Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Saúde de A-Z / Descubra quais são as 8 principais causas da tontura
Saúde de A-Z

Descubra quais são as 8 principais causas da tontura

As causas da tontura são múltiplas, são classificadas em diferentes categorias e variam de intensidade, indo desde um leve...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
30, mar de 2025
8 minutos para ler
Descubra quais são as 8 principais causas da tontura

As causas da tontura são múltiplas, são classificadas em diferentes categorias e variam de intensidade, indo desde um leve desconforto até episódios severos – que comprometem significativamente a qualidade de vida.

Apesar de não ser uma doença, mas sim um sintoma, geralmente indica condições de saúde mais preocupantes, por isso o alerta para o seu acompanhamento.

O que é a tontura e como ela se manifesta

A tontura pode ser descrita como uma sensação de desequilíbrio ou de que “se está prestes a cair”. Algumas pessoas sentem uma sensação de “rodopio” ou de que o ambiente ao redor está girando, enquanto outras podem simplesmente se sentir “desconectadas de seu próprio corpo”. Essa condição ocorre de forma súbita ou persistente, dependendo da sua origem.

dr.consulta botão assinar cartão

O dia 22 de abril é marcado como o “Dia Nacional da tontura”, como definido pela escolhido pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORL-CCF), devido à atenção que o tema merece. 

As causas da tontura incluem fatores internos e externos

Existem várias condições que podem causar esse desconforto, desde questões simples e transitórias até distúrbios mais sérios como:

  1. distúrbios no Sistema Vestibular;
  2. pressão baixa;
  3. desidratação;
  4. distúrbios neurológicos;
  5. uso de medicamentos e substâncias;
  6. anemia e condições cardíacas;
  7. gravidez;
  8. fatores psicológicos.

1. Distúrbios no Sistema Vestibular

O sistema vestibular, localizado no ouvido interno, é responsável por controlar o equilíbrio. O desequilíbrio (considerado uma anomalia) está geralmente relacionado a:

Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB)

Essa é uma das causas mais frequentes de tontura e ocorre quando pequenos cristais de cálcio se soltam e se movem para áreas incorretas do ouvido interno, causando a sensação de rotação. A vertigem é geralmente provocada por mudanças de posição da cabeça, como virar rapidamente o pescoço ou se deitar.

Labirintite

Causada normalmente por uma infecção viral, a labirintite é uma inflamação no labirinto (parte do ouvido interno), que pode levar a tonturas intensas, acompanhadas de zumbido no ouvido e até perda auditiva temporária.

Doença de Menière

É uma condição crônica que envolve o acúmulo de fluido no ouvido interno, resultando em episódios de vertigem, perda auditiva e zumbido. A sua causa exata ainda é desconhecida, mas os especialistas acreditam que fatores como infecções virais e desequilíbrios nos fluidos do ouvido estão envolvidos.

Agendar otorrinolaringologista

2. Pressão baixa

Outra causa frequente de tontura é a queda abrupta na pressão arterial ao se levantar rapidamente, conhecida como hipotensão postural.

Isso ocorre porque, ao mudar de posição, o sistema circulatório não consegue fornecer sangue e oxigênio suficientes ao cérebro de forma rápida o suficiente, levando à sensação de tontura e até desmaios. Geralmente, os idosos e quem faz uso de medicamentos para hipertensão, tendem a ter mais esse tipo de queixa.

dr.consulta - banner agendar cardiologista
Agendar cardiologista

3. Desidratação

A desidratação é outro motivo recorrente, devido à diminuição do volume de sangue e à baixa pressão arterial. Quando o corpo não tem líquidos suficientes, a capacidade de transportar oxigênio e nutrientes aos órgãos vitais é comprometida, afetando principalmente o cérebro. Esse quadro pode ser ainda mais grave quando acompanhado de febre, vômitos ou diarreia.

4. Distúrbios neurológicos

A tontura também pode ser um sintoma de distúrbios neurológicos, como:

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Embora o AVC seja conhecido por causar paralisias e dificuldade de fala, a tontura pode ser um dos primeiros sinais de que algo não está funcionando corretamente no cérebro, afetando também o equilíbrio, resultando em vertigem e outros sintomas neurológicos.

Esclerose Múltipla (EM)

Em casos mais raros, a esclerose múltipla, uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, provoca tonturas, devido ao comprometimento das áreas responsáveis pelo controle do equilíbrio.

Agendar neurologista

5. Uso de medicamentos e substâncias

Diversos medicamentos e substâncias são relatados como causas da tontura. Antidepressivos, sedativos, tranquilizantes, diuréticos e até medicamentos para diabetes são conhecidos por gerar distúrbios no equilíbrio. Além disso, o consumo excessivo de álcool ou o uso de drogas apresentam os mesmos efeitos.

6. Anemia e condições cardíacas

dr.consulta - mulher corredora de rua apoiada na parede, com sintoma de desidratação que é uma das causas da tontura
Imagem ilustrativa (GettyImages)

A anemia, caracterizada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue, pode resultar em uma redução no fornecimento de oxigênio ao cérebro, provocando tonturas. Da mesma forma, condições cardíacas, como arritmias, reduzem o fluxo sanguíneo e levam à sensação de desmaio ou tontura.

7. Gravidez

A tontura na gravidez é bem presente nas primeiras fases e no final da gestação. Geralmente esse é um sintoma associado a outras causas associadas como: anemia, baixa taxa de açúcar no sangue, baixa pressão arterial e demais alterações características. Nessas situações, o obstetra deve ser consultado imediatamente.

8. Fatores psicológicos

O estresse, a ansiedade e ataques de pânico também desencadeiam tonturas, pois afetam o equilíbrio do sistema nervoso autônomo. A hiperventilação (respiração rápida e superficial) em momentos de estresse pode reduzir os níveis de dióxido de carbono no sangue, causando tontura.

Agendar psicólogo

O que fazer e o que não fazer ao sentir tontura?

A recomendação prioritária é procurar um lugar para sentar, até que a sensação passe. Se estiver no trânsito, a orientação é parar em um local seguro e aguardar da mesma forma. Praticantes de exercícios físicos mais intensos devem interromper às práticas até consultar um especialista.

Importante: em nenhum dos casos a automedicação deve ser adotada. O uso indevido de medicamentos pode prejudicar ainda mais a situação ou gerar outros riscos.

Cuide da sua saúde integralmente com a assinatura do Cartão dr.consulta. Tenha acesso aos Programas de Saúde, faça consultas, exames e outros procedimentos médicos, com valores inclusos ou preços diferenciados. Saiba todas as vantagens exclusivas:

Assinar o Cartão dr.consulta

Fontes:

  • Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde (BVSMS);
  • Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (CREMEPE);
  • Jornal da USP (Universidade de São Paulo);
  • Manual MSD.

#como aliviar a tontura#hipotensão postural#Mal-estar#pessoa com tontura#tontura#tonturas intensas#Vertigem
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. Nistagmo: entenda a condição e como lidar com seus sintomas | Blog dr.consulta 24/04/2025 às 15:09

    […] é central. Pacientes relatam que é normal perceber o mundo ao redor “tremendo”. Tonturas, náuseas e questões de equilíbrio também são relatados, com frequência. Esses sintomas […]

    Responder
  2. Check-up cardiológico detecta riscos antes dos sintomas | Blog dr.consulta 14/05/2025 às 11:08

    […] tontura ou desmaio; […]

    Responder
  3. Arritmia cardíaca pode exigir atenção imediata | Blog dr.consulta 21/05/2025 às 09:55

    […] tonturas ou desmaios; […]

    Responder
  4. Saiba mais sobre a síndrome do coração partido | Blog dr.consulta 28/05/2025 às 16:46

    […] tontura e náuseas; […]

    Responder
  5. Taquicardia: saiba o que pode acelerar seu coração | Blog dr.consulta 17/06/2025 às 12:40

    […] tontura ou sensação de desmaio; […]

    Responder
  6. Entenda o que são e quais os riscos das valvulopatias | Blog dr.consulta 20/06/2025 às 12:11

    […] tonturas e desmaios frequentes; […]

    Responder
  7. Entenda o que é a bradicardia e quando se torna um risco | Blog dr.consulta 24/06/2025 às 10:16

    […] se manifesta como tontura, fadiga intensa, visão turva e, em casos mais graves, desmaios, o que sinaliza que há dificuldade […]

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
8 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510