Ícone do siteBlog dr.consulta

Ânsia de vômito o tempo todo: o que pode ser?

Mulher com ânsia de vômito

A ânsia de vômito se caracteriza por uma vontade de vomitar que, nem sempre, chega a se concretizar.

Essa náusea pode durar minutos ou dias e ser causada por diferentes motivos, desde cheiros desagradáveis até alguns tipos de doenças como a labirintite, por exemplo.

A maioria das pessoas descreve essa sensação como “estômago embrulhado” que, geralmente, se alivia quando o conteúdo estomacal é expulso. Porém, a ânsia de vômito constante não deve ser tratada como algo normal e nem pode ser ignorada. 

Acompanhada ou não de outros sintomas, quando persistente ela precisa ser investigada por um médico.

Para que você entenda um pouco mais sobre esse assunto, quais as causas e o que fazer nessa situação, traremos a seguir todas as informações necessárias. Acompanhe abaixo e boa leitura.

O que causa essa vontade de vomitar constante?

A ânsia geralmente vem antes do vômito e costuma estar acompanhada de um mal-estar generalizado, como gosto amargo na boca e suor frio. 

Confira a seguir as 10 principais causas ligadas a esse sintoma:

1 – Doenças gastrointestinais

Gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico, pancreatite e cálculo na vesícula são algumas doenças gastrointestinais que causam ânsia de vômito. Geralmente, o sintoma aparece logo após as refeições.

2 – Alterações na dieta

Quando você come mais do que está acostumado ou ingere alimentos diferentes dos consumidos com frequência na sua dieta, o organismo pode “estranhar”.

Além disso, a intolerância a alguns alimentos ou a intoxicação alimentar também podem alterar as funções gastrointestinais, provocando diarreia, mal-estar e enjoo.

A Clínica geral é a especialidade que deve ser procurada quando há sintomas diversos, incluindo a ânsia de vômito. Após a primeira avaliação, o médico poderá seguir com o tratamento ou encaminhar para outros especialistas.

3 – Labirintite

O labirinto é uma estrutura da parte interna do ouvido, responsável pela audição e pela manutenção do equilíbrio do nosso corpo. 

A labirintite é uma inflamação neste local, que ocorre por vírus ou bactérias, doenças respiratórias ou por estresse.

A tontura e a vertigem presentes entre os sintomas da labirintite podem ocasionar ânsia de vômito devido à alteração na percepção do equilíbrio, que faz com que as pessoas tenham a sensação de movimento constante.

4 – Transtornos psicológicos

A ansiedade, o estresse e outras condições psiquiátricas podem vir acompanhadas de sintomas físicos como falta de ar, taquicardia, dor de barriga, diarreia e até mesmo náuseas. 

Imagem ilustrativa (iStock)

5 – Muito esforço físico

O exercício físico promove alterações na circulação sanguínea e, quando muito intenso, pode provocar um excesso na produção de ácido lático nos músculos, levando ao acúmulo no sangue. Para eliminar o excesso desse ácido, o vômito pode acontecer. 

6 – Gravidez 

A partir da 6ª semana de gestação é comum que o enjoo apareça. Ele é um dos principais sintomas da gestação e aparece com mais frequência pela manhã. 

Esse incômodo deve sempre ser relatado ao médico obstetra para ser avaliado a gravidade e quais os riscos envolvidos, se houver. 

Alguns tipos de infecções

As infecções podem ser causadas por vírus, fungos, bactérias ou protozoários e possuem uma gama de sintomas diferentes. Quando o agente causador atinge o aparelho gastrointestinal, a ânsia de vômito pode se tornar um sintoma. 

7 – Ressaca

Quando uma pessoa ingere bebida alcoólica em excesso pode apresentar no dia seguinte um mal-estar, que se caracteriza, principalmente, pela presença de dor de cabeça e enjoo. Esses sintomas são chamados de ressaca. 

Eles acontecem devido à desidratação ocasionada pelo álcool e pelo grande esforço do fígado para eliminar os excessos da substância.

8 – Enxaqueca

A enxaqueca caracteriza-se pela dor pulsante e intensa de um só lado da cabeça, que causa vários sintomas, entre eles a ânsia de vômito. É muito importante a avaliação do clínico geral para realização de um plano de tratamento para diminuir a frequência das crises. 

9 – Hemorragia digestiva

A hemorragia digestiva é o sangramento em alguma parte do aparelho digestivo e pode provocar náusea e vômito escuro. Esse sangramento pode ocorrer na síndrome de Mallory-Weiss, nas neoplasias (massa de tecido anormal que pode surgir em diferentes partes do corpo), nas úlceras por estresse e na hérnia de hiato.

10 – Uso de medicamentos

Alguns remédios podem provocar efeitos colaterais, dentre eles o enjoo. É o caso da quimioterapia e medicações antidepressivas, por exemplo. 

Quando não é possível realizar a troca de medicamento, existem outros remédios que inibem ou, pelo menos, diminuem os efeitos adversos até que a pessoa complete o tratamento. 

O que fazer para descobrir a causa da minha ânsia de vômito?

Não são todos os casos que necessitam de avaliação. No entanto, se você sente vontade de vomitar constantemente, é melhor investigar.

Vale ressaltar que o ideal é procurar o clínico geral que fará a avaliação inicial e, se necessário, encaminhará para outra especialidade que fará seu tratamento.

No entanto, existem alguns sinais de alerta que indicam que é necessário procurar atendimento médico imediatamente:

6 dicas essenciais para aliviar a ânsia de vômito

Imagem ilustrativa (iStock)

Sentir enjoo é um incômodo muito grande. Por isso, trouxemos 6 dicas para aliviar essa sensação:

  1. Permaneça quieto;
  2. Beba água;
  3. Alimente-se mais vezes ao dia;
  4. Respire ar puro;
  5. Cuidado ao escovar os dentes;
  6. Consuma gengibre e camomila.

Entenda a seguir como essas ações podem te ajudar.

1 – Permaneça quieto

Nessas situações, sentar e ficar quieto é muito importante, pois se você permanecer em movimento, essa sensação pode aumentar.

2 – Beba água

Lembre-se de beber água para prevenir a desidratação. Você também pode ingerir bebidas isotônicas, que repõem os sais minerais perdidos ao vomitar. Para determinar a substância mais segura e adequada para o seu tratamento, procure um profissional de saúde.

3 – Alimente-se mais vezes ao dia

Se estiver sentindo enjoos, lembre-se de realizar várias pequenas refeições ao longo do dia (de 6 a 8 refeições) para manter o estômago em funcionamento e diminuir essa sensação. 

Os alimentos devem ser macios e de fácil digestão como torradas, frango e peixe assados, batata, macarrão e arroz. Alimentos ricos em água também são indicados. 

Coma devagar e procure não deitar após as refeições.

4 – Respire ar puro

Abra as janelas ou saia de casa. Porém, tome cuidado. O ar fresco pode ajudar, mas a luz do sol, a alta umidade e o calor podem piorar a situação de ânsia de vômito.

5 – Cuidado ao escovar os dentes

Muitas pessoas têm uma sensibilidade tão grande que podem apresentar ânsia de vômito ao escovar os dentes. Por isso, procure não realizar essa tarefa quando estiver de estômago vazio ou logo após as refeições. 

Busque sempre recomendações de um dentista. Aqui no dr.consulta você pode fazer avaliações, consultas ou procedimentos odontológicos pagando bem menos.

A assinatura do Cartão dr.consulta com Odontologia estende os benefícios ofertados para os cuidados com a sua saúde bucal Ao assinar, você e até mais 4 pessoas têm:

6 – Consuma gengibre e camomila

O gengibre promove a digestão, melhorando a náusea. Por isso, invista em chás dessa raiz e vá tomando pequenos golinhos ao longo do dia.

Se preferir, chupe uma bala natural para combater a irritação estomacal. 

O chá de camomila também ajuda a melhorar essa sensação e relaxar o sistema digestivo, diminuindo a quantidade de ácidos estomacais.

Não fique em dúvida. Caso esteja sentindo ânsia de vômito, agende uma consulta médica aqui no dr.consulta e investigue as possíveis causas.

Com um clique você marca sua consulta pelo site ou app (disponível tanto para Android quanto iOS). 

Fontes:

Sair da versão mobile