Entenda o que é e quais são os sintomas de gastroenterite
Por doenças gastrointestinais devemos compreender desde as condições mais corriqueiras, como prisão de ventre, gases, indigestão, refluxo gastroesofágico, gastroenterite e gastrite até as menos frequentes, como a doença de Crohn.
De maneira geral, sintomas como refluxo, inchaço e incômodos na região estomacal são bastante comuns. E costumam aparecer em decorrência da ingestão exagerada de algum alimento ou bebida alcoólica e desaparecer em poucos dias.
Sendo assim, se os sintomas persistirem ou apresentarem outras complicações, é indicada uma avaliação profissional para investigação e tratamento adequados.
Os sintomas de gastroenterite são muito parecidos com outras doenças gastrointestinais, podendo ser mais leves ou mais graves.
Sabendo disso, é necessário manter-se em alerta para entender bem quais são os sintomas e a frequência em que eles ocorrem, e claro, procurar o cuidado médico nos casos em que os sintomas persistirem.
O conteúdo de hoje pretende esclarecer tudo sobre a gastroenterite: o que é, quais são os seus sintomas, e como alcançar um diagnóstico e tratamento adequados. Vamos lá? Acompanhe e boa leitura!
O que é a gastroenterite?
A gastroenterite é uma doença muito comum e atinge mais de 2 milhões de pessoas todos os anos no Brasil. Ela afeta o estômago e os intestinos (delgado e grosso), causando inflamação e infecção dos tecidos desses órgãos.
O agente causador da gastroenterite pode variar. Ou seja, é uma doença que pode ser causada tanto por vírus, como por bactérias ou parasitas.
Além disso, a gastroenterite tem maior ocorrência durante o verão, mas pode aparecer em qualquer época do ano e em indivíduos de qualquer idade e classe social.
No entanto, a ocorrência da doença é maior em regiões onde o saneamento básico ainda é precário. Isso porque, o contágio se dá, independente do agente causador, através do contato com uma pessoa infectada ou por alimentos e água contaminados.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a cada ano ocorrem cerca de 2 bilhões de casos de gastroenterite em todo o mundo. Sendo a maior causa de mortalidade de crianças entre 0 e 5 anos, que chegam a apresentar quadros gravíssimos de desidratação.
Entre os 3 agentes causadores, os vírus são a causa mais comum. Entre eles, destacam-se o rotavírus e o adenovírus.
Quando a contaminação se dá por esse agente, a probabilidade de contágio aumenta muito, principalmente, dentro da família. Por isso a higienização constante e correta das mãos é muito importante.
Entre crianças de 0 a 15 meses, o rotavírus é ainda mais comum e letal. Por isso, recomenda-se a vacinação contra o rotavírus que faz parte do calendário infantil de vacinação. Além da esterilização dos objetos do bebê e também de superfícies e banheiras que serão utilizados pela criança, sempre antes e depois do uso.
A contaminação por bactérias ocorre geralmente pela ingestão de alimentos estragados ou contaminados. As principais bactérias causadoras de gastroenterite são a Salmonella, o E.coli, Campylobacter, e a Shigella.
A principal forma de infecção por Salmonella é a ingestão de alimentos crus (ou somente mal cozidos) e que estão contaminados com fezes de animais com a bactéria.
Outra forma de contaminação bacteriana é entre indivíduos. Por exemplo, ao apertarmos a mão de alguém que esteja infectado e que, ao evacuar, não higienizou as mãos adequadamente.
Por fim, a contaminação por parasitas se dá através do contato com pessoas infectadas, verduras mal higienizadas ou água contaminada.
Os parasitas intestinais aderem e invadem a mucosa intestinal causando a inflamação dos tecidos. Os quadros mais comuns da doença são a giardíase e a esquistossomose.
Quais os sintomas de gastroenterite?
Os sintomas de gastroenterite aparecem repentinamente e de forma bem intensa, principalmente nos primeiros quatro dias.
Eles podem amenizar passado esse período, porém, a infecção tende a durar um pouco mais, dependendo do agente causador. Aquelas causadas por vírus costumam durar mais de uma semana nos adultos e por 10 dias nas crianças.
Veja a seguir a lista completa de sintomas da gastroenterite, do mais ao menos frequente. Lembrando que nem sempre todos eles precisam estar presentes ao mesmo tempo!
Diarreia
A diarreia geralmente é o primeiro sintoma de gastroenterite. Ela se inicia de forma intensa e necessita ser controlada para não causar desidratação severa no paciente.
As fezes costumam ter consistência amolecida, com ou sem a presença de sangue e muco, acompanhada de dor de barriga e cólicas intestinais.
Náuseas e vômitos
Um dos sintomas de gastroenterite mais comum são náuseas e vômitos. Isso porque, trata-se de uma infecção que ataca não só o intestino, mas também o estômago.
Assim como a diarreia, os vômitos podem aparecer repentinamente e contribuir para a piora da desidratação do paciente.
Mal-estar
É bastante comum o quadro de gastroenterite acompanhar uma intensa sensação de mal-estar. Falta de apetite, moleza e desânimo são sintomas típicos quando o organismo está combatendo alguma infecção e perdendo muitos fluidos, como no caso dessa doença.
Dor muscular
A dor muscular também é um sintoma presente na gastroenterite. Chamadas de mialgias, podem variar de leves a intensas e afetam o corpo inteiro.
Na gastroenterite, a dor tende a ser mais localizada na região do abdômen e costas, devido ao esforço físico e perda de líquido pela diarreia e vômito.
Febre
Ao combater uma infecção, nosso organismo pode reagir com febre. Por isso, apesar de não estar presente em todos os casos, a febre pode sim, ser um dos sintomas de gastroenterite.
Ela pode estar ou não acompanhada de calafrios e suor excessivo, devido à mudança da temperatura corporal.
Desidratação
Quadros de desidratação causada por gastroenterite começam com dores de cabeça, dores no corpo e fraqueza. No entanto, se não tratada, a desidratação pode se tornar severa. Em casos severos, a pressão arterial cai bastante, o coração fica acelerado, a mente confusa e o rim pode parar de funcionar.
Procure ficar bastante atento a esses sintomas e buscar ajuda médica imediatamente.
Outros sintomas específicos de gastroenterite grave
Alguns casos da doença podem ser assintomáticos por muito tempo e, quando os primeiros sintomas surgem, o caso pode estar muito avançado, dificultando o tratamento.
Essas manifestações geralmente são inchaço abdominal e um som mais timpânico que o médico pode observar durante o exame físico do paciente.
Como diagnosticar e tratar?
O primeiro passo para diagnóstico e tratamento dos sintomas de gastroenterite é a avaliação médica para um exame clínico detalhado.
Além disso, podem ser solicitados exames de fezes para descobrir o agente causador. Esses dados vão ajudar na condução do tratamento e alívio dos sintomas.
O foco do tratamento está em melhorar o sistema imunológico, manter a hidratação orgânica, e minimizar os sintomas para que o paciente tenha mais bem-estar.
As principais medidas adotadas são:
- repouso;
- hidratação intensa;
- dieta nutritiva e rica em líquidos;
- administração de remédios.
Em alguns casos pode ser indicado o uso de antibióticos, mas não em todos, além de medicamentos sintomáticos para náuseas, dores e febre.
O tratamento dos sintomas de gastroenterite dura cerca de 6 a 10 dias, variando de pessoa para pessoa, dadas as condições de saúde e a causa específica (bactéria, vírus ou parasitas).
A alimentação durante este período deve ser leve, evitando gorduras, frituras, café e alimentos que possuem muitas fibras.
É fundamental ingerir muita água mineral, de coco ou soro caseiro. Assim que o paciente apresentar melhora, a alimentação normal deve ser introduzida de maneira gradativa.
Em casos de sintomas persistentes, o médico deverá ser procurado para uma reavaliação do quadro e do tratamento proposto.
Evite a automedicação para não agravar o problema e invista na prevenção, tomando cuidado com a água ingerida, com a higiene das mãos e com a conservação dos alimentos.
Para prevenção, também já estão disponíveis no mercado duas vacinas contra o rotavírus que são seguras e eficazes. Inclusive, essa é uma imunização que faz parte do programa de vacinação infantil.
No entanto, como ela não protege contra todos os tipos de gastroenterite, as recomendações de higiene e alimentação devem ser mantidas.
O dr.consulta é seu aliado!
Agora que você já sabe quais são os sintomas de gastroenterite, está na hora de conhecer o dr.consulta.
Nossa plataforma de serviços médicos oferece a você consultas e exames de maneira prática, sem filas, com preço justo, qualidade e eficiência.
Em um mesmo local você é atendido por profissionais de excelência e ainda realiza os seus exames para obter um diagnóstico preciso o quanto antes! Oferecemos atendimento médico de todas as especialidades e uma diversidade enorme de exames para a sua necessidade.
Então, se você desconfia que apresenta sintomas de gastroenterite, agende agora mesmo a sua consulta em uma de nossas unidades, ou via telemedicina. Assim, você pode entender qual é o problema e qual a melhor forma de tratamento. Até mais!
Estou com amargo na boca, que vai é vem é mal estar já algum tempo, é que pode ser? Obrigado
Olá, Gerffeson! O ideal é você passar com um especialista para que você possa ser examinado e seja indicado devido tratamento ou medicação se necessario!
Estou com esses sintomas as quatro dias
Estou a 8 dias com gastroenterite aguda e a dor nas costas só aumenta boca seca fraqueza no corpo dor abdominal mais o que me dói muito é minhas costas