Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Guia geral da saúde / Conheça as principais doenças reumáticas
Guia geral da saúde

Conheça as principais doenças reumáticas

Popularmente conhecidas como reumatismo, as doenças reumáticas são um grupo amplo de condições que afetam ossos, músculos, articulações, tendões,...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
22, ago de 2025
10 minutos para ler
Conheça as principais doenças reumáticas

Popularmente conhecidas como reumatismo, as doenças reumáticas são um grupo amplo de condições que afetam ossos, músculos, articulações, tendões, ligamentos e cartilagens, assim como alguns órgãos internos. 

Essas enfermidades podem se manifestar em pessoas de todas as idades e são consideradas patologias crônicas influenciadas por fatores como genética, sedentarismo, traumas, obesidade, estresse, ansiedade e até variações climáticas, de acordo com o Ministério da Saúde.

7 doenças reumáticas e como tratar

Existem mais de 150 tipos de condições classificadas nessa categoria pela literatura médica, como destaca a Sociedade Mineira de Reumatologia (SMR). Entre as mais comuns estão:

dr.consulta botão assinar cartão
  1. osteoporose;
  2. osteoartrite;
  3. tendinites e bursites;
  4. artrite reumatoide;
  5. lombalgia;
  6. fibromialgia;
  7. gota.

1. Osteoporose

Ocorre pela redução da densidade mineral óssea, tornando toda a estrutura esquelética mais frágil. 

Inicialmente, não apresenta sintomas perceptíveis, mas, em estágios mais avançados, pode provocar a diminuição da estatura, alterações posturais e fraturas mesmo após impactos leves (principalmente no quadril, nos punhos e na coluna.

Diversos fatores aumentam o risco, como idade avançada, histórico familiar, menopausa, uso prolongado de corticoides, baixo consumo de cálcio, tabagismo, consumo excessivo de álcool e longos períodos de imobilização. A identificação precoce é essencial para prevenir complicações.

O acompanhamento médico com o reumatologista para exames regulares, prescrição de medicamentos específicos e suplementação de cálcio (quando a dieta não é adequada) são as principais indicações de controle, reforça a SMR.

Agendar reumatologista

2. Osteoartrite

Também chamada de artrose, é considerada a condição reumática mais comum, representando até 40% das consultas, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

É resultado do desgaste progressivo da cartilagem articular e caracteriza-se por dor, rigidez e perda de mobilidade, acometendo principalmente joelhos, quadris, mãos e coluna.

Apesar de ser mais frequente após os 60 anos, pode surgir antes — especialmente em pessoas com deformidades articulares, histórico familiar ou que realizam atividades de impacto repetitivo. Trabalhos que exigem esforço físico intenso, bem como esportes de alto rendimento, também favorecem a evolução do quadro.

O tratamento inclui fortalecimento muscular, fisioterapia, exercícios posturais e, em alguns casos, perda de peso para reduzir a sobrecarga nas articulações. 

Atividades de baixo impacto, como natação e bicicleta, são as mais recomendadas e a prática regular ajuda a manter a função das juntas, além de diminuir a necessidade de medicação.

3. Tendinites e bursites

Inflamações de tendões e bursas fazem parte do grupo chamado Reumatismo de Partes Moles. A origem pode estar em traumas diretos ou em esforços repetitivos, muitas vezes relacionados à postura inadequada ou a atividades ocupacionais. 

Enquanto as bursites ocorrem em regiões como ombros, quadris e joelhos, as tendinites são frequentes em polegares, ombros e região glútea. Ambas as estruturas são fundamentais para a movimentação do corpo e, quando inflamadas, geram dor e limitação funcional.

O diagnóstico é clínico, apoiado por procedimentos de imagem quando necessário. Fisioterapia, repouso e o uso de anti-inflamatórios são os principais manejos terapêuticos. Cirurgias são raramente indicadas, aponta a SBR.

O Cartão dr.consulta é uma alternativa acessível para quem busca consultas e exames com valores mais vantajosos. O benefício ainda possibilita o monitoramento de condições crônicas por profissionais de enfermagem (on-line e gratuito) ampliando o cuidado com a saúde.

Assinar o Cartão dr.consulta
dr.consulta - cartão dr.consulta nosso cuidado é pensado em você

4. Artrite reumatoide

Enfermidade autoimune em que o sistema imunológico ataca as articulações, provocando inchaço, calor local e rigidez. Frequentemente, atinge mãos, punhos e pés, podendo gerar deformidades ao longo do tempo.

Mulheres, fumantes e pessoas com histórico familiar estão entre os grupos mais suscetíveis. Os sintomas costumam incluir fadiga, perda de peso e rigidez matinal prolongada. A evolução pode comprometer a cartilagem e os ossos próximos, levando à incapacidade funcional.

Embora não tenha cura, o diagnóstico precoce associado a medicamentos específicos, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia permite reduzir crises e preservar a qualidade de vida, segundo o Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido.

5. Lombalgia

Caracterizada por dor na parte inferior da coluna, podendo ser aguda, subaguda ou crônica. Atinge de forma significativa a população mundial, com a estimativa de que até 80% das pessoas apresentem algum episódio ao longo da vida, destaca a SBR.

Na maioria dos casos, a origem está em sobrecarga mecânica, más posturas ou esforços repetitivos. Em situações mais raras, pode estar associada a inflamações, infecções ou tumores.

O tratamento busca aliviar a dor com medicamentos, fisioterapia, exercícios de fortalecimento e mudanças de hábitos.

dr.consulta - Mulher sentada na cama com as mãos nas costas sinalizando lombalgia, um tipo de doenças reumáticas.
Imagem ilustrativa (Getty Images)

6. Fibromialgia

Definida como uma síndrome dolorosa crônica, com desconfortos generalizados, fadiga e distúrbios do sono. Afeta principalmente mulheres entre 30 e 50 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade e suas origens ainda são desconhecidas.

Outros sintomas relatados, de acordo com as diretrizes da Associação Médica Brasileira, são sensação de inchaço, falta de energia e dificuldades de concentração. Muitos pacientes também apresentam ansiedade ou depressão associadas.

Para controlar as crises, combina-se atividade física de baixo impacto, fisioterapia, acupuntura, suporte psicológico e uso de medicamentos (quando indicado). Exercícios aeróbicos regulares, como caminhada e hidroginástica, são especialmente benéficos para reduzir os sintomas.

7. Gota

Uma forma de artrite inflamatória causada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações. O excesso pode estar relacionado a fatores genéticos, dieta rica em carnes vermelhas, frutos do mar e bebidas alcoólicas, além de condições como hipertensão e obesidade. 

As crises se manifestam geralmente com dor intensa, inchaço e vermelhidão, principalmente no dedão do pé, mas podem atingir outras articulações. Se não tratada, pode levar a danos articulares permanentes. 

As abordagens envolvem evitar os fatores desencadeantes, aumentar a ingestão de líquidos e, em alguns casos, a prescrição de fármacos específicos.

Como prevenir doenças reumáticas

Embora algumas doenças reumáticas tenham forte influência genética e não possam ser totalmente impedidas, é possível reduzir riscos, bem como prevenir complicações, com medidas simples:

  • manter o peso adequado para não sobrecarregar as articulações;
  • praticar atividade física regularmente, respeitando limites individuais;
  • cuidar da alimentação, diminuindo o consumo de alimentos ultraprocessados e priorizando sobretudo os ricos em cálcio e ômega-3;
  • evitar o tabagismo e o excesso de álcool;
  • procurar seguir as regras ergométricas, corrigir a postura e fazer pausas diante do uso prolongado de telas para se movimentar e alongar o corpo.

Check-ups regulares, acompanhamento médico especializado e a adoção de hábitos saudáveis são cruciais para garantir diagnósticos precoces, tratamentos eficazes e mais qualidade de vida.

Fontes:

  • Associação Médica Brasileira;
  • Ministério da Saúde;
  • Ministério da Saúde;
  • Sociedade Brasileira de Reumatologia;
  • Sociedade Mineira de Reumatologia;
  • Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

#bursite#Fibromialgia#Gota#Lombalgia#osteoartrite#Osteoporose#Reumatismo#reumatismo de partes moles#Tendinite
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. Meu nome e maria do carmo pereira 03/11/2019 às 08:54

    Gostei muito da materia di vcs sobre artrose minha irma tem tendinite e artrose e diabete tudo isso ela sofre com dores nas juntas gostei muito vcs explicando sobre o assunto muito obrigado por deixar este exclareçimento pra gente..

    Responder
  2. Regina Pereira da Silva 05/11/2019 às 13:42

    Foi muito útil para mim, pois acabo de vir com a minha filha de 6 anos do medico, ela apresenta esses sintomas. Percebi as dificuldades de mobilidade nos joelhos e dedos das mãos. O ortopedista a encaminhou para o dermatologista.

    Responder
  3. Quando procurar um reumatologista? | Blog dr.consulta 23/09/2024 às 10:47

    […] porque os cuidados com a saúde são essenciais. Depois, porque as doenças reumáticas não afetam apenas os idosos, elas podem atingir jovens […]

    Responder
  4. ALEX JACKSON 24/08/2025 às 19:57

    BEST AND REAL LOVE SPELL CASTER TO BRING BACK MY EX LOVER

    Hello everyone my names are ALEX JACKSON from the UK, I want to use this golden medium to appreciate Doctor Abdul a great spell caster for helping me retrieving back my relationship with my ex lover when he ended and turned back on me for quite a long time now (6 months ago). He performed a spell for me and within 48 hours after the spell had been cast I received a text from my ex saying that he is sorry for the pains and tears that he had caused me and that he will not do such a thing to me again in his life. I was surprised but later accepted him back again. Anyone that is in the same line of problem or different one that wants to contact a spell caster should happily contact Doctor Abdul now on this email doctorabdulspellcaster@gmail. com or message him through his Whatsapp +2348108728256

    Responder
  5. BARBARA 27/08/2025 às 06:44

    I am so surprised and happy to see people’s testimonies here about the great work of: [email protected]
    I came in contact with this great man 6years ago, and he delivered perfectly as I wanted. I will recommend you all to work with him, thanks

    Responder
  6. Gota: por que a inflamação atinge as articulações? | Blog dr.consulta 28/08/2025 às 10:16

    […] disso, a pseudogota é mais frequente em idosos que ultrapassaram os 60 anos de idade. Em faixas etárias mais avançadas, ela se torna bastante […]

    Responder
  7. Entenda de uma vez por todas o que é o reumatismo | Blog dr.consulta 29/08/2025 às 11:49

    […] termo abrange um extenso conjunto de disfunções reumáticas caracterizadas pela presença de um estado inflamatório crônico, que pode levar à deterioração […]

    Responder
  8. Entenda a tenossinovite, inflamação que afeta os tendões | Blog dr.consulta 29/08/2025 às 12:21

    […] considerada uma condição reumática, classificada como um subtipo de tendinite, como aponta a Sociedade Brasileira de Reumatologia […]

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
10 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510