Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Saúde de A-Z / Quais as diferenças e gravidade entre os tipos de pneumonia?
Saúde de A-Z

Quais as diferenças e gravidade entre os tipos de pneumonia?

Conhecidos por afetarem diretamente o sistema respiratório, os diferentes tipos de pneumonia são assim classificados conforme seus agentes causadores...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
17, jan de 2024
7 minutos para ler
Quais as diferenças e gravidade entre os tipos de pneumonia?

Conhecidos por afetarem diretamente o sistema respiratório, os diferentes tipos de pneumonia são assim classificados conforme seus agentes causadores e sua gravidade.

Essa infecção pode atingir tanto crianças, quanto adultos e é considerada grave por ser uma das causas de morte mais comuns no mundo todo, englobando inclusive bebês. Saiba mais sobre essa doença que pode ser terminal e as recomendações para prevenção.

O que é a pneumonia?

A pneumonia é uma infecção dos pulmões que ataca os alvéolos (pequenos sacos de ar) e os demais tecidos do órgão. Os agentes causadores são:

dr.consulta botão assinar cartão
  • bactérias;
  • fungos;
  • parasitas;
  • vírus.

São eles que, quando inalados, provocam a infecção e sintomas característicos como febre alta, muitas vezes, tosse seca ou com catarro, dificuldade respiratória, dor no tórax e na cabeça.

É normal que os pacientes apresentem um desses sinais de forma mais intensa ou todos ao mesmo tempo, o que faz com o diagnóstico seja confundido com o de outras doenças como gripe ou resfriados, por exemplo.

Os 5 principais tipos de pneumonia

  1. pneumonia pneumocócica;
  2. pneumonia estafilocócica;
  3. pneumonia por Haemophilus Influenzae;
  4. pneumonias virais;
  5. pneumonia por Pneumocystis Carinii.

1 – Pneumonia pneumocócica

É uma das mais frequentes, causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo). Embora possa ocorrer em qualquer data, essa infecção é mais comum no inverno ou em dias frios, onde o tempo é mais seco.

Normalmente, é iniciada após uma infecção viral nas vias respiratórias, o que deixa o pulmão mais frágil e propenso à contaminação. Pode ser prevenida com as vacinas específicas como a vacina pneumocócica e, quem já está infectado se trata geralmente com antibióticos.

Agendar a vacina pneumocócica

2 – Pneumonia estafilocócica

Causada pelo Staphylococcus aureus, é um dos tipos de pneumonia mais adquiridas em ambientes hospitalares. Tende a se desenvolver em indivíduos debilitados por outras doenças, muito novos e de idade mais avançada.

Apesar dos sintomas serem os mesmos (febre alta, tosse, dificuldade para respirar), são mais prolongados entre as pessoas que já estão doentes ou que tenham doenças crônicas – o que causa um elevado índice de mortalidade.

O tratamento também é feito com antibióticos, que vão variar de acordo com o quadro e a presença de outras doenças.

3 – Pneumonia por Haemophilus Influenzae

Haemophilus Influenzae é uma bactéria que causa pneumonia. As do tipo B são as mais preocupantes, porque também podem desencadear a meningite e epiglotite, geralmente em crianças menores de seis anos.

Por ser uma doença característica da infância, que figura entre as principais doenças respiratórias dessa fase, recomenda-se a vacina contra a bactéria. No tratamento, o uso de antibióticos deve ser receitado pelo médico que fizer o diagnóstico.

Agendar consulta com pediatra

4 – Pneumonias virais

Os vírus também podem infectar os pulmões e provocar a doença — inclusive, o víru influenza da gripe e sarampo. Nesses casos, dificilmente o tratamento acontece com fármacos e, se forem necessários, por conta da gravidade do quadro ou pelo maior risco, como nas gestantes, precisam ser antivirais.

Para prevenir pneumonias decorrentes de complicações de gripes em crianças e pessoas idosas, já que a gripe pode evoluir para uma pneumonia se não for tratada, é recomendado tomar a vacina da gripe anualmente, seguindo o calendário de imunização.

5 – Pneumonia por Pneumocystis Carinii

Esse microrganismo é um fungo unicelular que costuma residir nos corpos dos indivíduos inofensivamente. No entanto, quando o organismo está debilitado pelo vírus HIV ou por algum tratamento como o de câncer, por exemplo, esse fungo pode atacar os pulmões.

O diagnóstico deve ser feito por exames microscópicos das secreções expectoradas e o tratamento se assemelha ao de outros tipos de pneumonia: antibióticos específicos prescritos cuidadosamente, levando em consideração cada quadro clínico.

Outros fungos podem mais raramente causar pneumonia, principalmente em pessoas com imunidade mais baixa ou com doenças pulmonares e o tratamento é baseado em antifúngicos.

Qual é o tipo de pneumonia mais grave?

dr.consulta - mulher negra apoiada em caixas nas atividades do trabalho, passando mal, bem-estar e cuidados preventivos contra a pneumonia, tipos de pneumonia
Imagem ilustrativa (GettyImages)

Quando se trata de saúde, as dores ou mal-estar podem ser bem incômodos e uma vez que estamos falando do ato de respirar – que é uma função vital para nossa sobrevivência, é preciso uma atenção maior.

Por isso, a recomendação é sempre fazer consultas preventivas e, ao sinal de qualquer sintoma e suspeita, procurar por pediatras ou pneumologistas.

É preciso lembrar que a pneumonia pode ser contagiosa, como ocorre com as virais que são transmissíveis. Ou seja, essa infecção pode ser adquirida e passada de pessoa para pessoa (pelo ar, saliva e secreções) ou indiretamente (por transfusões de sangue).

Outro lembrete importante é que certos tipos de pneumonia podem ser evitados a partir da imunização. Mantenha os cuidados com a sua saúde dentro da rotina e conte com o dr.consulta.

Fontes:

  • Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde (BVSMS);
  • Manual MSD.

#consulta preventiva#Pneumologista#pneumonia#sintomas pneumonia#tipos de pneumonia#tratamento pneumonia
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. Diana Strohschoen 31/01/2021 às 15:55

    gostei muito das explicaçoes do dr consulta mas ele nao me explicou o que e pontada de pneumonia que chamam aqui no sul

    Responder
  2. Conheça 8 motivos para tosse seca persistente em adultos | Blog dr.consulta 25/07/2024 às 09:24

    […] pneumonia é uma infecção pulmonar gerada por fungos, bactérias ou vírus que atingem os alvéolos, […]

    Responder
  3. 9 infecções comuns do diabetes e por que elas ocorrem | Blog dr.consulta 08/11/2024 às 14:33

    […] como outros tipos de pneumonia, a pneumocócica causa febre alta, tosse seca ou com catarro, dificuldade respiratória, dor no […]

    Responder
  4. Doenças raras: conheça 11 síndromes pouco frequentes | Blog dr.consulta 18/01/2025 às 13:06

    […] pulmonares frequentes, como pneumonia e […]

    Responder
  5. Quando a pontada no peito é sinal de alerta? | Blog dr.consulta 19/03/2025 às 11:53

    […] distúrbios pulmonares, uma vez que os pulmões também se situam no tórax. Um exemplo é a pneumonia, quando o órgão é infectado por vírus, bactérias ou […]

    Responder
  6. O que pode ser a dor no peito ao respirar? | Blog dr.consulta 25/03/2025 às 10:47

    […] pneumonia, por exemplo, é uma infecção que provoca esses sinais, além de tosse e febre, descreve a […]

    Responder
  7. Conheça 10 sintomas que podem indicar uma infecção pulmonar | Blog dr.consulta 06/05/2025 às 09:31

    […] A pneumonia compromete a capacidade do pulmão de processar oxigênio e dióxido de carbono eficientemente, o que pode diminuir a saturação de oxigênio no sangue, prejudicando as funções vitais do organismo.  […]

    Responder
  8. Pontada no coração nem sempre é infarto. Veja outras causas | Blog dr.consulta 20/05/2025 às 11:11

    […] Pneumonia, embolia pulmonar e pneumotórax (colapso do pulmão) são enfermidades que geram esse sintoma, só que em ambos os lados do peito e muitas vezes acompanhado de dificuldade de respirar, tosse persistente e febre. […]

    Responder
  9. Cianose e as explicações do porquê a pele fica azulada | Blog dr.consulta 20/06/2025 às 17:42

    […] pulmonares, como pneumonias, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma grave e embolias, que interferem na troca gasosa […]

    Responder
  10. Inverno eleva preocupação com a influenza em todas as idades | Blog dr.consulta 24/06/2025 às 17:19

    […] pneumonia – infecção nos pulmões que pode ser causada pelo próprio vírus da gripe ou por bactérias que aproveitam a fragilidade do organismo após a infecção viral; […]

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
7 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510