Fazer xixi é uma função vital para o corpo humano. O que é bem estranho e incomum é a urina com cheiro forte, condição que precisa ser melhor avaliada por um médico para prevenir doenças e demais complicações.
Para saber o que essa alteração pode revelar sobre a sua saúde e quais cuidados é preciso adotar nesse caso, acompanhe o post!
Urina com cheiro forte pode não ser normal
O xixi é composto por 95% de água e 5% de minerais e outras substâncias — o que pode mudar um pouco dependendo da situação.
Por exemplo, se você não bebe água suficiente ou está em um dia muito quente e seu corpo perde mais fluidos, os rins tentam guardar mais desse líquido. Isso faz com que a urina fique com mais substâncias dissolvidas — e é aí que entram as alterações, incluindo o cheiro forte.
Além da ingestão insuficiente de água, o odor do seu xixi pode estar sendo influenciado devido a:
- certos tipos de alimentos e bebidas, como aspargos e café;
- alguns medicamentos ou a ingestão de suplementos de vitamina B6;
- infecções no trato urinário;
- pedras nos rins;
- diabetes tipo 2.
Como é possível perceber, só o cheiro forte da urina não quer dizer muita coisa. Esse é apenas um dos aspectos que podem sofrer alteração e sinalizam que algo está errado.
Por isso, profissionais da saúde também recomendam para que a pessoa se atente a cor e a outros detalhes da urina.
Confira abaixo outras variações e o que elas podem representar:
Urina com cor diferente
A cor do xixi pode variar dependendo de vários fatores, como a ingestão de alguns alimentos, medicamentos ou até mesmo presença de certas condições de saúde:
Urina amarela
É normal, mas se o tom estiver muito escuro, é um indício de desidratação. Além disso, caso esteja mais alaranjado (amarelo-âmbar), pode indicar também um quadro clínico ligado ao fígado.
Urina avermelhada
Aparece após ingestão de alimentos com pigmentos vermelhos, como a beterraba, ou durante a menstruação. Medicamentos com fenazopiridina na composição, por exemplo, também mudam a cor da urina.
No entanto, essa alteração pode indicar que há presença de sangue no xixi — o que pode ser um sinal de infecção urinária ou outra condição médica que requer atenção imediata.
Urina azul ou verde
Embora pareça incomum, algumas cores atípicas como azul ou verde podem ocorrer devido ao uso de certos medicamentos, ou alimentos coloridos artificialmente. Porém, também pode ser indicativo de infecção bacteriana.
Urina castanha, amarronzada ou preta
Xixi nessas condições pode indicar desidratação severa, além de quadros hepáticos como hepatite ou cirrose.
Há possibilidade, ainda, da presença excessiva de uma substância chamada de bilirrubina — o que pode estar relacionado a problemas na vesícula biliar.
A urina preta, particularmente, também pode ser um sinal da doença de Haff, uma condição rara desencadeada pelo consumo de pescados.
Urina com espuma
A formação de espuma no xixi é normal em algumas situações, como ao urinar com força ou depois de ficar muito tempo sem ir ao banheiro.
No entanto, se essa característica é persistente e presente em todas as micções, há chances de presença elevada de proteínas na urina, o que, por sua vez, pode indicar doenças renais, diabetes, hipertensão, entre outras patologias.
Urina com sangue
Se o sangue está visível no xixi, você não deve ignorar esse sinal. Isso porque existem diversas condições que podem apresentar esse quadro como sintoma. É o caso de:
- dengue;
- câncer de próstata;
- prostatite;
- cistite;
- lúpus.
Urina com pus
A condição, que também é conhecida como piúria, é geralmente um sinal de infecção no trato urinário, o que necessita de avaliação médica urgente.
Por que incluir o exame de urina na rotina?
Assim como o exame de sangue (hemograma), o exame de urina é um item da lista básica de testes que precisam ser realizados de tempo em tempo para avaliar a saúde.
Condições como diabetes, infecções do trato urinário e doenças renais podem ser diagnosticadas por meio dessa coleta — daí sua importância.
Com o Cartão dr.consulta, você realiza esse e outros exames pagando mais barato. A assinatura também concede descontos em consultas e permite a inclusão de mais quatro dependentes. Cuidar da sua saúde, e das pessoas que ama, fica mais fácil com esses benefícios.
O que fazer quando a urina está com cheiro muito forte?
Se notar que o seu xixi está com um odor muito forte e persistente, é importante buscar orientação médica.
O clínico geral é o especialista indicado para realizar uma avaliação completa, incluindo análise dos seus hábitos alimentares e histórico médico. Ele pode, ainda, solicitar exames adicionais ou te encaminhar para outra especialidade, se necessário.
O olhar atento à urina com cheiro forte também é válido para bebês e crianças. Observe com mais frequência se há alguma alteração no xixi, incluindo o número de idas ao banheiro — ao se tratar de um bebê, avalie a fralda no momento da troca.
Ao notar características diferentes de cheiro ou coloração, procure um pediatra.
Enquanto aguarda a consulta médica, algumas medidas podem ajudar a reduzir o odor da urina:
- hidrate-se durante o dia: beber mais água pode diluir a concentração de substâncias na urina, ajudando a diminuir o cheiro forte;
- evitar comer e beber alguns itens: como mencionado, alimentos como espargos e café podem contribuir para um xixi com odor forte. Por isso, diminua seu consumo.
Após a consulta — e caso seja diagnosticado uma condição relacionada à urina com cheiro forte — siga corretamente o tratamento prescrito pelo médico.
Cuidar da saúde deve ser sua prioridade. Conte com o dr.consulta para colocar isso em prática.
Fontes: