Sentiu “queimação nos pés”? Saiba 5 possíveis causas
Caracterizada também por formigamento ou dor, a sensação de queimação nos pés (conhecida por “síndrome dos pés ardentes”), pode ser um sinal de diferentes patologias, incluindo diabetes, neuropatia diabética, esclerose múltipla e doença vascular periférica.
Além dessas, é possível que a queimação nos pés indique uma doença mais grave e complexa. Por isso, deve ser investigada e tratada com seriedade por meio de exames e diagnósticos específicos.
Acompanhe o conteúdo para saber mais sobre esse desconforto e condições relacionadas.
A sensação de queimação nos pés é normal?
A resposta é não! Apesar disso, pode ser vista como algo corriqueiro, uma vez que é relacionada a condições de saúde que variam de seriedade e complexidade.
Inclusive, existem até diferenças no que diz respeito à parte do pé em que essa dor ocorre ou é mais prevalente. Por exemplo, se for na região anterior — como uma sensação de “pedra no sapato”, pode ser sinal do chamado Neuroma de Morton.
Agora, se a sensação vai para o tornozelo e calcanhar, pode ser sinal de Túnel do Tarso – causado pela compressão ou lesão do nervo que liga o calcanhar e a sola do pé.
De toda forma, independente do tipo de condição, o acompanhamento médico regular e exames são imprescindíveis e necessários nesses e em diversos momentos. Por isso, conte sempre com o Cartão dr.consulta. Com ele, você tem desconto em serviços, além de benefícios em farmácias.
Prováveis motivos
Mas, afinal, qual a doença que causa queimação nos pés? Além das mencionadas, as 5 principais são:
- fascite plantar;
- neuropatia diabética;
- alterações anatômicas nos pés;
- deficiência em vitamina B1;
- infecções e síndromes raras.
1. Fascite plantar
É a inflamação na fáscia plantar, ou seja, no tecido que se estende na sola do pé ligando o calcanhar aos dedos. Ela pode ser ocasionada pelo estresse e esforço excessivo nesta região.
Para o acompanhamento deve-se procurar um ortopedista, profissional responsável por identificar e tratar doenças que acometem essa estrutura.
2. Neuropatia diabética
A neuropatia diabética é um tipo de dano no nervo que pode ocorrer em casos de diabetes. O acompanhamento deve ser feito pelo endocrinologista, especialmente para pacientes com diagnósticos positivos ou suspeita da doença, para controle da glicemia e uso de medicamentos para melhorar os sintomas.
3. Alterações anatômicas nos pés
A maior parte das alterações anatômicas causa a queimação nos pés. Porém, com exceção das congênitas, elas podem ser corrigidas a partir de uma avaliação adequada. As pisadas erradas e o formato plano ou cavo dos pés entram nessa categoria.
Nesses casos, o ortopedista também deve ser acionado para indicação do melhor tratamento.
4. Deficiência em vitamina B1
A deficiência grave de tiamina (vitamina B1) causa o beribéri seco. Essa patologia desenvolve anormalidades dos nervos e músculos, resultando em queimação nos pés.
Os primeiros sintomas são perceptíveis a partir do 3° mês da falta da vitamina e incluem:
- insônia;
- nervosismo;
- irritação;
- fadiga;
- perda de apetite e energia;
- dificuldade respiratória e inchaço nos membros inferiores.
Por isso, ao perceber os sinais, é fundamental realizar uma consulta com nutricionista para a realização de exames diagnósticos e indicação de suplementação natural.
5. Síndromes raras
As doenças raras são enfermidades caracterizadas pela ampla diversidade de sinais e sintomas que variam não só de doença para doença, como também de pessoa para pessoa – até por isso o diagnóstico é mais demorado.
Alguns exemplos dessas síndromes são:
- síndrome de Guillain Barré: distúrbio autoimune no qual o sistema imunológico ataca parte do sistema nervoso. Provocado, geralmente, por uma infecção, causa fraqueza muscular, com redução ou ausência de reflexos;
- eritromelalgia primária: causa vasodilatação de pequenas artérias nos pés e mãos.
Para esses diagnósticos, o primeiro passo é o com o acompanhamento periódico com o clínico geral.
O que fazer para aliviar?
Mas, o que fazer para aliviar a queimação nos pés? A diminuição das dores virá do tratamento indicado, de acordo com a patologia da qual provém o sintoma.
No entanto, de forma geral, o tratamento pode ser feito com uso de medicamentos prescritos pelo profissional responsável pelo processo terapêutico.
Lembre-se que no dr.consulta, você encontra mais de 60 especialidades e exames complementares para contribuírem com a descoberta dessa e outras patologias. Acesse o site do dr.consulta e agende sua consulta.
Fontes:
- Eritromelalgia primária: relato de caso | Scielo;
- Neuropatia Diabética | Sociedade Brasileira de Diabetes;
- Diagnóstico e tratamento da neuropatia periférica diabética | Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes;
- Fascite plantar e o esporão do calcâneo | Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé);
- Síndrome do túnel do tarso | Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/MS);
- Anatomia do pé e suas malformações congênitas | Revista Núcleo do Conhecimento;
- Deficiência de Vitamina B1 | Ministério da Saúde (MS);
- Síndrome de Guillain Barré | Ministério da Saúde (MS).
Começou uma queimação violenta na sola dos pés..Todos os dias a noite aparece umas bolhas na sola dos pés que incomodam.Precisa ser furada e retirar o líquido, mas as vezes infecciona e começa a queimar…
Tenho 65 anos e está cada vez mas frequente a queimação nos meus pés e mãos,meu pé queima dia e noite, já n sei o que fazer
Olá! Dircelia, tudo bem? Você já procurou um atendimento médico para investigar o motivo das queimações?
Meus pés queima tanto não sei mas o que fazer
I’ll right away grasp your rss as I can’t in finding your email subscription link or newsletter service.
Do you have any? Please permit me recognize so that I may just subscribe.
Thanks.
Queimação na sola dos pés e formigamentos leves na palma das mãos. O que pode ser?
Queimação na sola dos pés e Queimação na sola das mãos. Oque pode ser?
Há uns três meses tenho muita ardência na parte interna das coxas e no pé direito, chega queimar, já fiz ecodopler mas deu normal, fiz vários exames de sangue mas não acusou nada, tenho insuficiência renal crônica desde 2012 mas a creatinina está estabilizada, não sei mais o que fazer…
Olá, nas madrugadas tenho queimação na sola dos pés, principalmente no pé esquerdo, e formigamento na mão esquerda.gostaria de saber com qual vitamina deveria suplementar. Desde já Grato.
Tenho essa queimação nos pés , nunca disse só médico por achar que era ereditario , pois minha mãe tia prima teve , só que está ficando cada vez mais intensa . O que fazer
Tenho esta queimaçao mas não é na sola do pé é na parte da frente próximo ao dedo direito
Não encontrei ninguém que me ajuda falar ó que é esse sintoma qual médico que fazem esse tratamento
Não encontrei ninguém que me ajuda falar ó que é esse sintoma qual médico que fazem esse tratamento
Estava em tratamento. Com vascular foz elletomiogragia deu neupatia vascular deu auta e mandou procurar neutro fui estou tomando pregabalina piorou está noite pé até a canela acordei queimação muito forte no pé até o meio da canela aparentemente nada nem inchaço nem cor diferente
Tenho formigamento nós pés direito e esquerdo nunca senti nada começou esses sintomas.
E as vzs sinto q perco o raciocínio.
O que devo fazer?
Sinto muita queimação nos pés, tenho 57 ano. Como pode me ajudar? Por favor me ajude!
meus pes queimao mais e a noite ,a ponto de nao me deixar dormir , que poso fazer /
meus pes queimao mais e a noite ,a ponto de nao me deixar dormir ,que posso fazer
Sou portador de polirradiculpatia inflamatória desmielinizante crônica sequelas apresentando atrofia muscular difusa. Sou medicado com azatioprina 50 mg. Vitamina D3 20.000. Tive 5 sessões com inumoglobulina. Sendo suspenso devido a impossibilidade pois o governo suspendeu a medicação.