Ícone do siteBlog dr.consulta

Está sentindo cansaço e falta de ar? Entenda o que pode ser

dr.consulta - homem engravatado, sentado frente a uma mesa, com as mãos na cabeça, pensativo, com sintomas de cansaço e falta de ar

É esperado que você sinta cansaço e falta de ar depois de praticar atividades físicas, por exemplo.

No entanto, se esses sintomas se manifestam no dia a dia e em outras situações acompanhadas de fraqueza, exaustão e sonolência excessiva podem ser sinais claros de que é hora de procurar um médico.

Sentir cansaço e falta de ar é preocupante?

Depende. Se o cansaço e a falta de ar são frequentes – e surgem mesmo quando o seu corpo não passou por um esforço excessivo -, pode não ser normal.

É preciso observar ainda quantas vezes isso ocorre e se você sente dificuldade para respirar mesmo quando faz atividades mais leves como uma simples caminhada, por exemplo.

Se você tem na família alguém com histórico de doenças cardiovasculares, ou seja, já tem uma predisposição genética, vale a pena investigar.

Que diagnósticos podem estar relacionados a esses sintomas?

Combinados cansaço e falta de ar podem ser indícios de doenças mais graves. Entre os principais diagnósticos das pessoas que têm esses sintomas estão:

1 – Bronquite asmática

Nessa condição, alergias causam uma inflamação nos brônquios do pulmão, o que prejudica a passagem do ar e causa dificuldade para respirar e sensação de cansaço.

Outros sintomas da bronquite são: tosse com muco, chiado no peito, desconforto e febre.

2 – Fadiga crônica

Quando o cansaço se torna muito frequente, pode ser sintoma da síndrome da fadiga crônica. As causas dessa doença não são aparentes — geralmente, os exames físicos e complementares não apresentam alterações.

Os pacientes se queixam de dores, fraqueza muscular e febre, além de apresentar alterações no humor. Questões como viroses, depressão, alteração de hábito intestinal e fibromialgia são algumas doenças relacionadas a essa síndrome.

Quando há sintomas diversos, além do cansaço e falta de ar, é necessário agendar uma consulta com o clínico geral. Esse especialista fará a avaliação inicial e seguir com o tratamento, ou, te encaminhar para outra especialidade.

3 – Estresse e ansiedade

Aspectos emocionais também podem estar ligados à sensação de cansaço e falta de ar. Quando o corpo está exposto a muita tensão, fica difícil relaxar e a consequência é um cansaço frequente.

A ansiedade causada por situações estressantes também pode ter desencadear esses sintomas — nesses casos, é necessário buscar a ajuda de um psicólogo.

4 – Insuficiência cardíaca

O coração atua diretamente na circulação do oxigênio pelo corpo. Portanto, é uma peça fundamental no sistema respiratório.

Quando o bombeamento de sangue está com funcionamento anormal, você pode se sentir mais cansado e com dificuldade para respirar.

Em estágios iniciais da doença, o paciente se sente cansado quando faz esforços moderados. Os sintomas costumam piorar de acordo com o grau de insuficiência do coração.

Se você tem na família alguém com histórico de doenças cardiovasculares, ou seja, já tem uma predisposição genética, precisa redobrar os cuidados e as rotinas médicas.

5 – Nódulo no pulmão

O câncer de pulmão é uma doença silenciosa. Portanto, o melhor a ser feito é prevenir. Hábitos saudáveis — principalmente o de não fumar, são formas de evitar esse problema.

Ao sentir cansaço extremo e falta de ar frequente, o ideal é procurar um médico o quanto antes, pois esses sintomas podem ser causados pela presença de um nódulo no pulmão.

Antes de agendar com um pneumologista, você pode consultar um clínico geral. Esse profissional poderá indicar o melhor especialista e é quem fará o encaminhamento.

Não tome medicamentos sem prescrição

Uma das atitudes comuns de quem sente cansaço e falta de ar é busca “cura própria”. Na ânsia de resolver o quadro e ao tomar medicamentos sem orientação você pode agravar os sintomas ou ter outras consequências.

A automedicação é uma prática que deve ser evitada, a todo custo. Lembre-se de que os medicamentos receitados para uma pessoa pode não servir para outra.

A melhor forma de ter um tratamento específico é buscar ajuda de especialistas. Faça as consultas e exames necessários e, ao ter qualquer doença, siga os tratamentos indicados.

O dr.consulta te ajuda a cuidar da sua saúde!

Aqui no dr.consulta você tem exames, consultas, odontologia e diversos outros serviços no mesmo lugar! São mais de 25 centros médicos em São Paulo e região metropolitana para atendimento e ainda disponibilizamos consultas online, via telemedicina.

Basta escolher o melhor local, dia e horário e agendar a sua consulta, exame ou procedimento odontológico.

E agora temos uma novidade: você pode ser um assinante do Cartão dr.consulta e garantir descontos nesses serviços e na compra de medicamentos nas drogarias parceiras.

Sair da versão mobile