Será que entrar na piscina depois de comer faz mal?
Para realizar cada função, o nosso corpo precisa de energia. Isso não é diferente com a digestão dos alimentos. O organismo, por meio de vários órgãos, precisa se empenhar para processar e absorver os nutrientes. Por isso, surge a dúvida: é perigoso entrar na piscina depois de comer?
Afinal, são duas atividades que precisam de energia ao mesmo tempo: o exercício na piscina, mar, lago ou rio, por exemplo, além da digestão.
Com esse esforço extra, podemos sentir alguns desconfortos. Quer entender mais sobre o porquê disso? Continue acompanhando o conteúdo!
Antes, vamos falar sobre digestão
Precisamos de energia para fazer a digestão porque esse é um processo cheio de especificidades e que envolve várias partes do corpo, segundo o Departamento de Morfologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
Todo o procedimento começa na boca, com os dentes — responsáveis pela trituração da comida — e a língua — pelo direcionamento do chamado “bolo alimentar” para a garganta e esôfago, finalizando no estômago.
Uma vez nesse órgão, os alimentos são dissolvidos por meio do contato com o suco gástrico, substância ácida presente na cavidade estomacal. Depois, todo esse conteúdo chega ao intestino delgado. Por fim, é hora de ir ao intestino grosso, onde as fezes são formadas e se encaminham para o reto.
É como uma máquina que precisa funcionar perfeitamente e, por isso, requer todo o foco das estruturas envolvidas.
Entretanto, quando algo não ocorre como deveria, condições de saúde podem surgir. Um exemplo é o refluxo gastroesofágico, caracterizado pela volta do alimento do estômago para o esôfago, geralmente, por questões na válvula que separa esses dois órgãos.
Outro é a gastrite, uma inflamação nas paredes do estômago, gerada pela infecção bacteriana, uso de determinados medicamentos e diversas outras causas.
Tudo isso parece complexo, mas saiba que o gastroenterologista é um aliado para nos ajudar a cuidar da saúde digestiva. Procure-o sempre que sentir um desconforto ou apenas para fazer um check-up.
Você pode receber esses cuidados no dr.consulta e ainda aproveitar condições especiais com o Cartão dr.consulta. Por meio dele, é possível receber atendimentos com essa e outras especialidades, além de realizar exames com vantagens! Isso para você e mais quatro pessoas de qualquer idade e sem necessidade de parentesco.
Então, pode entrar na piscina depois de comer?
Na realidade, a questão não é entrar na piscina depois de comer — ou até em mares ou rios —, mas realizar esforço excessivo enquanto está na água. Isso porque, como comentado, o processo de absorção de nutrientes necessita de bastante energia para ser concluída corretamente.
É até mesmo por isso que sentimos sono após as refeições, pois o corpo diminui as funcionalidades de outros órgãos, desencadeando a sensação de sonolência.
No entanto, se sobrecarregarmos o organismo, podemos perceber:
- azia e sensação de queimação;
- sensação de estufamento;
- náuseas e vômitos;
- distensão e dores abdominais.
Em casos mais graves, existe o risco de desmaios. Portanto, o ideal é esperar para voltar à água, principalmente após refeições pesadas, como o almoço, que requer mais energia para ser digerido.
E quanto tempo esperar? O recomendado é de cerca de 40 minutos para refeições leves e um pouco mais para as pesadas. Você pode perceber quando estiver se sentindo com maior disposição e isso indica que o seu organismo está finalizando o processo digestivo.
Com as crianças, a orientação é esperar mais tempo, até duas horas.
E tomar banho? Posso?
Outra dúvida comum é se pode tomar banho de barriga cheia e, sim, pode! Durante este simples hábito de higiene, não costumamos fazer grandes esforços.
No entanto, de acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é preciso ter cuidado com a água muito fria ou muito quente. Ao banhar-se em alguma dessas condições, o organismo tentará restabelecer a temperatura corporal, com a ajuda da redistribuição do sangue.
Assim, o líquido pode chegar em menor quantidade aos órgãos digestivos, como o intestino, impactando no andamento da digestão.
Quando procurar ajuda se eu entrar na piscina depois de comer?
Caso você sinta algum incômodo ao entrar na piscina depois de comer, saia da água e descanse. Geralmente, esses desconfortos se aliviam naturalmente.
Contudo, se eles persistirem ou estiverem muito fortes, procure ajuda médica! O mesmo é válido para outras situações mesmo sem relação com a natação.
O médico gastroenterologista irá analisar a saúde de todo o seu sistema digestivo, entender os sintomas e chegar ao diagnóstico preciso para iniciar o tratamento.
Você pode marcar uma consulta pelo nosso site. Estamos prontos para te atender!
Fontes:
- Tomar banho depois de comer faz mal? | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Sistema digestório | Departamento de Morfologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra);
- Iniciando a digestão | Universidade de São Paulo (USP);
- Sistema digestório | Universidade Federal do Espírito Santo (UFES);
- Dispepsia | Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN).