A Endocrinologia é conhecida por ser uma área da Medicina muito buscada pelos pacientes. Resumidamente, é a especialidade onde é estudado e avaliado o chamado sistema endócrino, que é constituído pelas glândulas endócrinas.
Parece complicado de entender, mas não é. Essas estruturas são aquelas que produzem os hormônios — que controlam diversas funções no organismo.
Então, havendo qualquer alteração nos níveis hormonais ou no funcionamento dessas glândulas, seu corpo pode apresentar sinais, como mudanças no sono, ciclo menstrual, entre outros — que são sinais de alerta para considerar uma consulta com um especialista.
Continue no conteúdo para saber mais detalhes sobre quando procurar um endocrinologista e quais condições podem ser tratadas por esse especialista.
Como o endocrinologista pode ajudar
O endocrinologista é o especialista que faz o diagnóstico e trata sintomas e doenças relacionadas:
- aos hormônios;
- ao metabolismo.
Assim, pessoas que estão suspeitando ou que já tenham diagnósticos confirmados de distúrbios hormonais, obesidade, disfunções da tireoide ou até mesmo diabetes, podem se consultar com um endocrinologista para receber orientação e fazer acompanhamento regular.
E como saber quando procurar um endocrinologista?
Via de regra, e para manter o bem-estar e uma vida mais saudável, todos deveriam visitar um médico com frequência. Fazendo consultas e exames de rotina você pode prevenir inúmeras doenças.
Mas essa ida ao endócrino pode ser antecipada, a partir de sintomas como:
- alterações no ciclo menstrual;
- variações no peso (perda ou ganho);
- desaceleração ou aceleração do crescimento;
- cansaço excessivo;
- quedas de cabelo;
- níveis anormais de colesterol;
- oscilações constantes de humor;
- insônia;
- dificuldade para engravidar;
- excesso de pelos.
Portanto, ao perceber que algo não está bem, vale fazer uma avaliação médica. A recomendação também vale para crianças e adolescentes, uma vez que é possível consultar um endocrinologista pediátrico.
Devo procurar o endocrinologista para emagrecer?
Muitas vezes quem quer emagrecer fica em dúvida se deve ou não procurar um endocrinologista. A recomendação é que sim.
Se o seu objetivo é reduzir peso, deve falar sobre os seus hábitos alimentares e histórico familiar. Tudo isso pode influenciar na perda de peso.
Endocrinologistas e nutricionistas podem trabalhar em conjunto ao investigar motivos para o não emagrecimento e na criação de cardápios nutricionais específicos para cada tipo de metabolismo, respectivamente.
Com o Cartão dr.consulta, você pode pagar mais barato nessas e em outras consultas, além exames. É possível, ainda, adicionar mais 4 dependentes para que eles também possam cuidar da saúde e bem-estar com condições especiais.
Como é feito o tratamento das doenças endócrinas?
Não existe uma regra. Os tratamentos prescritos variam de paciente a paciente e devem ser seguidos à risca.
Entre os mais usuais estão: reposição hormonal, medicamentos para controle do metabolismo, mas, dependendo do caso, pode ser necessário até mesmo cirurgia.
Obesidade
Antes de tudo, é necessário entender o que está por trás do excesso de peso. Portanto, apenas após exames clínicos e laboratoriais, o endocrinologista poderá te orientar como seguir.
Normalmente, é necessário adotar um estilo de vida mais saudável, com alimentação equilibrada e a realização de atividades físicas.
Em alguns casos, o médico também pode descrever o uso da Wegovy (caneta injetável que tem a semaglutida na formulação, assim como o Ozempic) ou outros medicamentos que ajudem na redução do apetite.
No entanto, como já mencionado, somente após avaliar o seu caso individualmente, que o profissional é capaz de indicar o tratamento adequado.
Tireoide
No caso de distúrbios da tireoide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, o tratamento pode envolver a reposição hormonal com medicamentos específicos para regular a função da glândula.
Quem tem uma dessas condições, deve fazer exames periódicos, bem como acompanhamento regular com o endocrinologista para avaliar se o tratamento está dando certo, se é necessário ajustar a dosagem do remédio, etc.
Diabetes
O especialista em Endocrinologia também é responsável pelo tratamento dessa condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Este profissional pode ajudar no controle da doença por meio de orientações sobre dieta, exercícios físicos e, quando necessário, prescrição de medicamentos específicos para o controle da glicose no sangue.
Síndrome de Cushing
Essa condição é caracterizada pelo excesso de cortisol (conhecido como hormônio do estresse) no organismo.
Seu tratamento visa diminuir os níveis desse hormônio, por meio de medicamentos, cirurgia ou radioterapia — a depender do que está causando esse desequilíbrio.
Quem deve estar atento?
Mulheres acima de 35 anos também devem procurar o endocrinologista periodicamente — pelo menos uma vez ao ano.
Com o avanço da idade, o ciclo hormonal também sofre mudanças. Ao se aproximar do climatério ou da menopausa, por exemplo, esse grupo pode passar a ter diversas alterações como distúrbios do sono, diminuição da libido e oscilações de humor.
Os homens também devem vencer o preconceito dos cuidados com a saúde e buscar acompanhamento médico regularmente. A fase da andropausa também pode ser crítica, se não acompanhada devidamente, e levar a depressão, disfunção sexual, etc.
Por fim, ao perceber qualquer sinal de desequilíbrio hormonal ou metabólico, não deixe de buscar a ajuda de um endocrinologista. Sua saúde é um bem precioso que merece cuidado e atenção especializados.
Fontes: