Ícone do siteBlog dr.consulta

5 benefícios do alongamento ao inserir a atividade na rotina

dr.consulta- mulher fez alongamento na varanda de casa

Qual foi a última vez que você fez exercícios de alongamento? Esticar músculos, ligamentos e articulações é importante antes e depois de outros tipos de atividade física, mas pode oferecer também uma série de outros benefícios para o organismo.

Por isso, o dr.consulta listou alguns desses ganhos que podem ir além da mera questão física. Mas vale lembrar que a chave para o sucesso, como sempre, é investir na regularidade e fazer um pouquinho todos os dias, ok?

1 – Aumenta a flexibilidade e a amplitude dos seus movimentos

Flexibilidade diz respeito à capacidade de que seus músculos e ligamentos têm para se expandir e voltar à posição original depois de um determinado movimento. Já a amplitude engloba o tamanho e a quantidade de movimentos que seu corpo consegue fazer.

E não é preciso ser nenhum atleta para perceber como a falta de flexibilidade e de amplitude atrapalham: com algumas limitações nessas características, pode ser difícil alcançar uma prateleira mais alta ou carregar algum tipo de peso. 

Por isso, alongar-se regularmente ajuda a fazer tarefas simples do dia a dia de forma mais confortável. Além disso, vale lembrar, que esse hábito pode ajudar a minimizar a redução da elasticidade que é normal com o passar da idade.

2 – Ajuda no desempenho em outras atividades físicas

Quem já pratica outras atividades físicas (como musculação, caminhada, futebol, etc.), mas ignora o alongamento antes e depois dos exercícios, pode estar sofrendo um pouquinho mais para obter um melhor desempenho. 

Na prática, os alongamentos ajudam a preparar seu corpo para o esforço que está por vir, contribuindo para reduzir o risco de lesões ou mesmo de dores musculares que podem ser comuns dependendo da intensidade da atividade física. 

Depois de finalizada a prática esportiva, os alongamentos também podem ajudar a relaxar a musculatura, facilitando com que ela volte à condição normal mais rápido.

3 – Melhora a circulação sanguínea

Como já mencionado, não são só músculos e articulações que se beneficiam dos alongamentos. A circulação sanguínea também pode melhorar entre aqueles que se alongam com a constância adequada. 

Um estudo de 2020, por exemplo, demonstrou que os alongamentos das pernas por pelo menos 12 semanas podem contribuir para melhorar o fluxo sanguíneo no organismo. Para chegar a essa conclusão, os responsáveis pela pesquisa dividiram 39 pessoas em dois grupos.

O primeiro não fazia nenhum alongamento. Já os membros do segundo grupo fizeram alongamentos leves, com foco nos quadris, nos joelhos e nos tornozelos. Depois das 12 semanas, essas pessoas apresentaram um melhor fluxo sanguíneo e menor rigidez na região das pernas. 

Se isso não bastasse, eles tiveram uma melhora na pressão arterial em comparação com os números registrados no começo do estudo. Na prática, isso pode ajudar a reduzir o risco de diversas condições crônicas.

Imagem ilustrativa (GettyImages)

4 – Aprimora a postura e reduz dores nas costas

Quem quer (e precisa) ficar com a coluna retinha também encontra nos alongamentos um excelente aliado. Não por menos, esse tipo de exercício costuma ser indicado também para quem convive com dores nas costas.

É claro que quadros mais graves precisam da orientação de um médico ortopedista, mas melhorar a flexibilidade dos músculos que sustentam a coluna pode contribuir para amenizar o desconforto por conta das dores na região (principalmente se você passa muito tempo sentado ou na mesma posição todos os dias).

5 – Diminui o estresse e ajuda a acalmar a mente

Por fim, vale destacar os benefícios de alongar o corpo para a saúde mental, deixando a rotina mais leve, dentro do possível. 

Em um primeiro momento, os alongamentos podem ser úteis para aliviar a rigidez muscular do pescoço e dos ombros, comum em quem acumula muita tensão no dia a dia. Outro estudo, dessa vez de 2013, mostrou que alongamentos de dez minutos no ambiente de trabalho ajudou a reduzir a ansiedade e a sensação de esgotamento entre os profissionais

Além disso, exercícios de alongamento também podem ser feitos junto com outras práticas de relaxamento, contribuindo com a saúde mental como um todo. Exemplos disso são técnicas de meditação, respiração ou de yoga, por exemplo. 

Que tal ter mais vantagens para cuidar da saúde? Com o Cartão dr. consulta você tem acesso a consultas e exames com descontos. Outro benefício da assinatura é a inclusão de mais 4 dependentes.

Quais os principais tipos de alongamento?

Existem vários tipos de alongamento, então com um pouco de paciência é possível encontrar a forma mais conveniente de esticar o corpo e aproveitar os benefícios dessa prática. De todo modo, os exercícios geralmente são incluídos em dois grandes grupos:

Como incluir alongamentos na rotina de forma segura?

Não é difícil incluir algumas formas de alongamento na rotina e assim aproveitar os benefícios desses exercícios. Basta pensar, por exemplo, que umas das primeiras coisas que fazemos quando acordamos é nos espreguiçar. Isso não deixa de ser uma forma de alongamento. Ainda assim, para quem quer incluir esse hábito na rotina, considere que:

De qualquer maneira, para realmente garantir os benefícios do alongamento, é preciso persistir e torná-lo uma constante. Mas não se assuste: mesmo poucos minutos por semana já ajudam muito e qualquer forma de movimentar o corpo é sempre melhor do que ficar parado.  Ainda assim, praticar outros tipos de exercício (mesmo que uma caminhada), pode contribuir ainda mais com a saúde. 

Saiba mais sobre a importância de movimentar o corpo, confira agora quatro benefícios do pilates para a saúde.

Fontes:

Sair da versão mobile