Por que a dengue é tão perigosa? Saiba os principais motivos
A dengue é uma doença febril aguda causada pelo vírus que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. O fato de desencadear um quadro de febre alta é apenas um dos motivos que a torna grave, mas não é o único. Saiba porque a dengue é tão perigosa e quais são os riscos para a saúde e para sua vida.
Como saber se é dengue
De acordo com o Ministério da Saúde, normalmente, a primeira manifestação repentina da dengue é a febre alta (39° a 40°C). Apesar de surgir sem muita explicação, essa febre é mais duradoura (de dois a sete dias, mais ou menos) e acompanha outros sintomas como:
- dor de cabeça;
- dores no corpo e articulações;
- prostração (cansaço);
- fraqueza;
- dor atrás dos olhos;
- erupção; e
- coceira na pele causada pela picada do mosquito.
Além disso, a perda de peso, náuseas e vômitos também são sintomas característicos. Em alguns casos, a pessoa pode ter manchas vermelhas na pele.
Os tipos de dengue se diferenciam conforme a sua gravidade. No caso da dengue hemorrágica, por exemplo, os sintomas incluem dor abdominal intensa e contínua. Esse já um quadro mais preocupante uma vez que pode levar a sangramentos em diversas áreas do corpo e ser, portanto, fatal.
Ao identificar os primeiros sintomas é indicado buscar ajuda médica, para um diagnóstico preciso já que os sintomas podem ser confundidos com outras enfermidades:
Não brinque com a sua saúde! A dengue pode matar
E por que a dengue é tão perigosa? A primeira resposta para essa pergunta está relacionada ao seu alto poder de transmissão.
1 – A dengue é viral
Em épocas de chuva, o “mosquito da dengue” figura entre um dos grandes causadores do aumento do número de doenças que se proliferam com enchentes e água acumulada.
Nas estações mais quentes do ano também, devido a rapidez do reprodução dos mosquitos. Logo, mais água parada e mais mosquitos facilitam e ajudam a espalhar a doença.
A transmissão ocorre quando a fêmea do mosquito infectado pica uma pessoa saudável. E o oposto também pode acontecer, que é quando o mosquito pica uma pessoa infectada e “adquire” o vírus, iniciando novos ciclos de infecção.
Mesmo que a dengue não seja transmitida pelo contato direto (pessoa a pessoa ou a partir de suas secreções) ou ainda por fontes como água ou alimento, é preciso ficar atento e se prevenir.
2 – Qualquer pessoa pode ter
Ignorar os primeiros sinais e achar que é algo que se resolverá sozinho, bem como adiar a ida a um médico é bem prejudicial. Quando não tratada, a dengue é tão perigosa quanto qualquer outra doença crítica, que exige internação.
Embora os mais idosos e os pacientes crônicos sejam mais afetados, é preciso lembrar que a dengue pode afetar pessoas de diferentes faixas etárias.
3 – Quando não cuidada, a dengue vai agravando
Entre as complicações da dengue hemorrágica está a chamada síndrome do choque da dengue ou choque profundo.
A doença pode causar a queda da pressão arterial (hipotensão) subitamente, já desde a primeira infecção. No choque profundo, grau IV da Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), a pressão arterial passa a ser ausente e a pressão de pulso quase não existe mais.
Os especialistas ainda lembram que a multiplicação do vírus no sangue provoca inflamação nos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue fique mais espesso e circule mais lentamente. Nesse caso, o risco é de coagulação e trombose, o que também pode levar à morte.
Como toda infecção, a dengue ainda pode levar ao desenvolvimento de Síndrome de Guiliain-Barre (doença rara), encefalite e outras complicações neurológicas.
4 – É possível contrair dengue mais de uma vez
Ao ter o diagnóstico da dengue são indicados tratamentos que visam aliviar os sintomas. Não existe até o momento nenhum antiviral capaz de curar a dengue.
Por isso, a importância de fazer os testes da dengue se proteger ao tomar a vacina contra a dengue. Assim, é possível se imunizar permanentemente contra o sorotipo do vírus que foi contraído. Como existem 4 sorotipos (1, 2, 3 e 4), é possível pegar os outros tipos. Então, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes na vida.
Geralmente, a segunda infecção é sempre mais grave que a primeira e não há uma sequência uma vez que as manifestações mais graves da doença podem aparecer em qualquer momento.
5 dicas preventivas
A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Confira as orientações do Ministério da Saúde:
- faça uma vistoria tanto dentro de casa quanto em quintais, para eliminar recipientes que possam acumular água parada. Quinze minutos são o suficiente para manter o ambiente limpo;
- livre-se de pratinhos em vasos de plantas, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos que podem ser criadouros para as larvas do mosquito que causa dengue;
- crie o hábito de usar repelentes de insetos (ou “repelente para dengue“) para proteger a pele de picadas;
- instale telas de proteção contra mosquitos em portas e janelas;
- mantenha-se vigilante quanto à limpeza do seu bairro. Ao ver um acúmulo de lixo ou entulho, ou qualquer recipiente com a larva do mosquito, denuncie aos Conselhos de Saúde.
Não espere ter a constatação de que a dengue é tão perigosa quanto se imagina. Cuide-se sempre e conte com os serviços do dr.consulta. Faça consultas, exames e outros procedimentos com descontos a partir do Cartão dr.consulta:
Fontes:
Faço um tratamento para coluna e me consultei com um Ortopedista. Na primeira consulta o médico me pediu alguns exames Ressonancia. O quiropraxista que me trata pediu, quando eu fizesse o retorno, que o médico fizesse um pedido de RX da lombar. Eu pedi e o médico respondeu que iria pedir um RX mais completo: um RX pa+a Panomamico Ortostatico. Eu não sou medica e aceitei. O problema é que este RX é extremamente caro, 1.470,00 e sequer é feito nos laboratórios do Dr Consulta e o Quiropraxista que me atende disse que NÃO é necessário. Assim, liguei para o atendimento e perguntei se seria possível pedir para o médico corrigisse o pedido de exame para o que preciso, um simples RX de lombar. A atendente disse que se o médico pediu isto era porque ele achou necessário então o caminho seria que eu marcasse uma nova consulta!! Disse que não havia ouvidoria, que o procedimento era aquele e que aquela seria a única resposta que eu receberia em qualquer outro canal que tentasse me comunicar com a empresa. O médico pode ter tido boa vontade, mas ele errou o pedido deste exame extra. e o quiropraxista que me trata precisa do RX da lombar. Sou uma pessoa que precisou procurar uma clinica popular e com muito sacrificio estou pagando as consultas e pagaria a ressonancia pedida pelo médico. Portanto, não posso ficar com um pedido errado, de um exame EXTREMAMENTE caro e que não é necessário para o terapeuta que me trata. E eu não posso pedir o médico corrija o pedido substituindo pelo pedido do exame que eu REALMENTE preciso. Espero que possam me ajudar.
Olá, Kelli! Bom dia, tudo bom? Primeiramente lamentamos por não atendermos suas expectativas. Você consegue entrar em contato com nosso SAC, no 4090-1510 opção 4 ou se preferir pode nos enviar um e-mail para [email protected], nos relatando tudo e com seus dados para que assim possamos verificar.
Estava lendo sobre a dengue… gostaria de saber qual o melhor remédio para xicugunha??tem 5 meses que estou com essa maldita doença, já não sei mais o que tomar?? Tenho artrose, artrite, osteoartrite, não aguento mais as dores nas articulações! Me ajude por favor??
Oi, Maria! Bom dia, tudo bom? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Boa noite. Alguém pode me ajudar a saber qual Caixa d’água é melhor para não proliferar o mosquito da dengue? A caixa d’água tipo taça metálica ou a caixa dágua de fibra de vidro que tem a tampa removivel? esse site tem Reservatório metálico tubular onde a tampa é totalmente fechada, seria melhor? https://www.tacametalica.wixsite.com/caixa-metalica e qual tem maior segurança para dengue?
Olá, tive dengue e não sabia, aí minha perna esquerda inchou bastante e fui ao médico, aí que descobri a dengue e como estava com o coração acelerado, fui encaminhado para um cardiologista, 2 semanas depois fiz o exame e foi comprovado a trombose, comecei o tratamento essa semana.
Olá Ranato! Ficamos felizes em saber que está se tratando. Melhoras 😉
Ola
Estou fazendo quimioterapia fui picada por um mosquito da dengue o que tenho que fazer?
Estou assustada
Oi, Claudia! Dengue é um assunto seríssimo e recomendamos você procurar um médico para uma avaliação clínica.
Boa noite ! Minha mãe fez uma cirurgia de um hematoma subdural crônico depois de um mês pegou dengue foi ao médico e deu alteração no exame dela no tempo de coagulação 17.30 e também no fígado fiquei preocupada mas a médica disse que e pra fica de olho mas tá tudo bem ,tô muito preocupada com medo de trombo ,devo me preocupar?