Sudorese: entenda as principais causas e tratamentos
A eliminação de suor é um fator essencial para a regulação da temperatura corporal. Entretanto, a transpiração às vezes foge do controle e dá origem a uma condição bastante embaraçosa: a sudorese.
Quem sofre desse problema tende a se isolar e a evitar o contato com outras pessoas. Assim, além do desconforto físico, a doença causa também um impacto emocional. A boa notícia é que é possível controlar a situação e evitar o suor excessivo.
Veja, agora, as principais causas e tratamentos para a sudorese. Boa leitura!
O que é a sudorese ou hiperidrose primária?
Essa doença é causada pela hiperatividade das glândulas sudoríparas, e os motivos disso ainda são desconhecidos. As pessoas acometidas por essa condição podem produzir até 5 vezes mais suor do que o necessário.
As regiões mais afetadas pela hiperidrose são as mãos, os pés, as axilas, a face e o couro cabeludo. A hereditariedade parece influenciar o desenvolvimento da hiperidrose.
O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico. Os casos mais leves, por exemplo, podem ser controlados com remédios orais ou de uso tópico. A aplicação da toxina botulínica também é capaz de reduzir temporariamente a atividade das glândulas que produzem o suor.
No entanto, as formas mais graves de hiperidrose devem ser corrigidas com intervenção cirúrgica. Nesses casos, podem ser retiradas as glândulas hiperativas ou os nervos que estimulam a liberação de suor.
Doenças infecciosas
Algumas doenças fazem com que o indivíduo acorde com o pijama e a roupa de cama encharcados. O suor noturno é um sintoma comum, tanto em infecções bacterianas quanto virais.
A tuberculose é a infecção mais fortemente associada ao excesso de suor durante a noite. Entretanto, as endocardites (inflamação no coração), as osteomielites (inflamação nos ossos) e a infecção por HIV também podem desencadear o sintoma.
Para combater o suor noturno, é preciso atacar a causa da infecção. Assim, o uso de antibióticos ou medicamentos que inibem a progressão viral pode acabar com o incômodo.
Menopausa
O encerramento da atividade dos ovários leva à alteração nos níveis de estrogênio e afeta a habilidade do corpo de regular a temperatura. Como consequência, ondas de calor e transpiração excessiva são incômodos pelos quais as mulheres passam durante a menopausa.
Para aliviar, a mulher pode tomar banho com água quase fria. À noite, é preciso deixar o quarto bem fresco, para que o suor não atrapalhe o sono. Caso o desconforto não passe com essas medidas, a terapia de reposição hormonal é capaz de resolver o problema.
Hipertireoidismo
A produção excessiva de hormônios da tireoide causa a hiperativação do metabolismo. As consequências do distúrbio incluem:
- insônia;
- aumento da frequência cardíaca;
- tremores;
- e sudorese.
Há três formas de corrigir o hipertireoidismo. A primeira delas é por meio de remédios, que são capazes de diminuir a quantidade de hormônios. Há, ainda, duas alternativas que interrompem definitivamente o funcionamento da tireoide: a remoção cirúrgica da glândula tireoide ou o uso de iodo radioativo.
Como vimos, a sudorese pode ser causada por diversos problemas de saúde. Apenas um médico é capaz de diagnosticar a origem do mal e indicar os tratamentos mais adequados.
Se a sudorese anda incomodando você, não é preciso ter vergonha. Marque já uma consulta com um de nossos médicos!
bom dia, gostaria de obter informaçoes para o controle da sudorese, sou diabetico
Gostaria de saber se problemas de hipertireoidismo e hormônios é perigoso?
Gostaria de uma informação pois tenho uma sudorese horrível não é noturna durante o dia qualquer coisa que eu fizer tô pingando de suor é mais couro cabeludo e rosto
Nas mãos e pés não tem
Por favor me oriente. Tenho hipotiroidismo mais tomo levoid todos os dias. Aguardo tresposta.Obrigada
Olá, Vania! Tudo bem? Para compreender melhor sobre os seus sintomas e trata-los de uma forma adequada e com segurança, sugerimos que procure um profissional!
Meu filho faz 5dias tomando antibiótico pra uma pneumonia mas me esclarece porque ele tem um suor peanente a noite que chego a trocar suas roupas varias vezes
Olá, está muito frio na minha cidade, mas eu estou bem aquecida, com pijama e varias cobertas quentinhaa e derrepente pela segunda noite, eu passo a ter muito frio e calafrios um atras do outro e levo horas pra me esquentar e daí to.o um suador de molhar as roupaas, e uma ardencia nas veias
Eu tenho 51 anos e a noite acordo com uma onda de calor muito forte e também tou esquecendo das coisas qual a medico eu posso ir
Bom dia!
Estou sentindo tremores noturno a alguns meses me impedindo de dormir e derepente a surdorese fico tranpirando e gelada e mto calor. Qual especialista devo procurar? Obrigado
Qualquer esforço que faço en casa como varrer, limpar chao laver uma roupa .começo atranspirar da cabeça para baixo de pingat no chão. Oque pode ser ?
Qualquer esforço que faço en casa como varrer, limpar chao lavar uma roupa, .começo atranspirar da cabeça para baixo de pingar no chão. Oque pode ser ?
Eu tranpito muito principalmente a cabeca o mínimo esforço que faço, tebho que tomar varios banhos por dia.
Eu tranpiiro muito principalmente a cabeca o mínimo esforço que faço, tenho que tomar varios banhos por dia. Meus cabelos ficam todo molhado .
Sou muito durante a noite quando durmo e pela manhã ao con calafrio ultimamente venho tendo gripe constante 2 vezes ao mês
Sou diabete tenho impertencao e estou com glaucoma fazendo tratamento com colírios
Sinto muita anciã e enjôo e acordo c a boca amarga
[…] suor em excesso; […]