Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Saúde bucal / Só escovar não adianta: entenda como usar fio dental
Saúde bucal

Só escovar não adianta: entenda como usar fio dental

Quem lembra de passar o fio dental quando escova os dentes? É muito importante não deixar essa etapa de...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
20, dez de 2022
15 minutos para ler
Só escovar não adianta: entenda como usar fio dental

Quem lembra de passar o fio dental quando escova os dentes? É muito importante não deixar essa etapa de lado porque ela também é responsável pela manutenção da saúde da boca e prevenção de doenças.

Entender como usar fio dental nos dentes é essencial para atingir uma melhor higiene bucal. Isso porque somente ele alcança pequenos espaços entre os dentes que a escova dental não consegue.

Se a placa bacteriana e os restos de alimentos não são retirados dos dentes, a chance de desenvolvimento de doenças como cárie e gengivite aumentam muito.

dr.consulta botão assinar cartão

Viu só como passar fio dental corretamente faz toda a diferença na manutenção do sorriso? 

A importância de passar fio dental nos dentes

Se você ainda não incorporou à sua rotina o uso do fio dental, saiba que não é o único. Estatísticas dizem que 80% das pessoas não usam fio dental. 

É sempre bom lembrar que essa parte da rotina de higiene bucal vale todo o tempo investido. 

Afinal, a escovação dental é muito importante e deve ser feita da forma adequada para se obter os resultados esperados na higienização e limpeza da cavidade bucal. 

Porém, a escova de dente não consegue alcançar cada canto da sua boca, como entre os dentes e sob a gengiva, por exemplo. E é aí que o fio dental atua como um excelente aliado. 

Além de complementar a escovação, o uso do fio dental traz inúmeros benefícios, se utilizado regularmente e da maneira correta. 

E por que o fio dental sai com mau cheiro? 

Os restos de comida, principalmente as fibrosas, como as carnes, se decompõem e podem provocar gengivite, acúmulo de tártaro e placa bacteriana, além de cáries e mau hálito. 

Quando isso acontece pode ser sinal de tártaro e placa bacteriana. É bem comum esses problemas causarem, além de mau cheiro no fio dental, o mau hálito da boca em geral. 

Caso você perceba que o fio dental está com mau cheiro após o uso, procure um dentista para uma avaliação.

Assinantes do Cartão dr.consulta com Odontologia têm avaliações odontológicas com valor já incluso na mensalidade e desconto de 20% em qualquer procedimento odontológico. Confira!

dr.consulta - cartão dr.consulta - família, cuidados com a saúde, cartão de desconto em saúde, cartão desconto odontologia
Quero assinar o Cartão dr.consulta com Odontologia

O uso adequado do fio dental, aliado a uma boa escovação, junto do acompanhamento profissional, ajuda a manter a gengiva saudável. 

Com isso, o risco de muitas doenças periodontais é reduzido, além do sangramento de gengiva e infecções no canal. 

Ensinar as crianças a importância e como usar o fio dental faz toda a diferença: ele fará parte da rotina de higiene e garantirá uma saúde bucal completa na fase adulta. 

Os diferentes tipos de fio dental

O fio dental apresenta 5 modelos diferentes e cada um deles tem uma finalidade específica. 

Vamos conhecê-los e ver como cada modelo ajudará você a concluir a limpeza oral da forma mais adequada: 

1. Fio de múltiplos filamentos

O fio de múltiplos filamentos, ou multifilamento, apresenta várias fitas, geralmente unidas em forma de cilindro e é também conhecido como fio de nylon. 

É indicado, principalmente, para pessoas que possuem dentes muito juntos ou sobrepostos, já que o material é maleável e se adapta ao formato da dentição. 

É preciso utilizá-lo com muito cuidado, uma vez que pode desfiar ao passar pelos dentes.

2. Fio de filamento único

O fio de filamento único ou monofilamento, é o fio dental com apenas um filamento. Seu formato é mais achatado e mais largo, também conhecido como fita dental. 

Este tipo de fio é indicado para pessoas que têm dentes mais separados e, por isso, acumulam uma maior quantidade de alimentos entre os dentes.

3. Fio super floss

O fio dental super floss se divide em três partes: a primeira é uma extremidade que faz a limpeza de dispositivos ortodônticos. 

A segunda é feita de fibras que limpam as superfícies dentais. Na terceira estão os filamentos que não deixam restos de alimentos entre dentes e gengivas. 

A principal indicação é para pessoas que usam aparelhos ortodônticos, pontes, implantes e coroas dentárias. 

4. Passa fio

Esse fio é bem parecido com uma agulha de plástico curvada. É indicado para quem usa aparelho fixo ou faz tratamento com próteses dentárias. 

O seu formato auxilia na limpeza de áreas de difícil acesso. Sua utilização diária previne problemas na gengiva e remove o acúmulo de alimentos que geram a placa bacteriana em lugares típicos de usuários de aparelhos.

5. Fio dental com haste

Esse fio dental é feito de plástico com uma extremidade curvada que dá suporte ao filamento. 

Na outra extremidade há um pequeno palito para a remoção dos alimentos dos dentes sem comprometer a gengiva. 

Ele é indicado tanto para as crianças que ainda não sabem como manejar o fio dental comum quanto para os adultos que necessitam que outra pessoa faça a sua higiene bucal. 

Sua utilização é bem fácil. Basta que a criança ou adulto morda a ferramenta para que ela se encaixe direitinho entre os dentes e deslize, promovendo a limpeza dos dentes.

Fio dental e fita dental? Tem diferença?

dr.consulta como usar fio dental
Imagem ilustrativa (iStock)

Sim, existe diferença entre fio e fita dental e é, basicamente, em relação ao tamanho e ao formato. Enquanto o fio dental:

  • possui aparência mais estreita e cilíndrica; e
  • é formado por múltiplos filamentos de náilon ou plástico. 

A fita dental:

  • possui formato mais achatado e largo; e
  • é formada por um único filamento.

Essas diferenças fazem com que cada um deles tenha uma indicação específica.

Assim, o fio dental, por ser mais fino, facilita o uso em áreas de dentes apinhados (mal posicionados) ou em regiões onde o contato entre os dentes é muito estreito.

Já a fita dental, por ser mais larga, pode ser usada em espaços interdentais mais amplos.

Tanto a fita dental quanto o fio dental têm a mesma capacidade de remoção da placa bacteriana. 

Assim, ambos são eficazes tanto na remoção dos microrganismos que causam doenças dentais e periodontais quanto na limpeza dos sulcos gengivais. 

Para escolher você só precisa considerar o que faz mais sentido para os espaços entre seus dentes e seguir a recomendação do seu dentista.

Como passar o fio dental corretamente?

dr.consulta como usar fio dental
Imagem ilustrativa (iStock)

Como você viu, os tipos de fios dentais são vários, mas talvez a maioria de nós conheça somente os mais comuns. 

Então, para que você aprenda a passar o fio dental corretamente, vamos nos concentrar em dois grupos principais: os indicados para pessoas que não utilizam aparelho ortodôntico e os indicados para pessoas que usam algum tipo de aparelho.

Usar fio dental parece simples. No entanto, é necessário que o uso seja feito de forma correta para que a gengiva, por exemplo, não seja machucada no processo. 

Usar o fio dental antes ou depois da escovação? 

O recomendado é que o uso seja antes de todas as suas escovações do dia por dois motivos:

  1. Ao remover restos de alimentos que ficam no espaço entre os dentes e, quase sempre, bem próximo à gengiva, o fio dental facilita o trabalho da escova, que consegue fazer o movimento de vai e vem sem machucar a gengiva.
  1. Ao usar o fio dental primeiro, você cria o hábito de inseri-lo na sua rotina de higiene bucal e ele não será esquecido. 

Contudo, não há nenhuma obrigatoriedade de usar o fio dental antes ou depois de escovar os dentes. O importante é que ele seja utilizado sempre em todas as escovações.

Passo a passo para pessoas sem aparelhos

Observe o passo a passo a seguir para entender como usar fio dental no caso de quem não usa aparelhos ortodônticos.

Lembramos que aqui poderá ser utilizado o fio dental multifilamentos ou o monofilamento, conforme a indicação que já demos.

  1. Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio dental em cada dedo médio e deixe mais ou menos 10 centímetros entre os dedos.
  2. Segure o fio dental entre o polegar e o indicador das duas mãos.
  3. Insira entre os dentes cuidadosamente, fazendo sempre movimentos de trás para frente. O mesmo cuidado deve ser feito para a retirada do fio.
  4. Vá para a frente do espelho e passe o fio de cima para baixo entre os dentes. 
  5. Depois, passe ao redor da base de cada dente, “entrando” no espaço entre o dente e a gengiva, mas sem forçar para não se machucar.
  6. Para cada dente a ser limpo utilize uma parte nova do pedaço do fio dental.
dr.consulta infográfico como usar fio dental usando aparelho

Como usar fio dental com aparelho

Para as pessoas que utilizam aparelho, já vimos que o fio dental indicado é o passa fio. Então, veja como usar fio dental corretamente nesses casos, no passo a passo a seguir.

1. Passando o fio dental no passa fio

Introduza o fio dental no espaço do passador e ajuste a agulha plástica entre os dentes e o fio ortodôntico. Utilize o fio dental encerado, pois ele é mais resistente e não deixa fiapos.

2. Inicie a limpeza

Após passar a agulha por trás do fio metálico do aparelho, deslize o fio nos espaços laterais entre os dentes, segurando cada ponta com uma mão. 

Faça movimentos suaves pela área de contato do dente até a linha da gengiva.

3. Como movimentar o fio dental

Realize a passagem do fio dental contra um dos dentes até o tecido gengival. 

Quando utilizar o fio no arco superior, mova o fio para cima. Já no arco inferior, siga o movimento contrário, ou seja, para baixo.

4. Concluindo a limpeza

Repita o processo descrito em todos os limites entre os dentes. Faça isso de forma lenta e suave, pois movimentos rápidos e bruscos podem não limpar adequadamente os dentes. 

Cuidado para não machucar a mucosa e nem comprometer o aparelho ortodôntico.

dr.consulta infográfico como usar fio dental

Viu só quanta informação e dicas interessantes sobre como usar o fio dental? Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas em relação ao uso correto desse importante instrumento de higiene bucal. 

E não se esqueça de visitar o dentista regularmente. O dr.consulta oferece consultas, exames e procedimentos odontológicos com valor menor e outras vantagens com o Cartão dr.consulta com Odontologia.

Quero assinar o Cartão dr.consulta com Odontologia

Fontes:

Colgate

Drauzio

Portal da Saúde

#cartão dr.consulta com odontologia#como usar fio dental#fio dental#Higiene bucal#Odontologia
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. 5 dicas para evitar dentes amarelados e ter um sorriso saudável | Blog dr.consulta 19/09/2024 às 07:48

    […] Em relação à quantidade diária de escovações, o MS recomenda que a prática seja feita sempre após as refeições e antes de dormir, seguido sempre do uso do fio dental. […]

    Responder
  2. O que é o tratamento de canal e quando ele é necessário? | Blog dr.consulta 19/09/2024 às 07:49

    […] fio dental pelo menos uma vez ao dia: O fio dental é o único capaz de eliminar restos de comida entre os […]

    Responder
  3. Conheça os benefícios da profilaxia dentária | Blog dr.consulta 19/09/2024 às 07:57

    […] biofilme ou a placa bacteriana que se acumula nos dentes. Embora seja bem parecida com a limpeza ou escovação que você realiza em casa, quando feita em consultório, promove melhor eficácia, pois o dentista […]

    Responder
  4. Como prevenir a periodontite em 7 passos | Blog dr.consulta 04/10/2024 às 11:54

    […] ajudar nessa tarefa, o uso de fio dental é indispensável para a limpeza total da boca – preferencialmente antes da escovação, com […]

    Responder
  5. Saiba como funciona a obturação de um dente | Blog dr.consulta 07/11/2024 às 13:37

    […] negligenciar o uso do fio dental, pelo menos uma vez ao […]

    Responder
  6. Gengiva branca? Saiba o que pode ser e quais os principais cuidados | Blog dr.consulta 17/12/2024 às 15:43

    […] Para o tratamento, é possível que o dentista recomende evitar alimentos muito duros e crocantes, ou hábitos que possam agravar a lesão, além de recomendar produtos que promovam a cicatrização, como enxaguantes bucais suaves. O profissional também pode orientar sobre a escovação correta e o uso adequado do fio dental. […]

    Responder
  7. Como é feito o tratamento de um dente incluso (ou impactado) | Blog dr.consulta 20/12/2024 às 13:43

    […] inclinado demais ou aquele exposto com apenas uma face dificulta bastante o uso da escova e do fio dental, por exemplo. Sem isso, existe um ambiente propício para que a placa bacteriana se […]

    Responder
  8. Como as facetas de resina tornam o sorriso mais bonito | Blog dr.consulta 24/12/2024 às 10:45

    […] de higiene permanecem indispensáveis, o que mantém a escova, a pasta de dente com flúor e o fio dental no posto de melhores aliados de uma boca […]

    Responder
  9. 5 dicas de saúde para a volta às aulas | Blog dr.consulta 18/01/2025 às 11:21

    […] A saúde da boca também deve ser um ponto de atenção na volta às aulas. Este é um momento ideal para conversar sobre a higiene bucal: reforçar como deve ser a escovação correta, além do uso do fio dental.  […]

    Responder
  10. Como prevenir as doenças bucais e manter o sorriso saudável | Blog dr.consulta 26/02/2025 às 10:53

    […] usar o fio dental corretamente; […]

    Responder
  11. Laserterapia e seus benefícios nos tratamentos odontológicos | Blog dr.consulta 27/05/2025 às 14:02

    […] poderosa nos processos de cuidado da saúde bucal, mas a rotina de higiene, com escovação, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista, continua […]

    Responder
  12. Remoção de tártaro no dente: 3 opções de tratamento | Blog dr.consulta 27/05/2025 às 14:10

    […] A formação do tártaro se dá a partir do acúmulo e do endurecimento de placas bacterianas na superfície dos dentes, principalmente na região mais próxima às gengivas. Geralmente, essa acumulação acontece por causa de uma escovação inadequada e pela falta do uso de fio dental. […]

    Responder
  13. O que é bom para dor de dente? Saiba o que fazer e NÃO fazer | Blog dr.consulta 27/05/2025 às 14:16

    […] Usar o fio dental ou qualquer similar como o palito de dente para ficar “cutucando” a boca, dentes ou gengiva, pode piorar a situação e gerar o sangramento ocasional ou espontâneo – que é um alerta para possíveis doenças bucais. […]

    Responder
  14. Como escovar os dentes das crianças e cuidar da saúde bucal | Blog dr.consulta 27/05/2025 às 14:20

    […] espaçamento natural. Porém, quando estão muito próximos e dificultam a limpeza com a escova, o uso do fio dental é indicado para auxiliar na remoção de restos alimentares, prevenindo […]

    Responder
  15. Como se proteger dos riscos de uma endocardite  | Blog dr.consulta 30/05/2025 às 08:13

    […] higiene oral é essencial para evitar a ação bacteriana indesejada. Escovar os dentes e passar fio dental adequadamente, bem como visitar regularmente o dentista, ajudam a reduzir a viabilidade de […]

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
15 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510