Ícone do siteBlog dr.consulta

Para que serve o teste ergométrico e quando deve ser feito

dr.consulta- homem correndo em um esteira fazendo um teste ergométrico

O teste ergométrico ou de esforço é um dos exames físicos mais solicitados para avaliar o funcionamento cardiovascular. Além de medir a frequência, ritmo e parâmetros cardíacos, é por meio deste exercício prático que as alterações na pressão arterial podem ser notadas.

Teste ergométrico e o desempenho cardíaco

Ao abandonar o comportamento sedentário ou o sedentarismo é normal que o corpo sinta os reflexos e até certos desconfortos na hora de fazer exercícios aeróbicos, na academia ou até em uma simples caminhada na rua.

Entretanto, o cansaço excessivo pode ser, muitas vezes, um sinal de alerta importante, já que o coração bombeia sangue até os pulmões. Logo, quando é exigido algum esforço extra, pode passar a comprometer funções vitais do organismo.

Por isso, é necessário monitorar as condições cardiorrespiratórias, arteriais e sintomas em situações adversas e uma das formas para isso é por meio do teste da esteira.

O resultado do exame ajuda a diagnosticar e prevenir doenças que afetam homens e mulheres, de qualquer idade, como:

Também é utilizado para acompanhar os tratamentos em andamento e evolução das doenças.

Na prática: como o teste ergométrico funciona

Imagem ilustrativa (GettyImages)

No teste ergométrico convencional, o paciente é submetido intencionalmente a um esforço físico que é controlado e crescente. O objetivo é analisar o desempenho do coração frente a essa carga maior de esforço, ou seja, entender qual é o condicionamento físico e cardíaco.

Esse teste é feito em uma esteira ou bicicleta ergométrica, disponíveis em clínicas médicas e os pacientes utilizam diversos aparelhos e eletrodos.

As medições se iniciam a partir de uma caminhada mais leve e o ritmo vai sendo intensificado aos poucos. Dependendo do biotipo do paciente, o exercício pode chegar até o nível de uma corrida com inclinação.

Durante a performance o eletrocardiograma registra a frequência e os batimentos cardíacos por minuto. O procedimento é acompanhado normalmente por um cardiologista que já consegue fazer uma avaliação prévia.

Importante: o exercício pode ser interrompido imediatamente no caso da fadiga excessiva e aumento expressivo da pressão arterial.

Preparo para o exame

Por se tratar de um teste físico é indispensável o uso de roupas leves que permitam movimentos e tênis confortáveis. Sua duração é em torno de 20 minutos, sendo em média 13 de exercícios e o tempo adicional, no fim, para a recuperação.

No mais, as orientações são bem básicas:

Alimentação:

Rotina:

Higiene:

Faça os seus exames de rotina e de prevenção no dr.consulta com 30% de desconto. Esse é um dos benefícios do Cartão dr.consulta para assinantes e seus dependentes:

Quando o teste ergométrico deve ser feito?

Pessoas que têm histórico de doenças cardíacas na família ou que tenham identificado sintomas de tontura ou dores no peito, assim como aquelas que tenham picos de pressão alta, por exemplo, podem receber a recomendação para fazer o teste ergométrico.

O exame também é indicado antes do início de qualquer exercício ou atividade física mais intensa. Isso vale para quem quer entrar na academia, fazer crossfit ou jogar futebol todos os finais de semana.

Lembre-se de que os cuidados com a saúde devem ser parte da rotina, faça as consultas e exames de avaliação básicos, todos os anos. A alimentação, qualidade do sono, estilo de vida influenciam diretamente na sua saúde. Viva o seu melhor, ao ter uma vida mais saudável!

Fontes:

Sair da versão mobile