Dor nas costas e pernas? Entenda o que é a hérnia de disco
A hérnia de disco é uma doença muito comum entre a população adulta e idosa. A condição atinge os discos intervertebrais da coluna, que funcionam como uma espécie de “amortecedor”, diminuindo o impacto de um osso no outro.
Entre esses discos existe um material mole chamado de núcleo pulposo, revestido por um anel fibroso. Quando há um desgaste ou sobrecarga dos discos, esse anel sofre uma lesão, fazendo com que o núcleo macio ultrapasse seus limites, levando a uma herniação.
Quer saber mais sobre a hérnia de disco, conhecendo seus sintomas e tratamentos? Então vem com a gente!
O que é a hérnia de disco?
O termo hérnia é utilizado pela comunidade médica para se referir a qualquer órgão ou tecido que se mova do seu lugar de origem para outro que não o seu.
Nesse sentido, a hérnia de disco ocorre quando o anel fibroso que envolve o núcleo pulposo da coluna vertebral sofre uma lesão, deixando que o núcleo saia do limite que ele estipulava. Em outras palavras, o molinho do disco sai de dentro dele porque a barreira que o protegia foi quebrada.
Esse desgaste é bastante comum, sendo considerado uma causa popular da dor nas costas. Normalmente, a hérnia de disco começa a aparecer a partir dos 30 anos, tendo sua incidência mais comum em pessoas de 50 e 60 anos.
Quais as causas da hérnia de disco?
Geralmente essa condição é desencadeada pelo envelhecimento, visto que, com o passar dos anos, nosso corpo perde sua elasticidade, ficando mais propenso a esses desgastes.
Além disso podem ser consideradas causas da hérnia de disco:
- Traumas (como uma queda)
- Genética
- Doenças congênitas
- Problemas mecânicos
- Doenças do tecido conjuntivo.
Existem também alguns hábitos considerados fatores de riscos, ou seja, que podem aumentar as chances de ocorrência da hérnia de disco, dentre eles estão:
- Tabagismo
- Atividades repetitivas
- Sedentarismo
- Obesidade
- Postura inadequada.
Existe mais de um tipo?
Existem três tipos principais de hérnia de disco, sendo eles a lombar, a cervical e a torácica.
A hérnia de disco cervical ocorre quando o desgaste está localizado na região do pescoço. Normalmente ocorre devido ao envelhecimento ou má postura.
Seus principais sintomas são dor no pescoço, sensação de formigamento e dormência, dor que se espalha para ombros, braços e mãos, diminuição da força e dificuldades para movimentação do pescoço.
A hérnia de disco lombar acontece quando o desgaste está localizado na região lombar. As causas são as já citadas anteriormente, sendo a mais comum o envelhecimento.
Seus sintomas mais comuns são dor nas costas, geralmente localizada no final da coluna e que pode irradiar para glúteo ou pernas, dormência ou sensação de formigamento nos pés e/ou pernas, fraqueza nas pernas, dificuldades para se movimentar e sensação de formigamento nas costas ou glúteos.
Por fim, a hérnia de disco torácica é a que ocorre quando o desgaste se dá nos discos localizados na região do tórax. As causas são as mesmas das anteriores. E o sintoma mais comum é a dor na região que pode irradiar para as costelas.
Como é feito o diagnóstico?
É importante pontuar que, quando um sintoma for observado é importante buscar ajuda médica, pois só esse profissional poderá realizar o diagnóstico de forma segura Além disso, é imprescindível relatar com clareza todos os sintomas para que o médico possa avaliar todas as possibilidades para o problema.
Entre os principais exames solicitados para o diagnóstico da hérnia de disco estão o raio-X, tomografia e ressonância magnética. Através deles e da avaliação médica será possível elaborar o tratamento mais efetivo.
E qual o tratamento para hérnia de disco?
A maioria dos casos de hérnia de disco é tratada de forma eficaz com medicamentos, infiltrações no local afetado para alívio da dor e fisioterapia.
A cirurgia só é recomendada quando há a presença de alterações neurológicas, especialmente a perda motora, e fracasso do tratamento conservador mencionado.
Nos casos de cirurgia, no local onde há a hérnia, pode ser realizado procedimento com prótese com o intuito de preservar o movimento.
Previna-se!
Assim como a maioria das doenças, a hérnia de disco também pode ser prevenida, e a estratégia mais eficiente isso é evitar os fatores de risco. Pensando na prevenção, trouxemos algumas dicas para te ajudar:
- Pratique atividades físicas, isso irá fortalecer e trazer resistência para seu corpo;
- Mantenha uma alimentação saudável;
- Invista em fortalecimento muscular, principalmente de abdome e costas;
- Evite o tabagismo;
- Agache da maneira correta, lembre-se de flexionar os joelhos;
- Mantenha a postura correta;
- Evite passar longos períodos sentado;
- Evite atividades com muito impacto;
- Conheça e respeite seus limites físicos.
Outro ponto importante é estar sempre atento a sua saúde, realizando check-up médico com frequência, pois assim o diagnóstico pode ser dado ainda em fases iniciais, tornando o tratamento mais fácil e rápido. Agende já sua consulta pelo site ou app (disponível tanto para Android quanto iOS) e cuide da sua saúde com o dr.consulta!
Reitero que é muito bom saber que além das terapêuticas farmacológicas e cirurgicas tradicionais existem outras abordagens nutricionais, dietéticas e de suplementação que podem contribuir com o tratamento das enfermidades de coluna.
agradecido
Meu filho tem crise convulsiva todos os dias tem tratamento pra isso ele tem 2 anos e sofre desde dos 6 meses de vida
Olá, Edilma! Tudo bem? Sim, você deve procurar o pediatra para melhor indicação!
[…] de apendicite, hernia, amigdalectomia e varizes — após recuperação, necessário aguardar 3 […]
[…] a sustentação do corpo humano. Diante disso, alterações em músculos, ossos, articulações, discos e ligamentos podem causar […]
[…] hérnia de disco; […]
[…] hérnias de disco; […]