Quando contar com a ajuda de um infectologista online
De forma resumida, a Infectologia é a especialidade médica dedicada à prevenção, ao tratamento e ao diagnóstico de doenças infecciosas causadas por vírus, bactérias e outros parasitas. Além do trabalho no consultório, o infectologista online consegue oferecer tal tipo de suporte de forma remota.
Isso, claro, traz uma grande comodidade para os pacientes que precisam desse atendimento, que pode ser necessário diante da manifestação de uma série de sinais e sintomas — ou ainda para reforçar a prevenção em circunstâncias variadas.
As áreas de atuação da Infectologia e o papel do infectologista
Toda iniciativa de um médico infectologista pode ser considerada a partir de duas dimensões. Coletivamente, esse profissional pode se unir a outros especialistas e atuar em conjunto para mapear fatores econômicos, sociais e ambientais associados à disseminação de doenças infectocontagiosas.
É o que aconteceu, por exemplo, durante a pandemia de Covid-19. Junto de epidemiologistas, microbiologistas e representantes de outras áreas do conhecimento, os infectologistas ajudaram a investigar e a orientar as melhores medidas para conter a propagação da infecção pelo Sars-CoV-2.
Do ponto de vista individual (ou seja, quando se considera a perspectiva de um único paciente), o infectologista atua no acompanhamento necessário para a prevenção e o manejo de enfermidades infecciosas, sejam elas agudas (temporárias) ou crônicas (que podem durar pela vida toda). Entre uma pequena amostra disso estão:
- infecção pelo vírus HIV e Aids;
- Covid-19;
- diferentes tipos de hepatite viral;
- gripe (causada pelos subtipos do vírus influenza, como o H1N1);
- dengue e outras arboviroses (como a febre amarela, a zika, a chikungunya e a febre oropouche);
- gonorreia, clamídia e herpes (entre outras infecções sexualmente transmissíveis);
- leptospirose;
- malária;
- raiva;
- tuberculose;
- meningites virais e bacterianas;
- hanseníase;
- infecções provocadas por fungos;
- alterações infecciosas na pele;
- quadros de infecção generalizada.
Para acompanhar, tratar e prevenir essas e outras condições de saúde, o Cartão dr. consulta oferece diversos benefícios especiais que podem fazer toda a diferença, como consultas com valores reduzidos e descontos em vários tipos de exame.
Sintomas e condições avaliados e tratados pelo médico infectologista
Diante de tantas doenças cujo diagnóstico e tratamento pode ser indicado por um médico especializado em Infectologia, nem sempre é fácil apontar que sinais e sintomas determinam a hora certa de marcar uma consulta com esse profissional.
De todo modo, o atendimento com esse especialista pode se dar também a partir do encaminhamento de um clínico geral, por exemplo. Seja como for, vale manter a atenção para alterações como:
- febres de origem desconhecida;
- alteração na coloração da pele e dos olhos (sobretudo a chamada icterícia, que deixa essas partes do corpo com tons amarelados);
- diarreia;
- quadros de infecção urinária;
- perda de apetite e redução inexplicável do peso;
- surgimento de ínguas (calombos) pelo corpo;
- manchas, feridas e outras lesões na pele.
Além de avaliar o histórico do paciente e outros aspectos das suas condições de saúde, o infectologista também pode recorrer a uma série de exames laboratoriais para chegar a um diagnóstico mais preciso. Entre alguns dos mais utilizados para esse fim estão testes de sangue, urina e outras secreções corporais.
A partir disso, ele consegue determinar se os sinais e sintomas notados são provocados por uma infecção desencadeada por algum microrganismo e determinar qual a melhor forma de combater tal quadro.
Outras situações em que o trabalho do infectologista pode ser relevante
O trabalho do infectologista é fundamental também de forma preventiva, indicando as melhores medidas de proteção disponíveis. É o caso das vacinas. Alguns públicos-alvo podem se beneficiar do uso de imunizantes que não estão no calendário de vacinação, mas podem ser prescritos pelo médico.
Além disso, alguns agentes infecciosos contam com profilaxias de pré ou pós-exposição por meio da qual determinados medicamentos são prescritos para reduzir o risco de desenvolver a infecção. O exemplo mais conhecido disso são as abordagens para impedir a contaminação pelo vírus HIV, responsável pela Aids.
O infectologista pode ser consultado também antes de viagens internacionais. Muitos países podem apresentar a incidência de doenças específicas que só atingem aquela região e exigir vacinas específicas para visitantes.
No mais, tal suporte é valioso para pacientes, que por uma série de fatores, apresentam imunidade reduzida, ficando mais desprotegidos contra as ameaças de vírus, bactérias e fungos.
As possibilidades de um infectologista online
A Infectologia é uma das áreas da medicina que se beneficia bastante com os atendimentos remotos. Assim sendo, é cada vez mais fácil e prático encontrar um infectologista online para obter a assistência necessária.
Na prática, as consultas online são aquelas feitas por meio de recursos de comunicação digital. As videochamadas, nas quais médico e paciente ficam frente a frente pela tela do computador, tablet ou smartphone.
Embora já houvesse discussões sobre o tema em andamento, foi justamente a pandemia de Covid-19 que acelerou a adoção desse recurso. Atualmente, a prática é regulada pelo Conselho Federal de Medicina, que delimita o que pode ser feito através dessa forma de atendimento.
Junto da comodidade e da economia e de tempo e de dinheiro, as consultas remotas com um infectologista podem ser mais seguras para pacientes e profissionais em determinadas circunstâncias.
Elas previnem a exposição desnecessária a ambientes com potencial risco de infecção, sobretudo no caso de doenças que podem se espalhar facilmente de pessoa para pessoa.
Para garantir um bom atendimento com um infectologista online, agende sua consulta e siga as instruções necessárias para acessar a sala virtual.
Garantir uma conexão estável e ficar em um local tranquilo ajuda que tudo transcorra conforme esperado. No fim, atestados, receitas e solicitações de exames são encaminhados digitalmente, com validade em todo o Brasil.
Fontes:
[…] da ACWY devem se dar conforme descrito em bula ou mediante orientação, de preferência com um infectologista, o especialista na […]