Quando procurar um obstetra?
Antes de saber quando procurar um obstetra, é importante que você saiba o que faz esse especialista. O obstetra é quem cuida das gestantes e acompanha o pré-natal, solicita os exames clínicos e monitora a saúde da mãe e do bebê até o pós-parto.
É esse profissional que te ajudará a ter uma gestação mais tranquila, uma “boa hora” e momentos memoráveis com o bebê, desde os primeiros dias.
Por que e quando procurar um obstetra?
Durante o período da gravidez ou até antes, na fase do planejamento familiar, surgem inúmeras dúvidas e receios. Como será, o que fazer, como se preparar para o nascimento, como cuidar bem do filho…
São diversas preocupações pertinentes que nem sempre se encontra respostas nos livros. Então, é nesta e em tantas outras ocasiões da vida, que é válido buscar ajuda e orientação médica especializada.
O obstetra ou ginecologista obstetra desempenha papel fundamental quando o assunto é reprodução humana e sua assistência.
Assim, você deve procurá-lo quando:
- estiver pensando em ter filhos;
- tiver suspeita de gravidez;
- iniciar o acompanhamento da gestação, com o pré-natal;
- precisar de orientações para o parto, considerando as condições mais recomendadas;
- no pós-parto, que é a fase do puerpério em que pode ocorrer a depressão pós-parto, por exemplo.
Frequência das consultas
Após a confirmação da gravidez, a gestante deve se consultar com o obstetra pelo menos uma vez ao mês, até a semana 35 da gestação.
Como isso não é uma regra, vale perguntar ao próprio especialista o melhor intervalo para o acompanhamento gestacional. Em caso de gravidez de risco, a frequência pode ser maior.
Lembre-se de que hoje, com a facilidade da internet, é possível fazer consultas online. Dessa forma, as rotinas com o pré-natal são mantidas sem interrupção.
O que é necessário levar?
Quando procurar um obstetra, leve e apresente todos os resultados dos exames clínicos feitos anteriormente.
Com base na anamnese e na avaliação do histórico de saúde e familiar, será possível protocolar a melhor conduta clínica.
Agende sua consulta com um obstetra do dr.consulta
Aqui no dr.consulta temos mais de 60 especialidades disponíveis, do pediatra ao geriatra. Temos mais de 27 centros médicos na cidade e na região metropolitana de São Paulo.
Disponibilizamos ainda o atendimento via telemedicina em mais de 25 especialidades médicas, para que você possa fazer consultas da sua casa ou de onde estiver.
Principais sintomas observados na gravidez
Na maioria das vezes, a consulta com um obstetra é adiantada por sintomas que possam representar algum risco à gestação e, em consequência, à saúde da mãe ou do bebê.
Muitos enjoos em um curto espaço de tempo, sangramento vaginal, dores pélvicas e febre alta acompanhada de dores, são exemplos dessas prioridades e podem indicar ameaça de aborto, pré-eclâmpsia ou até mesmo o início do parto.
Por isso, as consultas de rotina com o obstetra são essenciais. Ao ter ajuda médica e profissional mais de perto, as mães e toda família podem ter mais tranquilidade neste aspecto, afinal com saúde não se brinca.
Exames de rotina
Fora o teste de gravidez (Beta HCG), comumente, podem ser solicitados ainda no primeiro trimestre de gestação exames como:
- glicemia de jejum;
- grupo sanguíneo;
- hemograma;
- hepatite C;
- Papanicolau (colpocitologia ontológica);
- ultrassonografia obstétrica ou a ultrassonografia morfológica;
- urocultura;
- urina;
- outros exames.
Faça suas consultas e exames obstétricos no dr.consulta, pagando valores mais acessíveis e com descontos. Ao assinar o Cartão dr.consulta você pode incluir até mais 4 pessoas como dependentes. Saiba mais:
Pós-parto
As consultas com o obstetra podem ser mantidas mesmo após o nascimento do bebê, inclusive, é o mais recomendado porque para que o especialista possa dar sequência no acompanhamento e avaliar a evolução da criança nas primeiras semanas.
Depois disso, há o encaminhamento para um pediatra, que ficará responsável por orientar e monitorar o desenvolvimento nas fases iniciais da vida.
No caso das mães, depois dos primeiros meses pós-parto os cuidados podem ser direcionados para um ginecologista, psicólogo ou nutricionista, a depender da necessidade.
O objetivo continua sendo o de promover uma vida mais saudável e, eventualmente, do reestabelecimento psicológico e físico.
Fontes: