Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Saúde de A-Z / Conheça as principais causas do excesso de gases
Saúde de A-Z

Conheça as principais causas do excesso de gases

O excesso de gases é aquele tipo de desconforto que todo mundo vai experimentar alguma vez na vida e...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
19, maio de 2024
12 minutos para ler
Conheça as principais causas do excesso de gases

O excesso de gases é aquele tipo de desconforto que todo mundo vai experimentar alguma vez na vida e que nem sempre indica algo mais grave. Além disso, é esperado que a situação se resolva sozinha na maioria dos casos.

No entanto, episódios frequentes desse acúmulo, além de ser algo desagradável, pode ser sinal de alguma alteração no organismo que talvez mereça uma atenção um pouco maior.

Como os gases se formam no organismo

A maior parte dos fluidos gasosos produzidos na barriga se dá por conta da digestão das refeições. Não custa lembrar que várias bactérias estão envolvidas nesse processo bastante complexo, o que faz com que um determinado volume de gás seja liberado e se acumule na região. 

dr.consulta botão assinar cartão

Em alguns casos, a ação dos microrganismos também pode gerar algum tipo de odor desagradável devido à composição do gás, inclusive por conta da ingestão de determinados alimentos. Exemplo disso são itens com grandes quantidades de fibras, que demoram mais tempo para serem digeridos e não são absorvidos pelo organismo.

Além disso, uma parte dos gases acumulados na barriga tem origem na própria respiração, que acaba indo em direção aos órgãos dessa parte do corpo quando respiramos enquanto comemos ou bebemos.

Seja como for, posteriormente, todo esse gás acumulado é eliminado pelo ânus ou pela boca de forma natural. Estima-se, em média, que uma pessoa ao longo do dia faça isso (às vezes sem perceber) entre 8 e 14 vezes, ainda que repetir a eliminação de gases até 25 ou 30 vezes por dia não seja inesperado.

Os sinais e sintomas mais comuns do excesso de gases 

dr.consulta - homem com as mãos na barriga com sintomas de gases, gases em excesso, causas dos gases excessivo
Imagem ilustrativa (GettyImages)

Notar um volume gasoso maior tende a ser comum em alguns momentos, como depois das refeições, conforme já foi dito. Nesses casos, a pessoa pode perceber ainda:

  • aumento no número de arrotos e flatulências (o popular “pum”);
  • odor desagradável nos gases eliminados;
  • sensação de barriga inchada;
  • distensão (inchaço) na barriga, fazendo com que ela fique maior;
  • alguma forma de dor ou desconforto abdominal.

Em geral, a sensação ruim causada pelo acúmulo de gases tende a ir embora com o tempo. Porém, quando isso passa a incomodar com frequência no dia a dia ou está acompanhado de outros sintomas, pode ser importante procurar ajuda médica. Entre alguns pontos que devem chamar a atenção estão:

  • piora repentina no desconforto;
  • outras alterações gastrointestinais (como mudanças na frequência de idas ao banheiro, para mais ou para menos);
  • dor abdominal que não melhora;
  • perda de peso sem causa aparente.

Diante de tudo isso, o gastroenterologista fará as avaliações necessárias para descobrir o que está por trás da alteração e fornecer orientações para aliviar o incômodo.

Agendar gastroenterologista

Algumas das explicações possíveis para o excesso de gases

O excesso de gases é um sintoma comum em várias condições de saúde, com diferentes níveis de gravidade. Ainda que a confirmação de qualquer diagnóstico só possa ser feita mediante avaliação médica, vale observar algumas dessas situações capazes de explicar essas e outras alterações gastrointestinais.

1. Consumo de determinados alimentos

Além das fibras, alimentos ricos em determinados carboidratos (nutriente que aparece sobretudo na forma de açúcares) podem exigir mais do trato gastrointestinal, fazendo com que seu processo de digestão produza mais gases. 

Portanto, quando essa é a explicação para o acúmulo de gases, reduzir o consumo desses alimentos costuma resolver a situação.

2. Prisão de ventre

Também chamada de constipação intestinal, a prisão de ventre tem como principal característica a lentidão do trânsito das fezes, reduzindo as idas ao banheiro. Na prática, o indivíduo com o intestino preguiçoso faz cocô menos do que três vezes por semana, mesmo que sinta vontade.

Não é raro que essas pessoas apresentem também cólicas, inchaço abdominal e acúmulo de gases. Na maioria dos casos, a prisão de ventre é causada pela falta de fibras na alimentação, junto com um consumo reduzido de água. Mudar esse padrão costuma ser o suficiente para resolver o desconforto, desde que não haja outras condições por trás dele.

3. Intolerância à lactose

Indivíduos intolerantes à lactose não têm a capacidade de digerir o açúcar naturalmente presente no leite e nos seus derivados. Assim sendo, o consumo desses alimentos pode desencadear uma série de desconfortos gastrointestinais, incluindo os gases em excesso. 

Excluir os laticínios da alimentação ou usar suplementos com lactase (responsável por digerir a lactose) são as principais orientações nesses casos.

4. Doença celíaca

A doença celíaca faz com que o corpo dispare uma reação inflamatória sempre que há ingestão de alimentos ricos em glúten. Ele é uma proteína presente principalmente em itens feitos a partir de trigo, como massas, bolos e pães.

Além dos gases, o paciente pode notar sintomas como diarreia, dor abdominal, fadiga e dificuldades para absorver alguns nutrientes. A principal forma de lidar com a doença celíaca envolve restringir o consumo de glúten.

5. Doença inflamatória intestinal

A doença inflamatória intestinal combina uma série de alterações gastrointestinais sem causa bem definida que traz comprometimento significativo na vida de quem é afetado pelo quadro. Suspeita-se que o estresse e a ansiedade podem ser responsáveis por desencadear a condição.

As mudanças no funcionamento do intestino, as dores e o excesso de gases costumam ser alguns dos sintomas típicos da doença inflamatória intestinal. Ainda assim, o diagnóstico é difícil e depende da exclusão de outras possíveis causas que expliquem os sintomas. Ela não tem cura, mas o tratamento pode aliviar os sintomas e devolver qualidade de vida ao paciente.

6. Obstruções intestinais

Como o próprio nome sugere, obstruções intestinais são interrupções no fluxo intestinal. Esse tipo de obstáculo ocorre por uma série de fatores e pode ser potencialmente grave dependendo do tamanho da limitação provocada.

A dor notada nesses casos costuma ser intensa e mesmo com o acúmulo de gases, o paciente pode sentir dificuldade em eliminá-los. 

Pessoas que já passaram por cirurgias abdominais ou com determinados quadros gastrointestinais crônicos costumam ter mais chance de desenvolver a obstrução. O tratamento é definido pelo médico após avaliação e varia conforme o tamanho do bloqueio e o que está causando-o.

Caso você se identifique com alguma dessas condições, pode aproveitar os benefícios da assinatura do Cartão dr. consulta! Tenha descontos em consultas, exames e farmácias parceiras e inclua até quatro dependentes.

Assinar o Cartão dr.consulta

7. Gastroparesias

Uma gastroparesia se dá quando há uma redução ou interrupção no movimento do estômago e do intestino, impedindo o esvaziamento estomacal e o trânsito intestinal adequados. Ainda que seja uma alteração rara, essa pode ser uma complicação presente entre pacientes com diabetes.

Junto do acúmulo de gases, o paciente nessas condições pode apresentar enjoos, vômitos e a sensação de estar cheio mesmo muito tempo depois de ter se alimentado. O tratamento varia caso a caso, mudando de acordo com a causa da alteração.

8. Câncer colorretal

Não é preciso se assustar, mas em casos raros o excesso de gases pode ser consequência da evolução de um câncer colorretal. Esse tipo de tumor se forma em trechos do intestino ou do reto (a parte final do trato intestinal antes do ânus).

É claro que os gases não são o único sintoma de um câncer colorretal. Alterações no ritmo intestinal, dores na barriga, sangue nas fezes e perda de peso sem explicação também são parte do quadro. Para a confirmação da presença do tumor, o paciente precisa ser submetido a uma biópsia, onde um pequeno fragmento do intestino é removido e analisado em laboratório.

Com o diagnóstico adequado, o câncer colorretal pode ser devidamente tratado, com boas chances de sucesso. De todo modo, a cirurgia para remoção do tumor costuma ser a abordagem mais utilizada, complementada com quimioterapia e/ou radioterapia.

Fontes

  • Gastroenterology & Hepatology;
  • Harvard Medical School;
  • Instituto Nacional do Câncer (Inca);
  • National Health System;
  • National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases;
  • National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases.

#alimentação#alterações intestinais#barriga inchada e dura#cólica#Digestão#dor de barriga#dores intestinais#flora intestinal#Gases#Nutrição#Prisão de ventre
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. O que fazer para prevenir a dor no estômago | Blog dr.consulta 03/10/2024 às 15:58

    […] abdominal: ocorre devido a gases ou retenção de […]

    Responder
  2. Adiguimar teles Duarte 12/11/2024 às 13:47

    Preciso de uma consulta onlaine

    Responder
  3. Aparecida Campos 10/12/2024 às 19:06

    Existe dr consulta em Santos
    Gostaria de obter informações
    Grata j

    Responder
    • Reinaldo 11/12/2024 às 10:01

      Olá! Aparecida, tudo bem? Atualmente estamos localizados apenas no capital de São Paulo.

      Responder
  4. Como aliviar a cólica intestinal? | Blog dr.consulta 19/12/2024 às 08:51

    […] acúmulo de gases;  […]

    Responder
  5. Giardíase: formas de prevenção e principais sintomas | Blog dr.consulta 03/02/2025 às 14:40

    […] gases; […]

    Responder
  6. Como é feito o ultrassom das vias urinárias, rins e bexiga? | Blog dr.consulta 12/02/2025 às 11:06

    […] de gases intestinais, que pode prejudicar a visualização dos […]

    Responder
  7. O que pode ser a dor no peito ao respirar? | Blog dr.consulta 25/03/2025 às 09:13

    […] excesso de gases intestinais; […]

    Responder
  8. Flora intestinal é essencial para o equilíbrio do corpo | Blog dr.consulta 02/06/2025 às 13:49

    […] gases em excesso; […]

    Responder
  9. Flora intestinal é essencial para o equilíbrio do corpo | Blog dr.consulta 02/06/2025 às 16:38

    […] gases em excesso; […]

    Responder
  10. Cólica abdominal nem sempre é normal. Saiba o porquê | Blog dr.consulta 20/06/2025 às 13:04

    […] situações mais comuns, vem acompanhada de sinais como distensão (barriga inchada), gases, alterações no ritmo intestinal, náuseas ou […]

    Responder
  11. Entenda o que uma dor de barriga pode indicar | Blog dr.consulta 23/07/2025 às 11:25

    […] para evacuar ou eliminar gases que piora com o passar dos […]

    Responder
  12. BUY RITALIN ONLINE 25/10/2025 às 16:42

    Unlock a world of productivity with Buy Ritalin Online, your gateway to unmatched mental performance!
    Imagine supercharging your concentration with this trusted solution, sourced from
    top-quality suppliers tailored for your needs. Whether you’re
    conquering challenging projects as a multitasker, our streamlined platform delivers genuine Ritalin promptly, without the hassle of
    traditional routes. Browse with assurance, knowing your security is safeguarded, and elevate your edge like never before!

    Why wait for less when you can ignite your potential with Ritalin’s proven benefits?
    Our vast selection connects you to high-quality sources,
    offering budget-friendly prices and lightning-fast delivery.
    From ambitious workdays to high-stakes study sessions, we make it effortless to access the clarity you need.
    No red tape—just a quick process to keep you in control.
    Join countless who’ve unlocked this game-changer—click now and transform your productivity today!

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
12 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510