Ícone do siteBlog dr.consulta

Vai viajar? Saiba mais sobre a medicina do viajante

Imagem de 3 pessoas de uma família na praia correndo em direção ao mar.

Com a aproximação do fim do ano e férias, os momentos de viagens costumam ser mais frequentes. Justamente por isso, é importante estar sempre em dia com os exames e check-ups gerais de saúde.

No entanto, mesmo que as viagens não sejam a passeio, o bem-estar da pessoa viajante também é fundamental para, por exemplo, indivíduos que trabalham se locomovendo de cidade, estado ou país.

Assim, existem diversos cuidados que devem ser tomados antes e durante essas ocasiões. Neste conteúdo, apresentaremos o que é a medicina do viajante, quais são os pontos de atenção necessários antes de viajar e quais especialidades atuam no bem-estar de quem está em constantes viagens.

O que é a medicina do viajante?

Conforme o Ministério da Saúde (MS), a saúde do viajante é um tema importante para indivíduos que pretendem passar um tempo fora de sua cidade, estado ou país. Por isso, a medicina do viajante, também conhecida como medicina de viagem, surgiu para atender esse público.

Os profissionais dessa área devem ter conhecimentos das mais diferentes especialidades e áreas da medicina, como vacinação e saúde pública, por exemplo.

Qual é o principal objetivo?

O principal objetivo da medicina do viajante é a preparação adequada da pessoa que vai sair de sua casa por algum motivo (lazer, trabalho ou estudo) para que ela possa aproveitar a viagem com o menor risco possível de adoecer.

Segundo o MS, faz parte desse acompanhamento:

Quais especialidades atuam na saúde do viajante?

Imagem ilustrativa (GettyImages)

Por ser uma área que trabalha mais com recomendações gerais, a Clínica geral é a principal especialidade indicada para atuar na medicina do viajante. Isso porque ela pode realizar avaliações físicas, prescrever remédios controlados, indicar opções de tratamento para condições menos complexas e, se necessário, fazer o encaminhamento para outros especialistas.

Entretanto, além dela, existem outras que podem lidar com pessoas que se preparam para viajar e que estão disponíveis no dr.consulta, como: 

Inclusive, o agendamento pode ser feito com descontos por meio do Cartão dr.consulta. Com esse produto, é possível marcar consultas, fazer exames e ter acesso à imunização e atendimento odontológico para até 5 pessoas, contando com o titular, sem necessidade de vínculo familiar ou restrição de idade.

Enfermaria

Apesar de ser longa a lista de profissionais que podem aplicar vacinas, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos são os principais. Assim, esses especialistas também atuam na saúde do viajante.

As principais vacinas que devem estar atualizadas para circular dentro e fora do País são aquelas contra a/o:

Todas elas estão disponíveis para aplicação no dr.consulta. 

Vale ressaltar que, além dessas imunizações, é fundamental manter o esquema vacinal atualizado com as doses e periodicidade correta para evitar o desenvolvimento de patologias, como o HPV, por exemplo. 

Endocrinologia

Especialistas dessa área são responsáveis por diagnosticar e tratar patologias relacionadas aos hormônios e ao metabolismo, sendo essenciais para orientar diagnósticos de condições, como diabetes, obesidade e distúrbios da tireoide, por exemplo.

Nessa medida, os endocrinologistas conseguem solicitar check-ups completos para os pacientes e colaborar com a saúde da pessoa que irá viajar. Além de tudo, eles também podem dar um suporte após o retorno do viajante.

Pediatria

Quando o assunto é medicina do viajante, não são apenas os adultos que devem estar atentos aos cuidados preventivos. As crianças também precisam se consultar para que os pais e responsáveis se assegurem de que o bem-estar dos pequenos esteja garantido. Por isso, os pediatras exercem uma função fundamental.

É importante ressaltar que para ter mais facilidade na assistência médica com essa e com todas as demais especialidades, o Cartão dr.consulta pode ser um aliado.

Então, faça um check-up e boa viagem!

Independentemente se há uma viagem marcada ou não, é primordial fazer um check-up pelo menos uma vez ao ano. Essa bateria de exames é um dos principais métodos de prevenção e diagnóstico precoce de doenças.

Mas, em se tratando de uma viagem marcada, os cuidados com a saúde devem ser levados a sério. Como comentamos, o Ministério da Saúde (MS) recomenda que a busca por ajuda médica seja feita de quatro a oito semanas antes da partida.

Seja da área de Clínica Geral ou da Endocrinologia, o profissional habilitado poderá pedir os seguintes exames:

Com o dr.consulta, você pode se consultar com as especialidades indicadas, que podem atender no contexto da medicina do viajante, e fazer todos esses exames para conseguir viajar tranquilamente.

Fontes:

Sair da versão mobile