Não é segredo que o coração é um dos órgãos mais essenciais do corpo humano, sendo sua principal função bombear o sangue para todo o organismo.
Contudo, quando esse bombeamento ocorre em vasos sanguíneos que, por alguma razão, se tornam resistentes (seja por entupimento ou por falta de elasticidade – enrijecimento) há uma “força” maior para que o sangue passe por esses vasos, provocando a hipertensão arterial.
De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (DBHA), a hipertensão é caracterizada por uma pressão arterial superior a 140/90 mmHg e pode causar sérios problemas de saúde, como aumento do risco de infarto, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC).
Embora não tenha cura, a hipertensão pode ser controlada com medicamentos e mudanças na dieta. A seguir, conheça os alimentos que contribuem para a redução da PA, e orientações para o autocuidado.
Conheça os alimentos usados para diminuir a pressão arterial
Alguns ingredientes se destacam por seus benefícios ao sistema cardiovascular e ajudam a manter o fluxo sanguíneo regular, contribuindo para uma circulação saudável. Exemplos de opções que ajudam a reduzir a pressão arterial incluem:
1. Clara de ovo
Um estudo publicado na revista científica American Chemical Society revelou que a clara do ovo possui proteínas com efeito vasodilatador, auxiliando nos níveis de pressão.
2. Banana e alimentos com potássio
Esta fruta, comum no Brasil, é rica em potássio, um mineral que ajuda a equilibrar os níveis de sódio no corpo, um dos fatores associados à hipertensão.
Um estudo publicado no Brazilian Journal of Development demonstrou que a suplementação com potássio pode ser uma alternativa segura para o controle da PA.
Outros produtos naturais ricos em potássio incluem maracujá, alho, beterraba, cenoura, rabanete, espinafre, alface e repolho.
3. Folhas verde-escuras
Couve, espinafre, rúcula, agrião e acelga são folhas que contribuem para a regulação da pressão arterial.
Esses vegetais são ricos em luteína, zeaxantina e clorofila, substâncias que fortalecem o sistema imunológico e previnem anemia, osteoporose e cardiopatias, conforme a Associação Bahiana de Medicina.
4. Leguminosas e outros itens ricos em fibras
O consumo de fibras auxilia no controle do colesterol, diabetes e pressão arterial. A recomendação é de 14g para cada 1.000 calorias ingeridas ao dia, conforme estudo dos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. Legumes, verduras e frutas são ótimas fontes de fibras.
5. Leite, iogurte e outros produtos lácteos naturais
Segundo a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o cálcio presente nesses alimentos ajuda a controlar a pressão. É recomendável, porém, evitar as versões adoçadas ou aromatizadas artificialmente, pois podem gerar riscos à saúde.
6. Chocolate amargo
O cacau, rico em flavonoides, tem ação antioxidante e pode prevenir doenças cardiovasculares.
Uma pesquisa na Nature Scientific Reports analisou dados genômicos e mostrou que o chocolate amargo, com maior concentração do fruto, pode reduzir o risco de hipertensão, doenças coronarianas e AVC.
O que evitar para a pressão não subir
Da mesma forma que existem fontes alimentares que ajudam a baixar a PA, outras fazem o efeito contrário.
É o caso dos ultraprocessados, grupo de produtos que inclui guloseimas, refrigerantes, sorvetes, embutidos, entre outros produtos que recebem aditivos e conservantes na composição.
Controle da hipertensão não depende apenas da alimentação
Embora cuidar da dieta e mantê-la saudável contribua ativamente para a melhoria da saúde e qualidade de vida, o tratamento e vigilância da pressão alta deve levar em consideração outros fatores. São eles:
- usar medicamentos corretamente, quando receitado pelo médico;
- monitorar a pressão arterial (seja em casa, em consultas ou outros atendimentos com profissionais de saúde);
- praticar atividade física regularmente;
- não fumar;
- consumir bebidas alcoólicas com moderação;
- controlar o estresse;
- controlar o diabetes e outras condições associadas.
Por fim, é importante reforçar que o tratamento da hipertensão deve ser sempre prescrito por um médico, como o cardiologista.
O suporte de um nutricionista, que saberá montar um planejamento alimentar adequado às necessidades e preferências do paciente, também é fundamental para o sucesso do controle da pressão arterial.
Com o Cartão dr.consulta, é possível realizar consultas com profissionais de diferentes especialidades e realizar exames que auxiliam no manejo da hipertensão.
Dentro do benefício é disponibilizado o programa Viva Bem, que conta com um time multidisciplinar para tirar dúvidas pelo WhatsApp sobre controle da PA, diabetes e colesterol alto (dislipidemia) e realizar consultas de enfermagem on-line.
Fonte: