a cuidar mais de você ou de quem você mais ama hoje mesmo!


Fontes:

Sair da versão mobile