Ícone do siteBlog dr.consulta

Saúde no dia a dia: como medir a pressão arterial?

dr.consulta - pessoa utilizando um aparelho para medir a pressão arterial, controle da pressão arterial, pacientes crônicos

Compreender como o organismo funciona e, principalmente, qual é a influência dos hábitos diários e seus impactos nas alterações de saúde, é chave para se ter uma vida mais saudável.

Saber como medir a pressão e o que fazer para prevenir e controlar essa condição, por exemplo, é determinante, uma vez que esse é um dos indicadores que diz quão bem está esse funcionamento, ao avaliar a tensão exercida nas artérias, para a devida circulação sanguínea.

Onde e como medir a pressão arterial?

Imagem ilustrativa (GettyImages)

Medir a pressão arterial é uma medida preventiva e de acompanhamento básico de saúde. Por isso a prática também é comum fora dos ambientes laboratoriais e hospitalares e existe grande estímulo para a conscientização da população em geral.

A pressão pode ser medida:

1 – Durante as triagens e consultas médicas

A aferição manual da pressão arterial é Um dos procedimentos prioritários em quase todas as pré-consultas e consultas.

Com o uso de um esfigmomanômetro ou de um tensiômetro, a pressão é rapidamente medida. O profissional de saúde coloca uma braçadeira no paciente na região um pouco acima dos cotovelos que, quando inflado e desinflado, consegue fazer a apuração no visor.

Em adultos essas são as classificações da pressão nas artérias:

A medida é dada em milímetro de mercúrio e pode ser entendida como a força interna das paredes das artérias – que transportam o sangue oxigenado para todo o corpo, a partir do coração.

Pacientes com hipertensão precisam de autorização prévia para realização de cirurgias, por exemplo. Os picos de pressão sanguínea aumentam os riscos de infartos e do acidente cerebral vascular (AVC). Portanto, é recomendado consultar um clínico geral ou cardiologista para ter essa liberação.

2 – Com o MAPA 24 horas

No MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) a pressão é medida por 24 horas, em intervalos médios de 15 minutos, durante o uso de um aparelho portátil que faz a mesma compressão intencionalmente.

O resultado desse exame é um gráfico que indica os horários e seus respectivos níveis. É por meio dele que se pode identificar visualmente os picos ou baixas e diagnosticar precocemente alterações que indiquem a hipotensão ou o outro extremo que é a hipertensão.

3 – Em casa, com aparelhos digitais

Relógios de pulso e aparelhos digitais complementam essa lista. É indispensável consultar o manual do fornecedor para conferir o uso e manuseio correto, assim como as instruções para a regulação e calibragem dos aparelhos.

Como medir a pressão corretamente?

Idealmente, essa medição deve ser realizada pela manhã e antes das refeições. Durante a autoaferição, ou seja, a medição por conta própria, é muito importante que a pessoa esteja sentada, com o braço relaxado e que não esteja falando ou exercendo movimentos bruscos que possam alterar a respiração ou batimentos cardíacos.

Em caso de ter feito atividades físicas anteriormente, é preciso ainda um intervalo de descanso e que a bexiga está vazia.

Além disso, é contraindicado tomar café, bebidas alcoólicas e outros estimulantes antes, assim como remédios sendo ou não de uso contínuo e fumar.

Para diagnósticos precisos e seguros consulte um médico

Como interpretar os resultados? Mesmo com toda praticidade existente atualmente para medir a pressão arterial em qualquer ambiente, até mesmo em casa, é recomendado consultar um profissional de saúde para o diagnóstico e tratamentos adequados.

Esse acompanhamento, normalmente feito por um cardiologista, ajuda a avaliar demais fatores de riscos e a garantir que as mudanças na pressão arterial não se tornem crônicas.

Cuide da sua saúde e de quem você mais ama com o Cartão dr.consulta. Faça consultas e exames preventivos em diferentes especialidades e com valores diferenciados. Conheça todos os benefícios:

Fontes:

Sair da versão mobile