Conjuntivite alérgica: o que é e como tratar?
Olhos vermelhos, coceira e secreção que incomodam e aparecem repentinamente são sintomas que podem indicar diversas doenças, mas em boa parte dos casos o diagnóstico é um só: conjuntivite.
A conjuntivite é uma doença relativamente comum que atinge diretamente a conjuntiva, a membrana que recobre o globo ocular e as pálpebras. O sintoma mais comum é a vermelhidão excessiva de toda a superfície do olho, facilmente identificada até mesmo por leigos.
Quer saber mais sobre a conjuntivite alérgica e como se prevenir? Confira:
Tipos de conjuntivite
Existem diversas variedades da doença, sendo que as mais graves são causadas por patógenos como vírus ou bactérias. Porém, nem sempre o transtorno é causado por uma infecção viral ou bacteriana.
A forma mais comum da doença é a conjuntivite alérgica, que em muitos casos está associada a outras alergias, como a rinite e a asma.
Apesar de atingir principalmente adultos, a conjuntivite alérgica pode acometer pessoas de todas as idades, sempre que houver exposição a um agente alérgeno — uma substância presente no ar capaz de causar reações alérgicas em pessoas com maior sensibilidade.
A conjuntivite alérgica
As alergias oculares são extremamente comuns entre a população brasileira, com sintomas que variam de acordo com a causa, o tempo de exposição e a sensibilidade individual do paciente. A conjuntivite alérgica pode ser dividida em 3 categorias:
- aguda: aparece de forma repentina após contato com o agente alérgeno e desaparece rapidamente quando cessada a exposição;
- sazonal: ocorre principalmente na primavera e no verão, estações com maior concentração de pólen no ar;
- perene: persiste por vários meses e pode estar associada a fatores ambientais como ácaros e mofo.
Existem inúmeras causas e agentes alérgenos causadores da conjuntivite alérgica, porém os mais comuns são:
- pólen (de árvores, flores, ervas e sementes);
- ácaros presentes na poeira doméstica;
- esporos de mofo;
- descamações da pele de animais domésticos (cães e gatos);
- partículas de látex.
Contudo, alguns tipos de medicamentos, cosméticos e até mesmo alimentos podem desencadear os sintomas da conjuntivite alérgica. Por isso, é importante identificar a causa da doença para que o tratamento seja realmente eficaz.
Sintomas de conjuntivite alérgica
Entre os sintomas mais comuns da doença, podemos citar:
- vermelhidão no globo ocular;
- inchaço das pálpebras;
- lacrimejamento dos olhos;
- sensibilidade ou intolerância à luz;
- sensação de queimação nos olhos;
- presença de secreção incolor.
Os sintomas podem se concentrar em apenas um olho ou nos dois, ainda que em intensidades diferentes.
Tratamento da conjuntivite alérgica
O tratamento da doença deve envolver diversos aspectos:
- conceira na região dos olhos
- uso de colírios;
- uso de medicamentos (anti-histamínicos ou antiinflamatórios);
- aplicação de compressas frias para reduzir o inchaço;
- redução da exposição aos agentes alérgenos.
Uma das orientações mais importantes dadas aos pacientes é que se deve evitar ao máximo coçar os olhos, ainda que o ato ofereça um alívio momentâneo.
Além disso, é importante identificar o que causa a alergia e, se necessário, promover o controle ambiental, evitando acúmulo de poeira ou utilizando pano úmido na limpeza, por exemplo.
Apesar de ser considerada uma doença benigna, por não afetar diretamente a córnea, a conjuntivite alérgica deve ser diagnosticada e tratada para evitar complicações. Se você apresenta algum dos sintomas, não deixe de consultar um oftalmologista!
Boa noite!
Meu filho tem 5 anos e é asmático, a um certo tempo ele tem todos os sintomas de uma conjuntivite bacteriana,eu tenho como saber sem passar por um oftalmologista qual tipo seria?
E posso usar algum colírio que tenha um resultado positivo na melhora da mesma? Esse tipo de conjuntivite tem cura?
Bom dia! Ana, não aconselhamos uso de medicamento sem avaliação médica.
Minhas vistas estão corsando muito tem quase um mês
Olá Rui! Nesse caso orientamos que passe em avaliação em consulta especialista para um diagnóstico.
Tenho conjutivite alérgica, estou a 2 meses com o olho saindo muita lágrima e muito irritado o olho, e as vzs sinto um pouco de dor. Estava fazendo tratamento com Prednisona vía oral, e colírio antibiótico, e Lágrima Plus conforme o médico me receitou, mas não está adiantando.
Olá, Angelica! Neste caso é bom procurar o especialista para reanalise do seu caso!
Preciso de uma ajuda, estou com muita coceira em uma das vistas, e também um pouco enchado, estou colocando gelo para aliviar, o que posso fazer para passar logo?? Obrigada
Olá! Tudo bem? O recomendado é passar em atendimento com o especialista para devida orientação, é necessario avaliar para ver o grau!