Dormir depois de comer causa má digestão?
Ir para a cama com o estômago cheio pode causar problemas como refluxo e pressão alta
Em geral, a má digestão pode ser descrita como dor no abdômen ou sensação de estômago cheio, enjoos e vômitos. Esses sintomas costumam desaparecer em poucas horas e acontecem de vez em quando, mas se forem frequentes, é importante consultar um gastroenterologista para investigar não só os hábitos de vida, mas se existem outros problemas de saúde que estão causando a má digestão.
Veja mais: Como tratar a má digestão?
Veja mais: Entenda a Síndrome do Intestino Irritável
Como evitar a má digestão
De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, entre os fatores que podem levar à má digestão estão: comer depressa sem mastigar direito os alimentos, beber muito durante as refeições e abusar de alimentos gordurosos e frituras.
Os especialistas do Ministério da Saúde explicam que mastigar bem os alimentos e fazer a refeição em ambiente tranquilo e com calma são hábitos que podem ajudar o estômago a funcionar melhor.
Comer mais vezes e em menor quantidade ao longo do dia, evitar excessos de alimentos gordurosos, temperados e condimentados, não abusar de cafeína e de álcool e não fumar também são medidas importantes para evitar a má digestão.
E dormir depois de comer? Causa má digestão? Sim, isso é uma possibilidade, especialmente se for durante a noite, quando o corpo quer descansar.
Veja mais: Consumo de álcool eleva risco de AVC, aponta estudo
Veja mais: Conheça os alimentos que viciam de verdade
Como dormir causa má digestão
Especialistas dizem que fazer uma refeição muito farta perto da hora de dormir pode alterar não só os processos digestivos, mas a pressão arterial também. Ela se mantém em níveis mais altos do que seria o habitual para o horário de descanso do corpo.
Além disso, quando o estômago está muito cheio e você vai se deitar para dormir, o organismo, que deveria estar se preparando para diminuir suas funções, permanece em estado de alerta para fazer a digestão. Com isso, há estímulo na produção de hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol. O resultado? Além da má digestão, há piora na qualidade do sono.
Vale dizer, ainda, que ao dormir com o estômago cheio são liberados hormônios que também impactam na forma como as gorduras são processadas e absorvidas pelo organismo. Assim, há maior chance de você ganhar peso.
Veja mais: Problema de refluxo? Veja as principais causas e tratamentos
Veja mais: Tem sono agitado? Veja quais podem ser as causas e como tratar
Refluxo é o principal problema
De acordo com o Ministério da Saúde, o refluxo gastroesofágico é o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. É um problema de má digestão bastante frequente quando se vai dormir depois de comer.
Entre os principais sintomas de refluxo estão: azia ou queimação que se origina na boca do estômago e atinge a garganta, dor no peito, tosse seca e dor de garganta constante. Quando não é tratado adequadamente, o refluxo pode causar danos mais graves, como úlceras. Então, é importante buscar ajuda de um gastroenterologista e seguir um tratamento adequado para o seu caso.
FONTES:
Federação Brasileira de Gastroenterologia https://fbg.org.br/Publicacoes/noticia/detalhe/1261
Ministério da Saúde
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/saudeemdia/30191-atencao-a-queima-indigestao-e-dores-no-estomago
http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2575-refluxo-gastroesofagico
[…] disso, não dormir logo depois das ceias é outra dica para evitar a digestão demorada e melhorar a qualidade do […]