Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / dr.consulta responde / Com vergonha de perguntar ao ginecologista? Nós respondemos
dr.consulta responde

Com vergonha de perguntar ao ginecologista? Nós respondemos

Além das questões mais específicas sobre cada sintoma ou quadro de saúde, existem aquelas que a maioria das mulheres...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
28, jan de 2025
9 minutos para ler
Com vergonha de perguntar ao ginecologista? Nós respondemos

Além das questões mais específicas sobre cada sintoma ou quadro de saúde, existem aquelas que a maioria das mulheres tem vergonha de perguntar ao ginecologista.

É durante as consultas e exames que normalmente essas dúvidas devem ser tratadas, inclusive, porque é papel de todo profissional de saúde orientar e esclarecer os pacientes, mas para um atendimento mais próximo e humanizado, sabemos que esse suporte precisa ir além dos consultórios. Por isso, aqui no dr.consulta, estamos prontos para ouvir e ajudar, em qualquer momento ou necessidade.

É nossa missão “ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor”.

dr.consulta botão assinar cartão

Respostas para as perguntas que toda mulher sempre quis perguntar ao ginecologista

Nossos especialistas, responderam as principais dúvidas que recebemos por aqui:

Dói para ter relação sexual?

As primeiras relações sexuais podem ser mais doloridas e é considerado normal. Ainda que o(a) parceiro(a) seja carinhoso e delicado, pode gerar dor e desconforto para a mulher. Aos poucos o organismo e a própria vagina (que é um órgão elástico) vão se acostumando com a prática sexual.

O ponto de atenção fica por conta das dores intensas e de possíveis sangramentos que podem indicar algo a mais do que o rompimento do hímen e da perda da virgindade. Nesses casos de sangue na vagina, é necessária uma investigação ginecológica.

É normal ficar com a vagina mais seca?

Sim, especialmente após a menopausa, esse quadro é conhecido como secura vaginal. Muitas vezes a paciente não comenta, e sempre precisamos perguntar. A mulher menopausada pode sentir a vagina seca e, consequentemente, sentir dor durante a relação sexual pela falta de lubrificação – mesmo estando excitada.

Como o corpo demora mais para responder aos estímulos sexuais, com o passar dos anos, a penetração fica mais difícil. A lubrificação vaginal pode ser conseguida com o uso de cremes hidratantes, gel à base de água e hormônios locais. Qualquer indicação precisa ser feita por um ginecologista.

Por que a vontade de transar pode diminuir?

A falta de libido pode levar a esse desinteresse. A produção dos hormônios masculinos e femininos são reduzidos naturalmente, conforme a idade avança. Então, é esperado que a vontade de fazer sexo diminua.

Isso não é necessariamente uma doença ou “falta de amor” e, no geral, está mais relacionado com uma ansiedade entre os casais ou parceiros. Nestas situações, é recomendado falar abertamente sobre os desejos, medos e angústias e procurar outras formas de buscar esse prazer e manter a relação aquecida.

Nunca tive um orgasmo. O que devo fazer?

Esse é mais um motivo de preocupação frequente, mas perguntar ao ginecologista pode ajudar a ter mais tranquilidade.

O orgasmo é uma sensação de prazer e bem-estar que ocorre após a liberação da tensão ou excitação sexual, que atinge o plano físico e mental. É bem difícil descrever já que é muito particular. As mulheres podem sentir uma onda quente pelo corpo que sobe a coluna e, em seguida, uma sensação maior de relaxamento.

Diferentemente das cenas de filme, nem sempre o momento do orgasmo é tão claro e exige um autoconhecimento. Fatores físicos, psicológicos e relacionais podem interferir na concretização dessa expectativa. Nem sempre uma relação leva ao orgasmo e para chegar a esse auge, os dois precisam ter plena satisfação.

Além de uma boa conversa com o(a) parceiro(a), terapeutas sexuais e ginecologistas podem ajudar a identificar as principais causas e recomendar as melhores técnicas e tratamentos. A meditação e o yoga, que contribuem para a redução do estresse, por exemplo, podem fazer com que uma pessoa fique mais relaxada nesse momento a dois.

dr.consulta - banner agendar ginecologista
Agendar ginecologista

Posso me masturbar?

Não só pode como deve. A masturbação feminina também irá garantir prazer e, beneficia o sexo. O preconceito e os tabus afastam as mulheres dessa prática, mas não existe nenhum risco para a saúde.

Estou grávida, posso transar?

dr.consulta - barriga de gestante com corações simbolizando o amor e cuidado

Mulheres grávidas podem transar sim e esse é um grande mito. Desde que não exista nenhuma contraindicação médica, para a mulher ou bebê e que a mulher se sinta confortável e segura, não tem restrições.

É importante falar sobre a rotina do sexo na gravidez com obstetras e ginecologistas. A escolha de posições mais confortáveis e a frequência vão variar de pessoa a pessoa. Algumas gestantes dizem que o sexo na gravidez é ainda melhor.

Mas e o bebê? O bem-estar do bebê não deve ser deixado de lado. A informação de que o sexo pode machucar o bebê é falsa. O bebê está protegido no útero e por uma “bolsa” e a pelve atua como uma barreira física (óssea) impedindo que o pênis o atinja.

As mulheres têm 3 “buracos”?

Simplificando ao máximo:

  • o primeiro é a uretra, por onde sai a urina;
  • logo abaixo está a entrada da vagina, canal por onde nascem os bebês de parto natural e sai a menstruação.
  • o ânus é a cavidade mais abaixo, por onde saem as fezes.

O que é vulva?

A vulva é o órgão genital externo, composto por grandes e pequenos lábios, monte de vênus. É a região onde fica os pelos. Por ser conhecida como “a porta do corpo” protege a vagina que é o canal que liga a vulva ao útero.

Estou com corrimento de cor diferente, o que pode ser?

Os corrimentos de cores diferenciadas devem ser avaliados com mais cautela. O corrimento com mau cheiro, por exemplo, pode indicar a tricomoníase que é uma infecção.

A partir de determinados exames como a cultura de secreção vaginal são avaliados a cor, o volume e o odor do corrimento anormal.

Não teve a sua resposta aqui?

Não tenha vergonha de perguntar ao ginecologista! Lembre-se: não existem “perguntas bobas” quando o assunto é saúde. Compartilhe suas dúvidas com os profissionais de saúde, que são pessoas de confiança e capazes de responder tecnicamente.

Outra recomendação é trocar mais experiências ao falar abertamente sobre o sexo. A sua dúvida pode ser a de mais alguém. Conte com os ginecologistas e outros especialistas do dr.consulta para saber mais sobre os cuidados com a sua saúde.

Assine o Cartão dr.consulta e tenha descontos em consultas, exames, procedimentos odontológicos e médicos em uma rede própria e multidisciplinar. Faça parte ainda dos Programas de Saúde Assistenciais, voltados para o atendimento especializado de doenças crônicas, saúde mental e muitos outros, dedicados para cada fase da vida:

Assinar o Cartão dr.consulta

#cuidados com a saúde feminina#dúvidas sobre a saúde#menopausa#orientações com ginecologistas#relação sexual#saúde sexual#vida sexual
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. Cólica abdominal nem sempre é normal. Saiba o porquê | Blog dr.consulta 20/06/2025 às 13:05

    […] caso de diagnósticos do trato reprodutivo feminino, o acompanhamento com o ginecologista definirá o melhor cuidado, incluindo o uso de anticoncepcionais ou terapias […]

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
9 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510