Como a Saúde Ocupacional promove o bem-estar dos colaboradores

Para tratar de um ambiente de trabalho mais produtivo e seguro, é necessário falar obrigatoriamente da Saúde Ocupacional. Empresas que a priorizam costumam perceber melhorias significativas na qualidade do trabalho.
O que é Saúde Ocupacional?
A Saúde Ocupacional pode ser entendida como um conjunto multidisciplinar de práticas e políticas voltadas para promover o bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores. É obrigatória para todas as empresas que contratam funcionários regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Seu principal objetivo é prevenir riscos e doenças relacionadas ao trabalho, garantindo diariamente ambientes laborais mais seguros e saudáveis para todos os colaboradores, sem distinção.
Os riscos à saúde no ambiente de trabalho geralmente são:
- físicos;
- químicos;
- biológicos;
- ergonômicos; e
- psicossociais.
Basta pensar que o contato contínuo com máquinas pesadas, a exposição a produtos químicos, a pressão por metas e interações sociais intensas representam certos riscos que prejudicam a saúde e o bem-estar físico, emocional e social do trabalhador, levando, na maioria das vezes, às doenças ocupacionais como estresse, burnout e depressão.
Benefícios para empresas e colaboradores
Nessa relação, ganha a empresa e os funcionários. Quanto mais valorizados e protegidos os trabalhadores se sentem, no geral, mais motivados e satisfeitos ficam. Colaboradores saudáveis produzem mais e têm melhor relação interpessoal.
Como consequência, as faltas são reduzidas e o clima organizacional se torna mais positivo. Além disso, organizações que priorizam esse tema protegem a integridade dos funcionários, demonstram responsabilidade social e fortalecem sua marca no mercado – aumentando sua atratividade e retenção de talentos.
Como implementar um programa de Saúde Ocupacional
Um bom Programa de Saúde Ocupacional (PSO), que é um conjunto de medidas e ações que visam proteger e promover a saúde dos trabalhadores em seus locais de trabalho, considera principalmente esses quatro pontos:
- identificação de riscos: realizar uma análise detalhada dos perigos presentes no ambiente de trabalho;
- engajamento de lideranças: envolver os gestores para garantir o apoio necessário;
- cursos e treinamentos: proporcionar capacitação contínua para informar sobre as práticas seguras. Palestras e workshops sobre saúde e bem-estar mental são extremamente importantes;
- monitoramento constante: medir e ajustar as ações.
Promoção de saúde nas empresas
Como orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS), as empresas devem promover a saúde mental dos funcionários no ambiente de trabalho. Recentemente a Norma Regulamentadora N° (NR-1) passou a englobar os riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
E não só isso, é necessário pensar nos demais tipos de saúde, para contemplar o tema como integralmente. A promoção da saúde é o que torna o ambiente mais propício e seguro para a realização das atividades laborais. Além disso, melhora a qualidade de vida dos colaboradores – o que impacta positivamente no clima organizacional.
Principais práticas para promover a saúde no trabalho

- consultas e exames regulares: facilitar o acesso a check-ups e atendimento médico especializado. Além de ser um benefício para quem trabalha na empresa, pode ser algo ampliado para a família;
- programas de ginástica laboral: atividades físicas para melhorar o bem-estar durante a jornada de trabalho;
- programas de atividade física e Nutrição: um cuidado dedicado para as necessidades em termos de atividades e exercícios físicos e alimentação. Colaboradores com quadros crônicos como diabetes e colesterol alto, por exemplo, podem receber orientações específicas;
- incentivo aos hábitos saudáveis: conscientização sobre o combate ao tabagismo e ao consumo de álcool fora das dependências da empresa;
- ambientes ergonômicos: adaptar mesas, cadeiras e equipamentos para minimizar riscos;
- promoção de pausas: incentivar intervalos para descanso ao longo do expediente. Outra sugestão é a criação de espaços de relaxamento e convivência.
Conheça o cartão dr.consulta empresas: a assinatura de benefícios em saúde para os seus colaboradores. Assinantes têm descontos em consultas presenciais, consultas online e a mais de 3.500 tipos de exames e outros procedimentos médicos.
Ainda disponibilizamos gratuitamente Programas de Saúde específicos para a prevenção ou acompanhamento de doenças crônicas e saúde mental, com atendimento multidisciplinar. Conheça todas as vantagens, contrate e ative imediatamente:
Quando as empresas entendem que o investimento na Saúde Ocupacional trata, antes de tudo, da qualidade de vida profissional e pessoal dos colaboradores, sabem que o retorno é garantido, porque pode ser estendido para sociedade.
Fontes: