4 benefícios do pilates para a saúde e bem-estar
A combinação de exercícios físicos e mentais tem ganhado mais adeptos quando o assunto é saúde integral. Com o pilates, o bem-estar físico e emocional são amplamente estimulados, por ser centrado no que há de melhor entre o corpo e a mente.
E o que é o pilates?
O pilates é uma modalidade de exercício voltada para uma maior consciência e harmonia entre corpo e mente que proporciona bem-estar para praticantes de todas as idades – incluindo as crianças.
Essa técnica criada por Joseph Humbertus Pilates trabalha sequências de movimentos da ginástica, dança, ioga e artes marciais que une elementos de:
- alinhamento postural;
- alongamentos;
- controle e fortalecimento muscular;
- equilíbrio e estabilidade;
- relaxamento;
- respiração profunda.
Com o tempo, o pilates convencional vem abrindo espaço para outras abordagens como o pilates clínico, contemporâneo, solo, entre outros.
Pode ser realizado em estúdios especializados ou até mesmo em academias.
Os 6 pilares do pilates
Fundamentado praticamente como um estilo de vida, o pilates segue 6 princípios básicos:
- centralização: ao fortalecer a musculatura que sustenta a coluna, o corpo é “recentralizado” e os membros superiores e inferiores mais alinhados permitem um melhor funcionamento do organismo;
- concentração: durantes as transições dos exercícios é exigida uma atenção maior que eleva o poder do foco e da memorização;
- controle: o melhor alinhamento do corpo e das articulações faz com que os movimentos aeróbicos sejam mais coordenados. O autocontrole e o planejamento, de modo geral, são bem exercitados;
- fluidez: ao ter plena consciência de cada gesto e ação, é possível ter mais autoconfiança;
- precisão: no pilates, todos os movimentos são precisos e coordenados. Portanto, conscientiza sobre a postura e os movimentos mais adequados a serem feitos em cada série ou no dia a dia;
- respiração: “inspira, expira, inspira, expira”. O que parece algo trivial como o simples fato de respirar é explorado de forma mais aprofundada durante as aulas.
O “Core”
Os exercícios do pilates atuam essencialmente no Core, também chamado centro de força ou Power House. Esses nomes servem para denominar o conjunto de músculos na região lombar: o diafragma, o transverso, o assoalho pélvico e o multífidos – responsáveis pela estabilização da coluna.
Músculos abdominais, lombares, do tronco, das pernas, dos braços e ombros, assim como as articulações de todo o corpo são fortalecidos, tonificados e ganham mais flexibilidade e mobilidade, proporcionando ainda mais consciência corporal.
Para isso, os instrutores utilizam diferentes aparelhos e acessórios como a bola de pilates, por exemplo.
Para quem é indicado
Como é uma técnica global e integrada, a indicação do pilates vale para pessoas:
- com doenças crônicas;
- que precisam de reabilitação física;
- que querem viver melhor.
Esses grupos podem ser formados por crianças a partir de 7 anos, em média, gestantes e idosos.
Quem tem restrição médica ou está em uma condição de recuperação (como pós-cirurgia), pode ter que suspender ou adaptar os exercícios. Nesses casos, é preciso consultar o profissional de saúde responsável pelo seu acompanhamento.
Aqui no dr.consulta você tem especialistas disponíveis para os cuidados com a sua saúde. Assine o Cartão dr.consulta e, além do acesso facilitado, tenha outras vantagens exclusivas como descontos em consultas, exames e procedimentos odontológicos:
Por que fazer pilates: 4 principais benefícios para sua vida
Os benefícios obtidos com a prática do pilates tem efeito prolongado e trazem ganhos diretos para saúde e para o objetivo de ter uma vida mais equilibrada. Por isso, é uma medida preventiva contra doenças, que também pode ser recomendada para tratamentos.
Entre os benefícios do pilates estão:
- ajuda a prevenir doenças;
- combate o sedentarismo e contribui para o emagrecimento;
- melhora a postura e alivia dores na coluna;
- aumenta o poder de concentração.
1 – Ajuda a prevenir doenças
Duas das causas dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e dos infartos são o estresse e a pressão arterial. A vida agitada, as preocupações cotidianas, as emoções em geral, bem como uma vida com maus hábitos alimentares, afetam diretamente a saúde e podem desencadear diversas doenças.
Por ser considerada uma técnica clínica e de relaxamento, o pilates ajuda a prevenir esses quadros. Além disso, expande a capacidade cardiorrespiratória.
2 – Combate o sedentarismo e contribui para o emagrecimento
As sutis mudanças na rotina e no comportamento sedentário são fundamentais para os que querem sair do sedentarismo.
Uma aula de pilates de 60 minutos elimina, em média, de 200 a 240 calorias. Obviamente, esse indicador varia conforme a intensidade e o tipo de exercício praticado.
Isso significa então que o pilates emagrece? A resposta é: aliado a outras atividades, exercícios físicos e a uma boa alimentação, formam um cenário ideal para o reequilíbrio do peso.
3 – Melhora a postura e alivia dores na coluna
Pacientes com desvios na coluna (como a escoliose) e com lombalgia (que são as dores na parte de baixo da coluna), por exemplo, sentem muito desconforto.
Nesses casos, as sessões se comprovam como um método efetivo para aliviar os sintomas das dores nas costas, seja na região lombar ou cervical, como afirma um estudo recente da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
4 – Aumenta o poder de concentração
Durante as sessões, dois ou mais pilares centrais do pilates podem ser estimulados de uma vez. Por exigir mais foco e atenção e, a partir de uma melhor respiração, o corpo e a mente ficam mais estabilizados. Quanto mais relaxado o corpo está, os movimentos passam a ser mais coordenados e ritmados, como no “compasso de uma dança”.
Insira atividades e exercícios físicos em sua rotina. Uma vida mais saudável e de qualidade pede novos hábitos. Mas não se esqueça: antes de iniciar qualquer atividade ou exercício físico é muito importante buscar orientação profissional para uma avaliação individual.
Quando feitos de forma errada, os movimentos do pilates podem gerar lesões, dores e distensões musculares. Agende a sua consulta:
Fontes: