Só escovar não adianta: entenda como usar fio dental
Quem lembra de passar o fio dental quando escova os dentes? É muito importante não deixar essa etapa de lado porque ela também é responsável pela manutenção da saúde da boca e prevenção de doenças.
Entender como usar fio dental nos dentes é essencial para atingir uma melhor higiene bucal. Isso porque somente ele alcança pequenos espaços entre os dentes que a escova dental não consegue.
Se a placa bacteriana e os restos de alimentos não são retirados dos dentes, a chance de desenvolvimento de doenças como cárie e gengivite aumentam muito.
Viu só como passar fio dental corretamente faz toda a diferença na manutenção do sorriso?
A importância de passar fio dental nos dentes
Se você ainda não incorporou à sua rotina o uso do fio dental, saiba que não é o único. Estatísticas dizem que 80% das pessoas não usam fio dental.
É sempre bom lembrar que essa parte da rotina de higiene bucal vale todo o tempo investido.
Afinal, a escovação dental é muito importante e deve ser feita da forma adequada para se obter os resultados esperados na higienização e limpeza da cavidade bucal.
Porém, a escova de dente não consegue alcançar cada canto da sua boca, como entre os dentes e sob a gengiva, por exemplo. E é aí que o fio dental atua como um excelente aliado.
Além de complementar a escovação, o uso do fio dental traz inúmeros benefícios, se utilizado regularmente e da maneira correta.
E por que o fio dental sai com mau cheiro?
Os restos de comida, principalmente as fibrosas, como as carnes, se decompõem e podem provocar gengivite, acúmulo de tártaro e placa bacteriana, além de cáries e mau hálito.
Quando isso acontece pode ser sinal de tártaro e placa bacteriana. É bem comum esses problemas causarem, além de mau cheiro no fio dental, o mau hálito da boca em geral.
Caso você perceba que o fio dental está com mau cheiro após o uso, procure um dentista para uma avaliação.
Assinantes do Cartão dr.consulta com Odontologia têm avaliações odontológicas com valor já incluso na mensalidade e desconto de 20% em qualquer procedimento odontológico. Confira!
O uso adequado do fio dental, aliado a uma boa escovação, junto do acompanhamento profissional, ajuda a manter a gengiva saudável.
Com isso, o risco de muitas doenças periodontais é reduzido, além do sangramento de gengiva e infecções no canal.
Ensinar as crianças a importância e como usar o fio dental faz toda a diferença: ele fará parte da rotina de higiene e garantirá uma saúde bucal completa na fase adulta.
Os diferentes tipos de fio dental
O fio dental apresenta 5 modelos diferentes e cada um deles tem uma finalidade específica.
Vamos conhecê-los e ver como cada modelo ajudará você a concluir a limpeza oral da forma mais adequada:
1. Fio de múltiplos filamentos
O fio de múltiplos filamentos, ou multifilamento, apresenta várias fitas, geralmente unidas em forma de cilindro e é também conhecido como fio de nylon.
É indicado, principalmente, para pessoas que possuem dentes muito juntos ou sobrepostos, já que o material é maleável e se adapta ao formato da dentição.
É preciso utilizá-lo com muito cuidado, uma vez que pode desfiar ao passar pelos dentes.
2. Fio de filamento único
O fio de filamento único ou monofilamento, é o fio dental com apenas um filamento. Seu formato é mais achatado e mais largo, também conhecido como fita dental.
Este tipo de fio é indicado para pessoas que têm dentes mais separados e, por isso, acumulam uma maior quantidade de alimentos entre os dentes.
3. Fio super floss
O fio dental super floss se divide em três partes: a primeira é uma extremidade que faz a limpeza de dispositivos ortodônticos.
A segunda é feita de fibras que limpam as superfícies dentais. Na terceira estão os filamentos que não deixam restos de alimentos entre dentes e gengivas.
A principal indicação é para pessoas que usam aparelhos ortodônticos, pontes, implantes e coroas dentárias.
4. Passa fio
Esse fio é bem parecido com uma agulha de plástico curvada. É indicado para quem usa aparelho fixo ou faz tratamento com próteses dentárias.
O seu formato auxilia na limpeza de áreas de difícil acesso. Sua utilização diária previne problemas na gengiva e remove o acúmulo de alimentos que geram a placa bacteriana em lugares típicos de usuários de aparelhos.
5. Fio dental com haste
Esse fio dental é feito de plástico com uma extremidade curvada que dá suporte ao filamento.
Na outra extremidade há um pequeno palito para a remoção dos alimentos dos dentes sem comprometer a gengiva.
Ele é indicado tanto para as crianças que ainda não sabem como manejar o fio dental comum quanto para os adultos que necessitam que outra pessoa faça a sua higiene bucal.
Sua utilização é bem fácil. Basta que a criança ou adulto morda a ferramenta para que ela se encaixe direitinho entre os dentes e deslize, promovendo a limpeza dos dentes.
Fio dental e fita dental? Tem diferença?
Sim, existe diferença entre fio e fita dental e é, basicamente, em relação ao tamanho e ao formato. Enquanto o fio dental:
- possui aparência mais estreita e cilíndrica; e
- é formado por múltiplos filamentos de náilon ou plástico.
A fita dental:
- possui formato mais achatado e largo; e
- é formada por um único filamento.
Essas diferenças fazem com que cada um deles tenha uma indicação específica.
Assim, o fio dental, por ser mais fino, facilita o uso em áreas de dentes apinhados (mal posicionados) ou em regiões onde o contato entre os dentes é muito estreito.
Já a fita dental, por ser mais larga, pode ser usada em espaços interdentais mais amplos.
Tanto a fita dental quanto o fio dental têm a mesma capacidade de remoção da placa bacteriana.
Assim, ambos são eficazes tanto na remoção dos microrganismos que causam doenças dentais e periodontais quanto na limpeza dos sulcos gengivais.
Para escolher você só precisa considerar o que faz mais sentido para os espaços entre seus dentes e seguir a recomendação do seu dentista.
Como passar o fio dental corretamente?
Como você viu, os tipos de fios dentais são vários, mas talvez a maioria de nós conheça somente os mais comuns.
Então, para que você aprenda a passar o fio dental corretamente, vamos nos concentrar em dois grupos principais: os indicados para pessoas que não utilizam aparelho ortodôntico e os indicados para pessoas que usam algum tipo de aparelho.
Usar fio dental parece simples. No entanto, é necessário que o uso seja feito de forma correta para que a gengiva, por exemplo, não seja machucada no processo.
Usar o fio dental antes ou depois da escovação?
O recomendado é que o uso seja antes de todas as suas escovações do dia por dois motivos:
- Ao remover restos de alimentos que ficam no espaço entre os dentes e, quase sempre, bem próximo à gengiva, o fio dental facilita o trabalho da escova, que consegue fazer o movimento de vai e vem sem machucar a gengiva.
- Ao usar o fio dental primeiro, você cria o hábito de inseri-lo na sua rotina de higiene bucal e ele não será esquecido.
Contudo, não há nenhuma obrigatoriedade de usar o fio dental antes ou depois de escovar os dentes. O importante é que ele seja utilizado sempre em todas as escovações.
Passo a passo para pessoas sem aparelhos
Observe o passo a passo a seguir para entender como usar fio dental no caso de quem não usa aparelhos ortodônticos.
Lembramos que aqui poderá ser utilizado o fio dental multifilamentos ou o monofilamento, conforme a indicação que já demos.
- Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio dental em cada dedo médio e deixe mais ou menos 10 centímetros entre os dedos.
- Segure o fio dental entre o polegar e o indicador das duas mãos.
- Insira entre os dentes cuidadosamente, fazendo sempre movimentos de trás para frente. O mesmo cuidado deve ser feito para a retirada do fio.
- Vá para a frente do espelho e passe o fio de cima para baixo entre os dentes.
- Depois, passe ao redor da base de cada dente, “entrando” no espaço entre o dente e a gengiva, mas sem forçar para não se machucar.
- Para cada dente a ser limpo utilize uma parte nova do pedaço do fio dental.
Como usar fio dental com aparelho
Para as pessoas que utilizam aparelho, já vimos que o fio dental indicado é o passa fio. Então, veja como usar fio dental corretamente nesses casos, no passo a passo a seguir.
1. Passando o fio dental no passa fio
Introduza o fio dental no espaço do passador e ajuste a agulha plástica entre os dentes e o fio ortodôntico. Utilize o fio dental encerado, pois ele é mais resistente e não deixa fiapos.
2. Inicie a limpeza
Após passar a agulha por trás do fio metálico do aparelho, deslize o fio nos espaços laterais entre os dentes, segurando cada ponta com uma mão.
Faça movimentos suaves pela área de contato do dente até a linha da gengiva.
3. Como movimentar o fio dental
Realize a passagem do fio dental contra um dos dentes até o tecido gengival.
Quando utilizar o fio no arco superior, mova o fio para cima. Já no arco inferior, siga o movimento contrário, ou seja, para baixo.
4. Concluindo a limpeza
Repita o processo descrito em todos os limites entre os dentes. Faça isso de forma lenta e suave, pois movimentos rápidos e bruscos podem não limpar adequadamente os dentes.
Cuidado para não machucar a mucosa e nem comprometer o aparelho ortodôntico.
Viu só quanta informação e dicas interessantes sobre como usar o fio dental? Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas em relação ao uso correto desse importante instrumento de higiene bucal.
E não se esqueça de visitar o dentista regularmente. O dr.consulta oferece consultas, exames e procedimentos odontológicos com valor menor e outras vantagens com o Cartão dr.consulta com Odontologia.
Fontes:
[…] Em relação à quantidade diária de escovações, o MS recomenda que a prática seja feita sempre após as refeições e antes de dormir, seguido sempre do uso do fio dental. […]
[…] fio dental pelo menos uma vez ao dia: O fio dental é o único capaz de eliminar restos de comida entre os […]
[…] biofilme ou a placa bacteriana que se acumula nos dentes. Embora seja bem parecida com a limpeza ou escovação que você realiza em casa, quando feita em consultório, promove melhor eficácia, pois o dentista […]