Conheça os benefícios da dança para sua saúde e bem-estar

No topo da lista dos benefícios da dança está o seu impacto positivo para o bem-estar geral. A dança é uma forma de expressão que melhora não só o condicionamento físico, como promove a saúde mental e social.
Seja no famoso “dois para lá e dois para cá” ou em algo mais ritmado e sincronizado, a recomendação é para manter o corpo em movimento.
Os principais benefícios da dança para sua saúde
Melhora da saúde cardiovascular
O sistema cardiovascular é um dos que mais se beneficia com essa prática regular. Dançar auxilia a controlar a pressão arterial e a reduzir o colesterol ruim, prevenindo doenças cardíacas. Atividades aeróbicas intensas, como o samba, melhoram a circulação sanguínea e estimulam o coração.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade e, uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.
Entretanto, não é necessário ser um dançarino profissional para colher esses benefícios. Mesmo dançando em um ritmo mais moderado, o coração pode ser fortalecido.
Aumento da força e flexibilidade
Movimentos de dança, tais como pliés (passo de dança que consiste em dobrar os joelhos, sendo um movimento básico no ballet, por exemplo) e saltos, exigem bastante do corpo, fortalecendo, portanto, os músculos.
Por serem, geralmente, repetidos em várias sequências, tonificam diferentes grupos musculares. Tanto a flexibilidade, quanto a elasticidade corporal aumentam com o alongamento contínuo dos músculos durante esses movimentos.
Essa combinação de força e flexibilidade contribui para uma melhor postura e reduz o risco de lesões.

Melhora da coordenação e equilíbrio
Quem tem o costume de dançar sabe que os movimentos complexos requerem sincronismo corporal. Os passos coordenados fazem o corpo operar de forma harmoniosa, desenvolvendo a sincronia motora.
O equilíbrio corporal e o controle da estabilidade também são trabalhados durante esses exercícios. No todo, esses ganhos são fundamentais, porque trazem mais desenvoltura e consciência corporal.
Benefícios para a saúde mental
Redução dos sintomas depressivos e melhora da memória
A liberação de endorfinas durante a dança melhora o humor e diminui os sintomas de depressão. Esse hormônio é o responsável pela sensação de prazer, bem-estar e felicidade.
Os especialistas destacam ainda como um dos maiores benefícios da dança a sua relação com os estímulos da memória: aprender e lembrar as sequências aumenta a capacidade cognitiva.
Dançar nutre a mente com positividade e energia, sendo muitas vezes usada no tratamento de doenças psicológicas.
Socialização e construção de relacionamentos
Como a dança é normalmente realizada em grupo, promove o contato e a interação social, medidas práticas para combater os sentimentos de solidão.
Assim, se torna uma ferramenta interessante para o fortalecimento das relações existentes e para a criação de novas amizades e círculos sociais.
Além disso, aprender estilos diferentes incentiva a compreensão de diversas perspectivas culturais e adiciona mais valor à diversidade.
Redução do estresse e da ansiedade
A dança e as artes, em geral, são uma ótima maneira de aliviar o estresse. Movimentos ritmados e a própria música acalmam a mente agitada.
Enquanto o corpo está em movimento, favorece a descarga de energia, aliviando as tensões. Sem contar que o relaxamento mental é uma das consequências mais esperadas, já que o foco nos passos distrai as preocupações cotidianas.
Estímulo à criatividade e aumento da autoestima
O estudo e experimentação de novos passos aumenta a criatividade. A confiança no próprio corpo e a liberdade de expressão incentivam a originalidade, gerando mais autoconfiança.
Cada movimento expressa um sentimento e identidade, fortalecendo a autopercepção e o amor-próprio, elementos que são essenciais quando o assunto é equilíbrio mental.
Cuide da sua saúde física, mental, social e de outras dimensões com o suporte do dr.consulta. Assine o Cartão dr.consulta e participe gratuitamente dos Programas de Saúde personalizados para cada tipo de necessidade e fase da vida.
Conte com atendimento multidisciplinar, mais de 60 especialidades para atendimento presencial, mais de 25 especialidades na modalidade de telemedicina e mais de 3.500 exames, com valores diferenciados e outras exclusividades. Consulte as opções disponíveis e assine online, sem burocracia para pagamento ou liberação dos descontos:
Fontes: