Como melhorar a sua autoestima
Conheça 3 dicas simples que trabalham sua inteligência emocional e aumentam sua admiração por si mesmo
A autoestima é uma avaliação pessoal que alguém faz de si mesmo, podendo ser mais positiva ou negativa. Isso envolve avaliar suas próprias crenças e aprendendo a aceitar suas qualidades, defeitos, realizações e limitações.
Porém, com a grande exposição atual de cada detalhe da vida pessoal, principalmente nas redes sociais, é comum que o ambiente externo influencie nessa avaliação.
A opinião negativa de outras pessoas, seja nas relações pessoais ou no trabalho, pode acabar afetando negativamente os seus pensamentos e a sua autoestima e causar quadros de ansiedade e até depressão. Mas é possível evitar que isso aconteça!
3 dicas dicas de como melhorar a sua autoestima
1 – Invista no autoconhecimento
O primeiro passo para gostar mais de si mesmo é conhecer-se e entender-se para construir uma relação harmoniosa com tudo que você representa e acredita.
Uma dica valiosa da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional é criar uma lista com as opiniões negativas que você ouviu e questionar-se sobre a veracidade delas, comparando-as com suas qualidades e feitos do qual se orgulha. Isso irá te ajudar a distanciar-se de opiniões vazias e irrealistas e também a trabalhar em suas falhas sem deixar se definir por elas.
2 – Não se cobre tanto!
Uma das piores inimigas da autoestima é a necessidade de perfeição. Se esforçar e se dedicar para fazer as coisas sempre da melhor forma é um ponto positivo, mas é preciso entender que ninguém é perfeito e falhas irão acontecer.
Errar faz parte do desenvolvimento humano. Por isso, não se martirize e nem se diminua quando os erros acontecerem. Encare como uma chance de recomeçar e criar novas oportunidades.
3 – Entenda a individualidade de cada um
Criar comparações entre você e outras pessoas, seja quanto à aparência, habilidades ou mesmo aquisições, é um modo de minar a sua autoestima e colocar-se para baixo. Cada ser humano terá suas próprias conquistas e será responsável pelo seu sucesso e felicidade.
Dessa forma, é válido concentrar-se para trabalhar sua inteligência emocional e se valorizar por suas singularidades. Vale lembrar que um profissional da área de psicologia também pode te auxiliar nesse processo.
FONTES:
Baixa autoestima: aprenda a combatê-la, Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional
http://www.sbie.com.br/baixa-autoestima-aprenda-a-combate-la/
Artigo sobre Autoestima, Sociedade Brasileira de Neurociência
http://www.sbneurociencia.com.br/guaraciaramaia/artigo1.htm
Gostei muito, as vezes agente precisa ouvir ,estas coisas pra nos impulsionar para o melhor
Excelente dica
Obrigado
Adorei a mensagem
Olá, tudo bem?
Eu estava dando uma vasculhada na internet sobre AUTOESTIMA e encontrei seu post.
Achei realmente muito bom! Parabéns!
Sabe o que é legal.. eu publiquei recentemente um artigo sobre “Baixa autoestima pode levar a depressão? Descubra a relação entre ambos!”, que deve ser do seu interesse também.
Me avise se quiser dar uma olhada que te mando com prazer…
Abração,
Michel David
Estado Theta – http://www.estadotheta.com.br
[email protected]
Bom dia
Preciso de ajuda para um aluno, sou professora, e este aluno carente, de uma cidade pequena de SP, vem a cada dia piorando sua baixa autoestima.Ja tentei de tudo que está ao meu alcance, ele sai da sala de aula até que bem, mas chegando em casa tudo piora. Rejeitado pelo pai e sua família, mãe é bipolar e esquizofrênica, irmãos moram e BH e o acham um fardo. O aluno é preto, pobre, está descobrindo sua homossexualidade e perdido.
Falava de seus problemas comigo pessoalmente, hoje não mais, escreve pq não consegue falar olho no olho, se afastou da única amiga que tinha na escola.
Já procurei ajuda na gestão da escola, CRAS, mas nada consegui.
Trabalho sua autoestima nos dias de aula, o valorizo, e peço a ele para buscar suas qualidades e não se importar com a opinião de outras pessoas, ele até sai bem da aula, mas no dia seguinte, está pior pq diz que acreditou em algo falso para si.
Peço aqui se tiver alguém que possa me ajudar agradeço imensamente, tenho receio de um suicídio.
Grata
[…] contribuir para a melhora da autoestima. […]
[…] e o fato de “tirar uma parte do corpo”, mexem com as emoções, sentimentos e com a autoestima, mas com uma rede de apoio e o devido suporte psicológico e médico, é possível seguir a vida […]