As unhas são partes do nosso corpo que podemos usar para nos diferenciar e acrescentar estilo ao visual. Afinal, podemos passar esmaltes de várias cores, deixá-las em tamanhos diversificados e expressar a nossa personalidade.
Por outro lado, elas também são indicadores de condições de saúde. A coloração, o formato e a textura podem nos dar o sinal de que algo não está funcionando muito bem em nosso organismo, como as unhas amarelas.
Para se ter uma ideia, por meio delas é possível suspeitar desde quadros como diabetes, até de doenças pulmonares.
Percebeu a importância de levar a sério o aspecto amarelado das unhas? Continue acompanhando o conteúdo para descobrir outras possíveis causas para esse sintoma.
O que as unhas amareladas dizem sobre a minha saúde?
Por trás das unhas amarelas podem se esconder várias condições de saúde. Como são várias as possibilidades, os especialistas não conseguem definir um grupo específico de pacientes com maiores riscos de apresentarem esse sinal, uma vez que ele aparece em qualquer idade, dependendo do que o causou.
O cuidado que não deve faltar, porém, é buscar ajuda médica. O clínico geral, por exemplo, é capacitado para analisar a situação e direcionar a respeito dos exames necessários para chegar ao diagnóstico ou para fazer o encaminhamento para outras áreas da Medicina como a Dermatologia.
Com o Cratão dr.consulta você e mais quatro pessoas podem realizar consultas com essas e outras mais de 60 especialidades, além de exames diagnósticos e de rotina, com condições especiais!
As 10 possíveis causas e o que fazer
Mas afinal, o que podem ser as unhas amarelas? Preparamos uma lista com as 10 principais causas desse aspecto das unhas, desde aquelas que representam contratempos simples até situações complexas.
1. Uso excessivo de esmaltes
Esse uso excessivo de esmaltes pode ser a causa, mas não representa nenhum perigo à saúde. O que acontece é que a pigmentação do esmalte – principalmente quando é escuro – fica fixada na porosidade da unha.
Já para evitar esse amarelado, o recomendado é passar uma base antes do esmalte e, periodicamente, polir as unhas. Porém, é bom consultar o médico dermatologista (o especialista que cuida da pele, unhas e cabelos) para saber qual a orientação específica para o seu caso.
2. Micose
A presença de fungos é o que chamamos de micose. Além da tonalidade amarela, é possível perceber o endurecimento nas unhas e a presença de uma secreção porosa.
Isso pode acontecer tanto nas mãos quanto nos pés e a prevenção se baseia em manter hábitos de higiene, como:
- não andar descalço em locais sujos e úmidos;
- secar bem os pés após o banho;
- trocar de meia diariamente;
- não compartilhar sapatos, toalhas e lixas;
- manter a parte de baixo das unhas bem higienizadas;
- secar as mãos após lavá-las.
O tratamento consiste no uso de medicação, tanto oral quanto local, por meio de pomadas e óleos. Nesses casos, além do dermatologista, o clínico geral poderá ser consultado para melhor direcionamento.
Atenção para a diabetes!
Ter micose frequentemente pode ser sinal de diabetes. Essa doença deixa o sistema imunológico enfraquecido, aumentando as chances de infeções por fungos.
Portanto, também é importante analisar esse aspecto da saúde se você está sempre com micose.
3. Falta de nutrientes
Quando não nutrimos bem o nosso corpo, várias partes dele são afetadas e as unhas não ficam de fora. Por isso, é preciso estar atento à ingestão de vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos de boa qualidade.
O tom amarelado costuma estar associado à falta de vitamina A e C, que encontramos em frutas cítricas, folhas verdes, pimentão, ovos e bife de fígado.
Contudo, o profissional de Nutrição deve ser consultado para conduzir uma avaliação completa da sua saúde e montar o cardápio adequado para as suas necessidades nutricionais e estilo de vida.
4. Psoríase ungueal
Uma condição de saúde mais séria que pode causar unhas amarelas é a psoríase ungueal. Para entendê-la, é preciso saber que a psoríase é uma doença crônica, inflamatória e autoimune.
Quando os locais afetados são as unhas, tem-se a versão ungueal, que promove o tom amarelo, ondulações, manchas e deformações.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), esses pacientes percebem a ocorrência dela nas unhas das mãos em 50% dos casos e, nas dos pés, em 35% das situações.
A psoríase não tem uma cura, mas é possível controlá-la e evitar crises. De início, o médico reumatologista – especialista que cuida das principais doenças autoimunes – pode recomendar o uso de medicamentos orais ou tópicos (pomadas e cremes).
No entanto, às vezes, pode ser necessária a aplicação intravenosa de imunobiológicos, substâncias que controlam as ações do sistema imunológico.
5. Envelhecimento natural
As unhas amareladas podem ser, também, uma consequência do envelhecimento. Assim, é podem ficar mais fracas e quebradiças.
Apesar disso ser natural, é importante solicitar assistência médica para verificar outras origens para o sintoma.
O profissional geriatra é um grande aliado para esse acompanhamento e para cuidados específicos de pessoas na terceira idade.
6. Tabagismo
O tabagismo e as unhas amarelas estão relacionados, pois o contato prolongado com as substâncias tóxicas do cigarro afeta essas estruturas.
Portanto, mesmo que não seja um fato grave, considere essa nova descoberta para buscar ajuda e vencer o tabagismo. No dr.consulta, temos um time de profissionais da saúde mental e de outras especialistas que irão te ajudar a dar o primeiro passo para uma vida mais saudável.
7. Doenças no fígado
O fígado é um órgão que pode dar o sinal de alerta de que algo não vai bem por meio das unhas.
Geralmente, a coloração amarela, nesse caso, é mais presente nas bordas das unhas e representa a dificuldade do organismo de quebrar a bilirrubina, uma substância produzida pelo fígado.
Os tratamentos variam conforme a causa do mau funcionando do órgão. Então, pode ser necessário desde o uso de medicamentos até a realização de procedimentos cirúrgicos e transplantes. O ideal é procurar o hepatologista, o especialista na saúde do fígado.
8. Doença renal crônica (DRC)
A doença renal crônica (DRC) é grave e pode estar por trás das unhas amareladas. Ela é caracterizada pela interrupção parcial ou total do funcionamento dos rins, afetando até 850 milhões de pessoas no mundo, segundo um levantamento da International Society of Nephrology (ISN) de 2020.
Pelo fato dos rins não conseguirem mais filtrar as toxinas, as unhas ganham um aspecto em que metade fica branca e a outra parte com um tom amarelado ou amarronzado.
Portanto, se você notar essa aparência, procure o médico nefrologista o quanto antes. Esse é o especialista que cuida da saúde renal e irá te indicar o tratamento específico, seja com medicamentos ou com sessões de hemodiálise.
9. Patologias pulmonares
As unhas também podem indicar anomalia nos pulmões. Quando elas estão amareladas, azuladas e com uma grande curvatura, é preciso de atenção.
Em algumas situações, pode existir um derrame pleural (excesso de líquido nos pulmões), enfisema (sequela de agressões frequentes aos tecidos pulmonares) e até mesmo câncer de pulmão.
Procure o médico pneumologista para receber o diagnóstico correto e iniciar o tratamento.
10. Síndrome da unha amarela
A Síndrome da unha amarela é uma condição mais comum em pessoas que possuem quadros respiratórios e do sistema linfático. Geralmente, está presente em pacientes acima dos 50 anos.
Algumas enfermidades pulmonares, como o derrame pleural, podem causar essa síndrome, assim como linfedema (quando a circulação da linfa não está adequada), rinite e sinusite crônicas.
A dica continua sendo procurar atendimento médico para investigar a causa das unhas amarelas e não demorar para iniciar os tratamentos.
As unhas amarelas têm cura?
Essa é uma pergunta que não tem uma só resposta. Afinal, as unhas amarelas podem indicar ou ser o sintoma de diversas patologias ou fatores.
O uso constante de esmalte, a micose, a falta de nutrientes e algumas doenças no fígado e pulmões são, na maioria das vezes, reversíveis, fazendo com a unha retorne a sua coloração natural e também tenha mais saúde.
Todavia, outras condições não podem ser solucionadas. O processo natural de envelhecimento é uma delas. Além disso, as enfermidades crônicas devem ser acompanhadas periodicamente.
E prevenção?
Para manter as unhas mais vistosas e com uma aparência mais bonita e saudável, você pode seguir essas recomendações básicas:
- mantenha uma alimentação saudável;
- deixe as unhas sempre limpas;
- dê intervalos entre a aplicação de esmaltes;
- deixe as mãos higienizadas;
- não ande descalço em locais sujos;
- use luvas para limpar as casa;
- evite roer as unhas.
Como as unhas amarelas não são apenas sinais de algo errado nas suas próprias estruturas, mas também em outros órgãos, uma forma de prevenir esse tom amarelado e, principalmente, outros danos à saúde, é manter o check-up médico e nutricional periódico.
Assim, é possível evitar algumas doenças ou diagnosticá-las precocemente, o que ajuda nos tratamentos.
Fontes:
- Síndrome da unha amarela | SciELO;
- Alteração nas unhas | UNA-SUS.gov;
- O que as unhas podem indicar sobre a sua saúde | UOL – Viva Bem;
- Qual o melhor tratamento para micose das unhas? | BVS;
- Psoríase nas unhas: como entender e tratar essa inflamação? | Cuidados pela Vida.