Como ter um café da manhã saudável e nutritivo
Essa refeição é a primeira do dia para muitas pessoas e é fundamental para quem busca uma alimentação equilibrada. Uma vida com mais qualidade, pode começar pelo preparo ou pela escolha do café da manhã saudável.
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, as três refeições principais do dia a dia (café da manhã, almoço e jantar) fornecem cerca de 90% do total de calorias diárias necessárias para o bom funcionamento do organismo.
No entanto, o café da manhã vai além de ser uma fonte de energia. A refeição oferece uma série de benefícios à saúde e contribui para a prevenção de doenças crônicas.
Considerando a diversidade de culturas e hábitos alimentares no Brasil, as opções de café da manhã podem variar bastante conforme a região e as preferências pessoais. O importante é garantir que essa refeição seja balanceada e rica em nutrientes.
Um bom dia, começa com um bom café da manhã
Durante o sono, o corpo continua a realizar diversas funções, o que pode levar à queima de cerca de 50 calorias por hora de sono, de acordo com uma publicação da Harvard Medical School.
Assim sendo, o organismo precisa repor essa energia perdida, e é por isso que o café da manhã é considerado por muitos especialistas como a principal refeição. Soma-se a isso o fato de o desjejum estar associado ao aumento da sensação de saciedade ao longo do dia e, consequentemente, à diminuição do total de calorias ingeridas durante o dia. É o que aponta o estudo publicado pela Revista de Nutrição.
Esse mesmo artigo aponta que a refeição é responsável pelo consumo de algumas ou de todas as porções diárias necessárias de grupos alimentares essenciais para o bom funcionamento do corpo, como cereais, frutas e leite (e seus derivados).
Esse mesmo artigo aponta que a refeição é responsável pelo consumo de algumas ou de todas as porções diárias necessárias de grupos alimentares essenciais para o bom funcionamento do corpo, como cereais, frutas e leite (e seus derivados).
Outros benefícios aproveitados a partir do hábito de tomar o café da manhã são:
- controle de peso (ajudando a evitar e tratar a obesidade);
- prevenção do diabetes e da hipertensão;
- ingestão de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais;
- redução do consumo de gorduras;
- melhora do rendimento, atenção, memória e concentração (especialmente em crianças e adolescentes).
Pular o café da manhã faz mal?
Sim, excluir ou mesmo substituir o desjejum por um lanche não é uma prática saudável e recomendada.
O mesmo estudo citado anteriormente, da Revista de Nutrição, destaca que essa troca, especialmente em crianças e adolescentes, gerou o aumento do consumo de carboidratos – sobretudo de açúcares e de gorduras.
Outros impactos negativos constatados a partir da ausência dessa refeição são a deficiência de cálcio e a dificuldade para manter a glicemia em níveis saudáveis.
Alimentos para a primeira refeição do dia
Entre os nutrientes indicados para o desjejum, destacam-se aqueles que já fazem parte do café da manhã do brasileiro, como as proteínas, as gorduras, os carboidratos, as fibras e as vitaminas e minerais.
Eles podem ser encontrados em pães, bolos, tapioca, ovo, cereais matinais, iogurte, sucos de frutas, leite (e derivados), biscoitos e frutas. Vale também optar pelas versões integrais de pães e de biscoitos, frutas in natura, e evitar o consumo de ultraprocessados.
Consulte regularmente nutrólogos e nutricionistas para ter um cardápio individualizado para suas necessidades. No dr.consulta o atendimento é multidisciplinar. Acesse diferentes especialistas de saúde e faça exames, pagando menos. Com a assinatura de benefícios em saúde, cuidar da alimentação fica muito mais fácil.
Conheça todos os benefícios do Cartão dr.consulta, válidos para até 5 (cinco) pessoas:
Opções práticas
Ao longo do Guia Alimentar para a População Brasileira, são citadas orientações sobre alimentação e pelo menos oito combinações de alimentos e bebidas para um café da manhã saudável:
- café com leite, bolo de milho e melão;
- café, pão integral com queijo e ameixa;
- leite, cuscuz, ovo de galinha e banana;
- café com leite, tapioca e banana;
- café com leite, pão de queijo e mamão;
- café com leite, bolo de mandioca, queijo e mamão;
- suco de laranja natural, pão francês com manteiga e mamão;
- café com leite, cuscuz e manga.
Dica extra: é possível alternar o cardápio, priorizando as frutas da estação.
Mudando o cardápio e a rotina
Horário
Para quem sente pouca ou nenhuma fome pela manhã, uma das recomendações é jantar mais cedo. Isso ajuda a manter o jejum por mais tempo até o café do dia seguinte, o que estimula o apetite pela manhã. Comer antes de dormir faz mal, especialmente se o prato for composto por alimentos “mais pesados” e gordurosos.
Pausas
Comer correndo ou com pressa interfere na digestão. Idealmente se deve parar para fazer a primeira refeição do dia com mais calma.
Variedade
Um café da manhã saudável deve ser composto por alimentos ricos nutricionalmente falando. Nem sempre o alimento mais gostoso é o mais indicado para a dieta. Um cardápio variado precisa ter esse ponto de equilíbrio. Consulte um nutricionista para auxiliar nas mudanças dos hábitos alimentares:
A alimentação é um dos pilares cruciais para uma melhor qualidade de vida. Ao comer melhor, dormir melhor e ter uma vida mais saudável, os riscos de adoecer é menor. Os cuidados com a saúde devem ser diários e complementares.
Fontes: