A complexidade do corpo humano não é segredo. São várias estruturas, substâncias e tecidos que precisam trabalhar em harmonia para que tudo funcione bem – e para avaliar tudo isso, o exame de bioimpedância pode ser necessário.
Trata-se de um procedimento simples e indolor, que se assemelha à ação de se pesar. No entanto, os resultados obtidos são detalhados, mostrando a composição corporal de músculos, gordura e água, entre outros fatores.
Com o resultado, é possível definir alguns diagnósticos, cuidados nutricionais necessários e uma rotina de exercícios físicos adequada.
Quer entender mais sobre o que é bioimpedância, a importância dessa avaliação e como realizá-la? Continue acompanhando o conteúdo!
O que é o exame de bioimpedância?
O exame de bioimpedância serve para avaliar a composição corporal, por meio da medição das principais estruturas do corpo. Portanto, não oferece apenas o peso corporal, mas mostra a porcentagem da presença de cada tipo de tecido ou substância.
O exame é feito por meio de uma balança especial, que gera uma corrente elétrica que não gera desconfortos e passa por cada parte do corpo, possibilitando as mensurações.
Em algumas situações, o paciente também precisa segurar uma placa de metal. Assim, enquanto as correntes emitidas pela balança são mais eficazes nos membros inferiores, a placa atua com maior efetividade nos braços e troncos, tornando a análise completa.
O procedimento é rápido e pode ser feito em academias, clínicas e centros médicos, inclusive no dr.consulta. Os profissionais de Nutrição, Nutrologia e Clínica Geral, entre outros especialistas, estão aptos a solicitar o exame de bioimpedância.
Com o Cartão dr.consulta, inclusive, você pode ser atendido por nossa equipe de especialistas e aproveitar condições especiais, tanto para consultas quanto para exames. Esses benefícios são estendidos a mais quatro pessoas, sem restrições de idades ou necessidade de vínculo de parentesco.
Clique no botão para conhecer mais detalhes.
Elementos que o exame avalia
Enquanto uma balança normal disponibiliza apenas o peso em quilos, a bioimpedância apresenta em detalhes as seguintes composições corporais:
- índice de massa corporal (IMC);
- quantidade de gordura corporal e basal;
- quantidade de massa muscular;
- densidade óssea;
- níveis de água;
- taxa metabólica basal.
Vamos te explicar mais sobre cada um desses itens a seguir.
Índice de Massa Corporal (IMC)
O índice de massa corporal (IMC) é o resultado mais simples proporcionado pelo exame de bioimpedância. É o cálculo da divisão do peso pela altura ao quadrado. Assim, funciona como um “guia” para as seguintes análises do exame.
A depender do resultado, o paciente pode se enquadrar nas seguintes condições, como demonstrado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso):
- 18,5 ou menos: abaixo do peso;
- entre 18,6 e 24,9: peso normal;
- entre 25 e 29,9: sobrepeso;
- entre 30 e 34,9: obesidade grau I;
- entre 35 e 39,9: obesidade grau II;
- acima de 40: obesidade grau III.
Gordura corporal e basal
A medição de gordura corporal verifica a quantidade de células gordurosas na região do abdômen e que envolvem os órgãos vitais. A verificação dessas células é fundamental, pois, o excesso pode representar perigo à saúde e ocasionar em doenças cardiovasculares.
Já a gordura basal indica o tecido adiposo que é queimado e utilizado pelo organismo como energia.
Massa muscular
Nada mais é do que o conjunto de músculos que temos em nosso corpo. Precisamos fortalecê-los por meio dos exercícios físicos para maior ganho de força, capacidade de locomoção e coordenação, entre outros aspectos essenciais para a movimentação.
Densidade óssea
Até mesmo a saúde dos ossos está inclusa nas avaliações da bioimpedância. Esse fator representa a quantidade de minerais que compõem os ossos e promovem forças a eles.
Vale ressaltar que, quando a densidade óssea (também chamada de “massa óssea”) está baixa, corremos mais riscos de sofrer fraturas e doenças como a osteoporose.
Quantidade de água
A água é uma substância fundamental para o funcionamento do corpo, representando de 60% a 70% do corpo e fornecendo diversos benefícios, inclusive para os músculos.
Por isso, é importante analisar sua quantidade, a fim de saber se os níveis estão adequados, se há desidratação ou retenção.
Taxa metabólica basal
É o cálculo de quanta energia gastamos quando estamos em repouso, ou seja, para manter as funções fundamentais, como batimentos cardíacos, respiração e temperatura corporal.
Essa taxa se diferencia de acordo com a idade, gênero, peso e estilo de vida de cada pessoa. Então, saber precisamente como é a sua ajuda a estabelecer medidas mais precisas para o seu treino ou reeducação alimentar, por exemplo.
Quando fazer?
O exame de bioimpedância pode ser realizado por pessoas de qualquer idade, como durante os check-ups médicos e outras avaliações rotineiras com nutricionistas ou nutrólogos, da mesma forma com o acompanhamento da evolução dos treinos.
Todavia, algumas condições de saúde também requerem o acompanhamento periódico das estruturas corporais, por exemplo, doenças renais e que precisam de hemodiálise.
Portanto, é importante contar com o auxílio de um profissional da saúde para saber o momento certo de realizar o procedimento. Dessa forma, ao receber o encaminhamento de um especialista, marque a sua bioimpedância no dr.consulta.
Orientações e preparo para o exame
Para realizar a bioimpedância, é preciso ter algumas preparações específicas para que os resultados sejam os mais assertivos possíveis.
A Associação Médica Brasileira (AMB) orienta:
- evitar comidas pesadas 4 horas antes do exame;
- não ingerir substâncias diuréticas (como chás) e bebidas alcoólicas por 24 horas antes da bioimpedância;
- urinar, pelo menos, 30 minutos antes do teste;
- não realizar exercícios físicos intensos por 24 horas antes do procedimento;
- não usar saunas ou banhar-se no período próximo à realização do exame (12 horas antes para sauna e 2 horas para banhos);
- preferir não se submeter à bioimpedância durante o período menstrual.
O exame de bioimpedância é importante para a avaliação geral do corpo e precisa ser realizado com a frequência indicada por especialistas. O dr.consulta oferece um time de nutricionistas para auxiliar com esse e outros testes.
Acesse o site do dr.consulta e agende uma consulta!
Fontes:
- Bioimpedância elétrica e sua aplicação em avaliação nutricional | Scielo;
- Percentis de gordura corporal medidos por impedância bioelétrica em crianças e adolescentes de Bogotá (Colômbia): o estudo FUPRECOL | Pubmed;
- Encontrando significado na bioimpedância para pessoas | Scielo;
- Avaliação da composição corporal por bioimpedância | Associação Médica Brasileira (AMB).