Entenda as causas da tendinite e como tratá-la
A tendinite é um problema comum no corpo humano e é uma das diversas lesões musculares que ele pode sofrer. Além de procurar a cura, é preciso saber quais são as causas da tendinite para evitar a recorrência desse problema.
Por isso, no texto de hoje, você vai saber tudo sobre esse tipo de inflamação: como ela acontece, quais são as causas e os tratamentos que um ortopedista podem indicar. Acompanhe!
O que é tendinite
A tendinite nada mais é do que uma lesão que acontece nos tendões — estruturas fibrosas parecidas com uma corda, que tem a função de unir os ossos ao músculo. A inflamação acontece exatamente nas juntas e, por isso, é muito comum nos joelhos, ombros, cotovelos, punho e tornozelo.
A tendinite pode acontecer de repente e durar dias, semanas e até meses — e logo depois desaparecer. Porém, é preciso começar um tratamento assim que as dores se manifestam pela primeira vez. Assim, você evita que os danos não sejam permanentes.
Quais são as causas da tendinite
O que causa a inflamação é a sobrecarga que afeta os tendões, já que esses não são maleáveis e nem tão fortes quanto os músculos e os ossos.
A tendinite pode aparecer na realização de algum exercício repetido muitas vezes ao longo dos dias ou pode decorrer da ausência de alongamento muscular. Além disso, se você é uma pessoa que usa muito o computador, a falta de descanso — e de atividades que relaxem os músculos — também pode causar a inflamação dos tendões.
Resumindo, a tendinite ocorre a partir de um esforço repetido em excesso, causando a inflamação das fibras que unem os músculos aos ossos.
Quais os sintomas
O sintoma básico da tendinite é a dor. Dependendo de onde a inflamação está localizada, há também sensibilidade da área, inchaço e rigidez. Se existe um histórico de dor, ou seja, se o paciente sentiu uma dor forte em alguma articulação, é preciso procurar um ortopedista para que o problema seja diagnosticado e tratado da maneira correta.
Como é o tratamento
Existem alguns tratamentos para a tendinite que variam conforme o grau da inflamação. Lembrando que o ortopedista é o profissional mais indicado para avaliar o problema e indicar o tratamento adequado.
Para o alívio da dor, a primeira orientação é o descanso. Não repita o movimento que você está acostumado a fazer e fique com a parte dolorida em repouso. Você também pode fazer compressas frias para diminuir o inchaço e o incômodo, mas isso só funciona quando a inflamação é recente.
No caso de medicamento, analgésicos e anti-inflamatórios são indicados. Porém, a automedicação nunca deve ser realizada. É recomendável procurar um especialista que poderá indicar o melhor remédio para o tratamento.
O profissional também pode orientar a colocação de talas com o objetivo de imobilizar a articulação atingida por alguns dias. Munhequeiras e tornozeleiras são as mais usadas.
As causas da tendinite são diversas e ela pode aparecer em qualquer momento nas articulações do corpo. Por isso, é sempre importante realizar alongamentos, dar uma pausa no trabalho para mexer as mãos e os pés e não exagerar na repetição dos movimentos, quando for possível.
Se você tem os sintomas de tendinite, não perca tempo! Procure um ortopedista hoje mesmo!
[more title=”Agende uma consulta com um profissional que atua na área de ortopedia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/ortopedista”]
OLA! Este esclarecimento me foi muito util!obrigada
Bom dia estou sentindo dor no punho é muito ruim essa dor.
estou com uma dor no braço esquerdo que, ao que parece é refletida pelo ombro esquerdo, o que está ocorrendo há, mais ou menos 30 dias: indago o que pode ter causado esse problema? Obrigado pela atenção, a.a…
Oi, Paulo! Bom dia, tudo bem? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!