Com a chegada do verão, a preocupação com a estética e cuidados com o corpo e saúde aumentam. Nesses períodos mais quentes, a procura por uma alimentação leve e saudável é corriqueira – e é aqui que as dietas detox aparecem como uma opção.
Elas foram incorporadas à rotina com o objetivo de perda de peso e desintoxicação do organismo, popularizando-se por serem hipocalóricas (com baixas calorias).
Mas, será que esse plano alimentar funciona mesmo? Acompanhe mais informações a seguir.
O que são dietas detox e quais alimentos são consumidos?
A dieta detox é composta de sucos, chás e coquetéis preparados de diferentes formas, voltados para perda de peso e desintoxicação.
Para isso, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), utilizam-se alimentos como frutas, hortaliças, aveia e quinoa, com foco em reduzir a produção de radicais livres — prejudiciais às células do organismo — e eliminar toxinas — substâncias tóxicas originadas no corpo.
Funcionam?
Não existe comprovação científica de que sucos, sopas e chás tenham efetividade como desintoxicantes. Artigos científicos mostram que o termo “detox”, apesar de estar comumente associado às dietas, está mais relacionado à desintoxicação de substâncias químicas, como álcool e drogas, no caso.
Entretanto, pessoas adeptas a essas dietas detox podem, sim, perceber redução de peso. Isso acontece porque os alimentos consumidos são de baixa caloria.
É importante salientar, porém, que o uso constante desse tipo de alimentação pode trazer prejuízos à saúde e efeitos adversos, como:
- desnutrição;
- insônia;
- náusea;
- cefaleia (dor de cabeça);
- deficiência de vitaminas importantes, como B12;
- perfuração intestinal;
- desidratação;
- convulsões;
- tendência ou início de transtornos alimentares, como bulimia ou anorexia.
Vale ressaltar que a perfuração intestinal, a desidratação e convulsões estão mais presentes nas pessoas que as combinam ao uso de laxantes.
Introduzir uma dieta para reduzir os radicais livres e eliminar toxinas não é assim tão simples. Então, é muito importante o acompanhamento com nutricionistas para a avaliação assertiva e a indicação de um planejamento alimentar correto de acordo com as necessidades individuais.
Essa e outras especialidades estão disponíveis no dr.consulta e, inclusive, com descontos por meio do Cartão dr.consulta. Com a assinatura, consultas e exames podem ser realizados com condições especiais para o titular e mais 4 pessoas, sem necessidade de parentesco ou restrição de idade.
É possível desintoxicar o corpo?
Apesar de não terem resultados desintoxicantes comprovados cientificamente, os alimentos consumidos, in natura e minimamente processados, são benéficos para a saúde – uma vez que são fontes de vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes.
Vejamos mais detalhadamente quais são essas categorias de alimentos:
- alimentos in natura: adquiridos para consumo sem terem passado por qualquer tipo de modificação depois de saírem da natureza, como frutas, verduras e legumes;
- alimentos minimamente processados: são os alimentos in natura que sofreram alterações mínimas antes de serem liberados para consumo, como os grãos secos e o leite pasteurizado.
Dessa forma, incluir essas comidas na rotina, incorporando a uma alimentação saudável e rica em diversos nutrientes, sem necessariamente vínculo com as dietas detox, é fundamental para o bom funcionamento do organismo.
Contudo, é importante ressaltar que, apesar de serem alimentos benéficos, é necessário o acompanhamento com um profissional da saúde para realmente tirar dúvidas e ter orientações corretas sobre hábitos alimentares saudáveis para o seu perfil.
As dietas detox podem até ser populares, mas nada substitui o acompanhamento profissional. Lembre-se que o dr.consulta é o parceiro ideal para você, pois além de disponibilizar informações de qualidade sobre saúde e bem-estar, também oferece atendimentos, exames e outros serviços médicos em diferentes especialidades.
Acesse o site do dr.consulta e faça seu agendamento!
Fontes:
- Desmistificando dúvidas sobre Alimentação e Nutrição | Ministério da Saúde (MS) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- (Não) faz bem? Conheça os reais benefícios das dietas da moda | Ministério da Saúde (MS);
- Dieta detox funciona? | Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso);
- Dietas detox – Mito ou verdade? | Faculdade de Saúde Pública (USP);
- Alimentação saudável | Ministério da Saúde (MS).