4 sinais de que você está entrando em trabalho de parto
A gravidez é, sem dúvida, um período de enorme felicidade na vida de um casal. E é natural que além da animação também exista bastante ansiedade até a chegada do bebê.
Mesmo durante a espera dos nove meses e do planejamento inicial do dia do nascimento, nem sempre é tão fácil saber quando se está entrando em trabalho de parto e é preciso correr para o hospital às pressas. Especialmente no caso do primeiro filho.
Mas saiba que o seu corpo vai dando sinais e com a ajuda do seu médico você pode interpretá-los melhor.
4 sinais de que você está entrando em trabalho de parto
Como saber se já estou entrando em trabalho de parto?
No pré-natal e acompanhamento antes do nascimento, o obstetra traz as orientações mais importantes sobre esse momento. No entanto, a previsão da data do nascimento pode ser antecipada e começa a dar sinais que causam alterações no corpo da pessoa gestante.
O nascimento da criança pode estar mais próximo quando há:
- encaixe do bebê;
- início das contrações;
- ruptura da bolsa amniótica;
- perda do tampão mucoso.
1. Encaixe do bebê
Dentro do ventre, o bebê começa a se movimentar e a ficar em uma posição mais cômoda para o parto normal, como se dissesse: “estou pronto para sair daqui e conhecer vocês”.
Para passar pelo canal vaginal, ele muda de posição e fica com a cabeça posicionada para baixo, ou seja, se encaixa naquele novo espaço.
Na reta final da gravidez é possível sentir chutes na parte superior do abdômen – e não na inferior, como era durante o segundo trimestre.
2. Início das contrações
Em um primeiro momento, a grávida vai sentir contrações irregulares. Esse tipo de contração é de curta duração (30 a 50 segundos) e muito espaçada (o intervalo entre elas dura cerca de 10 minutos). Durante essa fase, a dilatação atinge de 3 a 4 centímetros.
Vale destacar que durante as últimas semanas de gestação, é comum o surgimento de contrações irregulares, sem que isso signifique o início do trabalho de parto.
Com o passar do tempo, as contrações ficam mais regulares, mais fortes e menos espaçadas. Elas podem ser sentidas na região lombar e se encaminham para a parte inferior da virilha. Nesse período, aparecem 3 contrações a cada 10 minutos, em média.
Conforme a dilatação aumenta, as contrações ocorrem quase sequencialmente. O trabalho de parto real começa quando as contrações seguem um padrão previsível.
Faça consultas regulares com o obstetra para compreender tudo o que acontece com o seu organismo e com o bebê, durante a gravidez.
3. Ruptura da bolsa amniótica
Toda grávida já ouviu falar sobre o líquido amniótico que envolve o bebê durante a gestação. Esse líquido é responsável por diversas funções, como a proteção mecânica e contra infecções.
Além disso, ele é importante para a manutenção da temperatura no útero e para o desenvolvimento do sistema respiratório e cardíaco.
Normalmente, a sensação é de água morna escorrendo pelas pernas, podendo ser confundido com xixi, esse é o famoso rompimento da bolsa que certamente você já deve ter ouvido falar.
O líquido amniótico deve ser transparente como água. O rompimento da bolsa não necessariamente significa que você ou a gestante estão em trabalho de parto, mas pode indicar que a data se aproxima. Nestas situações, é preciso um acompanhamento médico mais de perto.
Conte com a gente! Não atendemos urgências e emergências, mas aqui no dr.consulta você encontrará uma equipe de obstetras, ginecologistas, pediatras, cardiologistas e outras 60 especialidades médicas para um atendimento multidisciplinar. Do pediatra ao geriatra!
Faça consultas presenciais e online, exames e procedimentos odontológicos com valores mais acessíveis ao assinar o Cartão dr.consulta. Garanta descontos e outros benefícios exclusivos para os cuidados com a sua saúde e de toda família:
4. Perda do tampão mucoso
Quando o colo do útero dilata – e as contrações começam -, a vagina expulsa o tampão mucoso para fora do corpo. Essa estrutura é gelatinosa e possui uma cor avermelhada ou amarronzada. Sua função é proteger a entrada do colo do útero para garantir a saúde do neném.
Quando a gestante já está entrando em trabalho de parto, a sua presença não é mais necessária. Entre o início do processo e o nascimento de fato, ainda pode demorar alguns dias.
Meu bebê vai nascer, e agora?
O que eu devo fazer se estiver mesmo entrando em trabalho de parto?
Esse ritual é cercado de grandes mitos para as mães, para os pais de primeira viagem e toda família. No entanto, os especialistas trazem dicas importantes:
- mantenha a calma. Quanto mais relaxada estiver, mais ameno será o parto;
- peça ajuda aos familiares, parceiro ou parceira e dirija-se para o hospital ou maternidade;
- comunique o seu médico e o acompanhante;
- separe uma bolsa com roupas e documentos. Leve também os exames do pré-natal.
Lembre-se: toda gestante tem direito ao pré-natal e a um parto seguro e humanizado. Tenha uma boa hora!
Fontes:
Estou com 42 semanas de gestação e estou sentindo muita cólica , mas ainda não estourou a bolsa