Entenda as diferenças entre colonoscopia e colposcopia
Os cuidados preventivos com a saúde envolvem uma rotina de consultas e exames básicos. Porém, ainda existem outros tipos de exames que variam conforme a necessidade, o perfil, idade e diagnóstico de cada paciente.
Apesar de terem o nome parecido a colonoscopia e colposcopia, por exemplo, são procedimentos que além de avaliarem áreas e serem destinados para sexos biológicos diferentes, têm recomendação específica.
Ao receber o pedido de qualquer exame é importante saber a sua finalidade e entender como se preparar para sua realização. Todas essas orientações são dadas pelos profissionais de saúde que acompanham os casos, mas reforçamos alguns pontos por aqui, para ajudar.
Colonoscopia e colposcopia: saiba quais são as principais diferenças
O exame de colonoscopia
O que é? A colonoscopia é um exame de imagem praticamente indolor, utilizado para analisar anormalidades e complicações ao longo do intestino grosso e no final do intestino delgado.
Indicação: homens e mulheres a partir de 45 anos. Quem tem histórico familiar e sintomas recorrentes deve fazer o rastreamento antes, pelo encaminhamento do clínico geral, gastroenterologista ou coloproctologista.
Frequência: uma vez a cada 10 anos. Esse prazo é antecipado para quem têm maiores riscos.
O que ajuda a prevenir e diagnosticar? É comumente solicitado nas suspeitas de:
- infecções;
- tumores;
- pólipos (crescimento anormal do tecido da mucosa);
- colite;
- úlceras;
- câncer colorretal;
- síndrome de Crohn;
- retite;
- síndrome do intestino irritável.
Exame de colposcopia
O que é? Apesar de também ser um exame de imagem, a colposcopia é uma análise minuciosa obtida com o uso de lentes de aumento de um aparelho ginecológico.
Indicação: para quem tem o sistema reprodutor feminino, que avalia e diagnostica doenças no trato genitor feminino inferior (vulva, vagina e colo do útero). Esse exame é solicitado pelos ginecologistas, normalmente.
Frequência: sua indicação passa a ser obrigatória no caso daquelas pessoas que têm alterações no colo uterino e, especialmente, para aquelas com suspeitas de lesões causadas pelo HPV (Papilomavírus Humano).
Isso explica porque normalmente é realizado somente após o Papanicolau e complementa o prognóstico ou o diagnóstico do câncer cervical. O intervalo e frequência podem ser revisados conforme os resultados.
O que ajuda a prevenir e diagnosticar? A colposcopia é capaz de detectar:
- Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);
- lesões pré-cancêr ou o próprio câncer;
- pólipos de colo de útero;
- HPV.
Mantenha o seu compromisso com a saúde
O câncer do colorretal e o câncer do colo do útero infelizmente ainda causam a morte de inúmeras pessoas no Brasil e no mundo, todos os anos.
Cientes dos fatores de risco e ao manter uma vida mais saudável e as rotinas médicas, é possível viver melhor e diagnosticar diversas doenças antes que se tornem mais graves. A colonoscopia e colposcopia são dois dos exames que têm esse objetivo, mas é preciso lembrar que os cuidados com a saúde precisam ser mais amplos e diários.
Aqui no dr.consulta você encontrará mais de 60 especialidades e mais de 3.000 exames disponíveis para diferentes recomendações e pode fazer o seu acompanhamento multidisciplinar, pagando mais barato com o Cartão dr.consulta:
Fontes:
Gostaria de saber o valor de ultrassom abdominal…em Vila Velha ES
[…] ginecológicos que avaliam a vulva e a vagina das mulheres, nos procedimentos conhecidos como colposcopia e […]
[…] A colposcopia também analisa a região íntima feminina. No entanto, ela não faz isso apenas na vulva (que compreende os lábios internos e externos e o clitóris), mas inclui ainda a parte interna da vagina e o colo do útero. Para isso, nesses casos é necessário utilizar o espéculo (também conhecido como “bico-de-pato”), que mantém canal vaginal aberto durante o procedimento. […]