Quando procurar um acupunturista?
Ao falar nas terapias com agulhas e naquelas baseadas em pressão e calor, logo surge um nome em mente: acupuntura. Essa técnica, que integra a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), foi introduzida no Brasil há 40 anos e é reconhecida como especialidade médica desde 1999.
No entanto, apesar de ter se popularizado mais nos últimos anos, nem todo mundo sabe quando procurar um acupunturista e os benefícios desse método – que quando combinado com outros tratamentos ajuda a melhorar a qualidade de vida. Por isso, vale a leitura!
Porque e quando procurar um acupunturista
Normalmente, quem procura um acupunturista está em busca de um tratamento indolor e sem efeitos colaterais, complementar aos métodos convencionais.
As agulhas da acupuntura estimulam eletricamente as terminações nervosas presentes na pele e músculos. Esse processo libera neurotransmissores que, quando chegam no sistema nervoso central (SNC), são responsáveis por efeitos biológicos e neutralizadores no organismo.
Pacientes com dores na coluna ou lombar, no nervo ciático, tendinites, enxaquecas, doenças respiratórias, insônia e até depressão costumam fazer sessões com certa frequência.
A acupuntura é considerada um tratamento alternativo?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) denomina como medicinas tradicionais, complementares e integrativas (MTCI) um conjunto de práticas de atenção à saúde, utilizadas para promoção da saúde, prevenção e recuperação.
Por serem baseadas em diferentes culturas, teorias e metodologias “olham o ser de forma mais integral”. Em outras palavras, essas práticas constituem os modelos de cuidado à saúde em alguns países e/ou complementam o sistema convencional.
Por aqui, a acupuntura ganhou mais força quando passou a integrar a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), no ano de 2006.
Quem pode fazer?
Pessoas com doenças hemorrágicas, que usam anticoagulantes ou que têm alergias nas áreas em que o procedimento deveria ser realizado, não devem fazê-lo. As demais podem se beneficiar dessa terapia, especialmente os pacientes crônicos e gestantes.
Acupuntura para pacientes crônicos
Os pacientes que têm doenças crônicas com quadros de fibromialgia e artrose, por exemplo, costumam sentir uma melhora repentina na dor, após as sessões de acupuntura. O que gera esse efeito analgésico é a analgesia, que é capaz de ajudar no controle da dor.
Importante: a acupuntura não substitui o tratamento medicamentoso. É necessário sempre seguir as prescrições médicas e orientações do profissional de saúde responsável pelo acompanhamento.
Acupuntura na gestação
As sessões de acupuntura são uma opção interessante para aliviar dois dos sintomas mais frequentes na gravidez, a náusea e o enjoo.
Quando procurar um acupunturista, a pessoa gestante deve relatar o que mais gera desconfortos e a frequência dessas queixas. Por ser considerada uma terapia holística, a acupuntura pode ajudar ainda:
- no aumento a imunidade;
- no reequilíbrio do organismo;
- na promoção do bem-estar físico e mental, a partir do relaxamento muscular e ação moduladora das emoções;
- na redução do estresse e a ansiedade;
- na melhoria da circulação sanguínea.
Resultados esperados
Embora certos benefícios da acupuntura possam ser sentidos imediatamente, é preciso observar os seus efeitos ao longo do tempo.
É por isso que, normalmente, são realizadas algumas sessões (uma ou duas sessões por semana), intercalada com outros procedimentos. Os crônicos podem ter uma rotina mais intensa, devido ao diagnóstico e intensidade dos sintomas.
Quanto ao tipo de acupuntura e à duração da terapia ficará a cargo do próprio acupunturista. Para chegar a essa resposta são avaliados exames anteriores e o histórico familiar.
Consulte sempre o profissional que faz o seu acompanhamento de saúde para ter recomendações de outras técnicas que possam trazer mais qualidade de vida. Viva o seu melhor com o dr.consulta!
Fontes: