Ícone do siteBlog dr.consulta

Conheça 6 frutas que fazem bem para o coração

Imagem de várias frutas. Entre elas estão: abacaxi, morango, bananas, laranjas, kiwis, uvas e mangas.

Não é segredo que manter uma alimentação saudável é fundamental. Afinal, o que comemos impacta diretamente no funcionamento dos órgãos e com o sistema cardiovascular não é diferente.

São vários os alimentos benéficos, entre eles estão os vegetais, legumes, grãos e carnes magras, por exemplo. Porém, além deles, também existem as frutas que fazem bem para o coração por serem fontes de vitaminas, minerais e fibras.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os adultos comam cerca de 400 g de frutas e vegetais por dia, o que equivale a cinco porções, que você pode distribuir no decorrer das horas, como nas sobremesas e nos lanches. 

O que é bom comer para fortalecer o coração e a saúde geral?

Elaborada pelo Ministério da Saúde (MS), a chamada alimentação “cardioprotetora”, também conhecida como Dica Br, como o nome indica, reúne os alimentos típicos do Brasil que possuem propriedades protetoras para esse órgão. 

Além de frutas e vegetais também estão presentes nesse grupo:

A alimentação cardioprotetora é recomendada para qualquer pessoa, mas principalmente para pessoas com:

Como cada indivíduo possui necessidades alimentares diferentes, o ideal é buscar o auxílio de um profissional da Nutrição, assim como clínicos gerais e cardiologistas.

Esses e outros especialistas estão disponíveis no dr.consulta e com descontos por meio do Cartão dr.consulta. Com ele, e possível ter assistência médica para até 5 pessoas, contando com o titular, sem restrição de idade ou necessidade de parentesco. 

Novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde

Em agosto de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou suas novas diretrizes para o consumo de gorduras. 

Isso porque, ao consumir alimentos gordurosos em excesso, há um maior risco do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como as cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão e alguns tipos de câncer. 

Assim, o conselho é limitar a ingestão em até 30% do total das refeições diárias. Já para as frutas e vegetais, o consumo recomendado para crianças é de:

Essas orientações evidenciam que não existe idade para começar a ter uma alimentação cardioprotetora e que a ingestão de frutas boas para o coração precisa estar sempre presente.

6 frutas que fazem bem para o coração

Imagem ilustrativa (GettyImages)

Além de serem considerados a principal fonte de carboidratos pela OMS, frutas, vegetais e grãos trazem ainda uma série de outros benefícios para a saúde. Por serem ricos em fibras, promovem a regularidade intestinal, o que colabora para o bom funcionamento do sistema digestivo e reduz o risco de constipação.

As principais frutas cardioprotetoras são:

  1. frutas vermelhas;
  2. abacaxi;
  3. laranja;
  4. abacate;
  5. uva;
  6. banana.

Confira os detalhes de cada uma a seguir.

1. Frutas vermelhas

Cereja, acerola, morango, jabuticaba, ameixa, framboesa e muito mais: não faltam opções no grupo das frutas vermelhas. 

Elas são ricas em antioxidantes, que auxiliam na prevenção da aterosclerose — o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos que pode causar sequelas graves, como o infarto —. 

2. Abacaxi 

O abacaxi é uma fruta rica em vitaminas, minerais e fibras que regulam a atividade muscular do coração, controlando os batimentos cardíacos e evitando os altos níveis do colesterol ruim (que causa o risco da aterosclerose).

3. Laranja

A laranja também está na categoria de frutas que fazem bem para o coração! Ela possui efeito anti-inflamatório e é composta por vitaminas A, B, C e E, além de zinco, ferro, potássio e antioxidantes.

Tudo isso faz com que o nosso organismo se fortaleça, os níveis de colesterol fiquem controlados e há um menor risco de ter acúmulo de gordura nas artérias. 

4. Abacate

O abacate é uma fruta muito versátil, podendo ser colocada em saladas, receitas salgadas e até como sobremesa. 

Por ser uma fonte de gordura boa (ômega 9), o abacate auxilia na redução do colesterol ruim e diminui os riscos de condições cardiovasculares. Ele também contém vitaminas do complexo B e potássio, que previnem a formação de coágulos e o entupimento de artérias.

5. Uva

Outra fruta que faz bem para o coração é a uva. Ela tem vitaminas A, do complexo B e C, sódio, potássio, cálcio e fósforo. 

Além disso, as uvas roxas são compostas por uma substância cardioprotetora chamada “resveratrol” que tem propriedades antioxidantes, controlando a pressão arterial ao prevenir a formação de coágulos nos vasos sanguíneos. 

6. Banana

A banana é rica em carboidratos, vitamina B e minerais. Com todos esses nutrientes, ela ajuda a prevenir alterações na pressão arterial e ainda protege a musculatura do coração, favorecendo os batimentos regulares. 

Assim como outras opções, a banana é bastante versátil e pode ser consumida em lanches, sobremesas ou em conjunto com as principais refeições.

E como devo higienizá-las?

Tão importante quando saber quais são as frutas boas para o coração, é entender como higienizá-las da forma correta para eliminar qualquer microrganismo nocivo que possa estar nas cascas.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o passo a passo para a melhor higienização é:

  1. selecionar as partes que serão consumidas, retirando aquelas ruins, como alguma uva em meio ao cacho;
  1. em seguida, lavar uma a uma em água corrente;
  1. colocar de molho em água clorada por 10 minutos, que pode ser preparada com duas colheres de água sanitária (que possua 1% de hipoclorito de sódio) para cada litro de água pura;
  1. após deixar de molho, enxaguar uma a uma novamente, fazer os cortes de acordo com a preferência e consumir.  

É válido ressaltar que nutricionistas e cardiologistas são os profissionais indicados para orientar em relação à alimentação cardiprotetora. 

No dr.consulta o acesso a agendamento para consultas com essas e outras especialidades é rápido e prático tanto pelo site quanto pelo app, além de exames que podem ser solicitados durante a avaliação. 

Fontes:

Sair da versão mobile