Quais os benefícios da consulta com o psiquiatra online?
Você percebeu que as buscas por consultas online não param de aumentar? A modalidade de atendimento médico virtual já é uma realidade em todas as áreas da saúde, até mesmo para o psiquiatra online.
Essa é, inclusive, uma das especialidades que mais ganhou protagonismo nos últimos anos, justamente por conta do aumento nos casos de depressão, ansiedade e outros transtornos.
Por meio da telemedicina, o médico se conecta com os pacientes em diferentes localidades usando salas virtuais e eliminando a barreira geográfica.
Dessa forma, é possível obter assistência médica de qualidade sem sair de casa, tornando a rotina de cuidados com a saúde mental mais acessível.
Se você quer entender melhor como funciona um atendimento com um psiquiatra online, acompanhe nossas dicas a seguir e tire suas dúvidas sobre o assunto com o dr.consulta.
Principais diferenças entre psicólogo e psiquiatra
As diferenças começam pela formação dos profissionais: enquanto o psicólogo é graduado em Psicologia, o psiquiatra cursou Medicina e se especializou em psiquiatria – sendo esta a área dentro da Medicina especializada no cuidado da saúde mental.
Na avaliação e no atendimento com psicólogo, o paciente e o profissional discutem sobre eventos de vida que podem ou não estar associados a sofrimento e, não necessariamente, precisa haver um sintoma ou contexto de adoecimento.
Esse profissional também ajuda o paciente em fases de transição, tomada de decisão e autoconhecimento. Pode abordar questões pessoais, familiares e profissionais. O tratamento proposto é a psicoterapia (terapia).
Assim como o psicólogo, o médico psiquiatra também avalia sintomas do comportamento e sentimentos. Mas só vai atuar se esses sintomas forem decorrentes do adoecimento biológico do organismo.
Em algumas doenças, se o quadro for leve, pode ser tratado apenas com psicoterapia, se o paciente desejar. Mas para casos moderados a graves normalmente é indicado o uso de medicamentos.
Os dois profissionais atuam de forma complementar no tratamento ou cura do paciente, a partir de diferentes perspectivas.
Assim, é comum que os psicólogos indiquem psiquiatras e vice-versa, quando a condição do paciente assim exigir.
Como funciona a psiquiatria online?
Muitas pessoas se perguntam: tem como fazer consulta com psiquiatra online? E a resposta é sim! A consulta psiquiátrica online é um formato de assistência médica em saúde mental feita pela internet.
A consulta ocorre dentro de um sistema de teleconsulta, de forma sigilosa, preservando a relação médico-paciente.
Geralmente, o software que permite a execução da telemedicina é um sistema robusto que reúne uma série de ferramentas, incluindo a tele consulta, e pode ser usado por diferentes especialidades médicas, como cardiologia, clínico geral, ginecologia, neurologia, psiquiatria, etc.
Já para os pacientes o uso é prático e intuitivo: você só precisará de um celular ou computador conectado à internet para fazer a consulta.
Mas, afinal, como funciona a consulta online com o psiquiatra?
Ela é bastante similar à convencional e inclui as seguintes etapas:
- anamnese médica;
- exame psíquico (avaliação mental realizada pelo psiquiatra);
- solicitação de testes complementares, se necessário;
- prescrição de medicamento, se necessário;
- orientações de conduta.
Nessa etapa, também chamada de entrevista com o paciente, o psiquiatra utiliza um roteiro estruturado para coletar informações de apoio ao diagnóstico e tratamento.
O médico costuma fazer algumas perguntas e presta atenção aos detalhes das respostas, além de tirar dúvidas e dar algumas orientações.
Mas saiba que nem todas as primeiras consultas são iguais, já que o médico vai direcionar a conversa conforme identificar as necessidades do paciente.
Então, assim que o paciente se sente confortável para compartilhar suas queixas, pensamentos e outros sinais, o psiquiatra pode formar uma hipótese diagnóstica e sugerir o tratamento adequado.
Exame psíquico
Durante toda anamnese, o psiquiatra observa o discurso e comportamento do paciente.
Ele analisa criticamente essas observações, de onde extrai o exame psíquico do paciente, isto é, a avaliação dos fenômenos psíquicos como:
- consciência;
- pensamento;
- discurso;
- atitude;
- postura.
Durante essa fase, mesmo de modo online, são utilizados recursos de vídeo e áudio para observar o estado clínico, tom de voz, coerência na fala e outros aspectos que possam indicar problemas de ordem mental ou emocional.
E, se necessário, o psiquiatra poderá solicitar alguns exames específicos para confirmar ou afastar as suspeitas, iniciando-se a terceira fase da consulta online.
Solicitação de testes complementares
Ansiedade, depressão e síndrome do pânico são exemplos de condições que podem se beneficiar do suporte de testes complementares em alguns casos.
Nesse sentido, exames podem ser realizados para verificar alterações hormonais ou cardíacas.
Com todos os dados em mãos, o psiquiatra montará o tratamento correto para cada caso, indicando a forma de uso dos medicamentos e os próximos passos.
Quando é a hora de procurar um psiquiatra?
Talvez você esteja se perguntando: como saber se preciso de tratamento psiquiátrico?
Muitas questões de saúde têm origem psicológica e podem ser tratadas com o auxílio da Psiquiatria. Por isso, está na hora de conversar com um profissional se você:
- se sente aflito, ansioso ou triste;
- está com dificuldades de sair de casa;
- apresentou mudanças nos padrões alimentares ou de sono;
- vem experimentando oscilações frequentes de humor;
- busca constantemente o isolamento;
- precisa combater e tratar vícios;
- tem hábitos ou manias que causam sofrimento;
- pensa em suicídio.
Quais os principais benefícios?
Os benefícios da consulta com psiquiatra online são muitos. Principalmente porque quando são apresentadas complicações com a saúde mental, até mesmo ir ao médico pode ser um desafio.
Por isso, esse tipo de atendimento traz agilidade e mais conforto ao paciente. Assim, a consulta online auxilia na manutenção dos cuidados de saúde mental, mesmo que você tenha uma rotina agitada ou esteja com dificuldades de sair de casa.
Pois é possível optar por horários alternativos, conciliando a agenda. Além disso, essa modalidade traz economia de tempo e dinheiro que seriam gastos com o deslocamento até o consultório.
Essa prática democratizou o atendimento em um país de extensão territorial e desigualdades tão grandes como o Brasil e deu a oportunidade a muito mais pessoas cuidarem da saúde mental.
Já que há maiores chances de um diagnóstico precoce e sucesso no tratamento das doenças de ordem psíquica.
Quais perguntas são feitas na primeira consulta?
Então é a primeira vez que você procura ajuda da psiquiatria? Não sabe muito bem o que conversar? Não precisa se preocupar.
De maneira geral, o médico pergunta o que te levou até ali. Assim, ele pedirá informações sobre sua vida, seus hábitos e questionará sobre histórico de transtornos mentais na família.
A partir das suas respostas ele mapeará outras doenças físicas, caso você apresente alguma, e buscará saber se você já realiza acompanhamento com um psicólogo.
Aliás, muitos profissionais poderão recomendar, ainda na primeira consulta, sessões de terapia como parte do tratamento médico.
Você também responderá sobre a sua profissão, seus relacionamentos e, provavelmente, listará os sintomas físicos e emocionais que vem sentindo e há quanto tempo eles se fazem presentes.
Dicas para uma boa primeira consulta com o Psiquiatra
E para que a sua primeira consulta com um psiquiatra online seja positiva nós temos algumas dicas!
A primeira delas é usar uma conexão estável de internet, câmera, microfone e fone de ouvido funcionando.
Também é importante que você encontre um ambiente confortável e, de preferência, que esteja sozinho para poder compartilhar todas as suas aflições e detalhes pessoais.
Como será a primeira consulta, é normal que você tenha dúvidas. Por isso, se ao final da consulta as dúvidas permanecerem, não hesite em elucidá-las, mesmo as mais simples.
É fundamental que você tenha confiança e entenda tudo sobre o diagnóstico, terapia prescrita, prazos e resultados esperados. Então, nossa segunda dica é essa: não saia da consulta com dúvidas!
Se tiver dificuldades para lembrar de tudo o que você deseja falar na consulta, faça anotações prévias.
Por isso, nossa terceira dica é que você anote todos os seus sintomas, pensamentos e dúvidas. Isso porque quanto mais informação você der ao psiquiatra, melhor será a sua avaliação e mais ele poderá te ajudar.
Por fim, chegue na consulta livre de preconceitos. A Psiquiatria não é uma especialidade que trata apenas psicoses e doenças mentais graves. Ela cuida da saúde mental como um todo.
Ou seja, funções psíquicas ligadas ao humor, vontades, pensamentos, percepções, prazer, concentração, afeto, memória e muito mais são objetos de entendimento dessa área.
Transtornos bipolares, ansiedade, depressão, disfunções sexuais, pânico, anorexia, bulimia, dependência de drogas e doenças ligadas à emoção são diagnosticadas e tratadas por médicos dessa especialidade.
Se você nunca passou por uma consulta online com psiquiatra, mas sente que pode ser bom para você, não espere mais.
Agende o seu atendimento pelo nosso site ou app. É fácil de agendar e você ainda pode aproveitar descontos exclusivos do Cartão dr.consulta.
Portanto, cuide da sua saúde física e mental, com direito a consultas com psiquiatra online, e aproveite as vantagens.
Fontes:
Medley
Por trabalhar a mais de 10 anos em escola como agente educador, venho tendo dificuldade de dormir, choro, tristeza, e outros problema, gostaria de me consultar mas como faço online?, Aceitam plano assim?
Olá, Rodrigo! Procure sim um profissional, nos contate no 4090-1510 opção de numero 1 ou em nosso whatsapp no 4118-1339, marcamos para você!