Responsável pela proteção do organismo contra diversas infecções e doenças, o sistema imunológico também pode ficar mais enfraquecido senão for observado com atenção, o que leva a baixa imunidade.
Isso explica, por exemplo, porque duas pessoas expostas a mudanças de temperatura, podem reagir de forma diferente, apresentando mais resistência a gripes e resfriados, enquanto outra fica doente com mais facilidade. Saiba agora como criar essa “blindagem”, com dicas simples!
Conheça as principais causas da baixa imunidade
Uma das principais causas da imunidade baixa é a má alimentação, já que o nosso organismo precisa de vitaminas e minerais essenciais para se fortalecer e criar essa “barreira”.
As variações hormonais também podem afetar o funcionamento das células do sistema imunológico. Isso ocorre em razão dos níveis de progesterona que aumentam na segunda fase do período menstrual – que inibe o sistema imune feminino. Entretanto, algumas mulheres são mais afetadas pelos efeitos do que outras.
Por não ter uma causa única, essa condição precisa ser avaliada e acompanhada por um médico especialista, que poderá ajudar com o diagnóstico correto.
Como saber se minha imunidade está baixa?
Muitas vezes, quem tem o sistema imunológico mais fraco apresenta sintomas simples e facilmente perceptíveis como tontura, queda de cabelo e unhas quebradiças.
Se você costuma ter gripes ou infecções respiratórias repetidamente, em curtos intervalos, também pode ser um forte indício.
Em um nível mais crítico, a baixa imunidade pode ocasionar ainda:
- cansaço excessivo;
- febre e calafrios frequentes;
- náuseas, vômitos e diarreia (que pode evoluir para uma desidratação);
- herpes labial, estomatite e amigdalite na boca;
- herpes na região genital;
- perda ou ganho de peso.
Quando não tratado adequadamente, o quadro pode evoluir para uma meningite ou encefalite.
Como recuperar a imunidade?
É válido lembrar que ao sentir os primeiros sintomas, é necessário buscar ajuda médica. A partir de exames básicos como o de sangue (hemograma) é possível detectar alterações importantes.
Normalmente, a recomendação para recuperar a imunidade está relacionada com ter bons hábitos de saúde e de alimentares.
1 – Tenha uma boa alimentação
Os alimentos são fontes de nutrientes, vitaminas e minerais. O consumo de frutas, legumes e verduras deve fazer parte da alimentação diária.
Ao introduzir e ter uma alimentação mais rica nutricionalmente falando, se previne infecções, inflamações e outras enfermidades. O nutricionista pode ajudar a elaborar um cardápio mais elaborado e trabalhar em uma reeducação alimentar.
Faça um atendimento multidisciplinar aqui no dr.consulta, nas mais de 60 especialidades disponíveis. Ao assinar o Cartão dr.consulta você pode ter descontos em consultas e exames feitos em nossa rede, para você e toda família:
2 – Beba bastante água
Manter o corpo hidratado também fortalece o sistema imunológico. Isso porque os glóbulos brancos (que fazem a defesa do organismo) são transportados pela água ampliando essa proteção.
Em outras palavras, quanto mais água você tomar, menores serão as chances de adoecer. Por isso, beba bastante água ao longo do dia. Separe uma garrafa e leve com você para o trabalho, em caminhadas e em outros locais.
3 – Mantenha a imunização em dia
Por mais óbvio que pareça, manter o calendário de imunização, ou seja, a vacinação, em dia aumenta as defesas do organismo, ao prevenir doenças evitáveis como a poliomielite e o sarampo, por exemplo.
Esse cuidado com a saúde deve ser estendido para todas as fases da vida e faixa etária e não somente durante a infância.
4 – Adote bons hábitos de higiene
Ter uma higiene adequada não afeta de forma direta o sistema imunológico, entretanto, previne infecções e doenças, eliminando bactérias e germes. Por isso, sempre lave as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro.
5 – Pratique atividades físicas
Permanecer ativo por meio de exercícios físicos regulares ajuda a impulsionar o sistema imunológico e, consequentemente, aumenta a quantidade de glóbulos brancos que ajudam no combate de todas as doenças.
Aderir a esses hábitos é uma boa maneira de prevenir a imunidade baixa e, assim, viver com mais saúde e qualidade de vida.
Fontes: