A relação entre glaucoma e cegueira
Geralmente associado ao aumento da pressão intraocular (PIO), o glaucoma é uma condição muitas vezes silenciosa.
O quadro acontece quando há um desequilíbrio entre a produção e a drenagem do humor aquoso – líquido que circula dentro dos olhos e mantém suas estruturas em funcionamento.
É considerado a segunda principal causa de cegueira irreversível no mundo e no Brasil, aponta artigo publicado no Brazilian Journal of Health Review.
De que forma glaucoma e cegueira estão conectados
Essa conexão ocorre justamente pela dinâmica do escoamento do fluido ocular que, ao falhar, se acumula em excesso e comprime o nervo óptico, gerando danos permanentes.
Costuma começar pela redução progressiva da visão periférica e, nos estágios avançados, a capacidade de enxergar se vai por completo.
Porém, os impactos também podem variar conforme o tipo do glaucoma. O mais comum é o de ângulo aberto, que evolui lentamente e, por isso, passa despercebido por anos.
Já o de ângulo fechado pode ocasionar crises agudas com dor intensa e perda visual súbita, necessitando de atendimento médico imediato.
Existe prevenção do glaucoma?
Impedir totalmente que a enfermidade apareça ainda não é possível, pois ela tem forte influência genética, explica um artigo da Revista Brasileira de Oftalmologia.
No entanto, algumas medidas preventivas, como a realização de exames oftalmológicos de rotina, ajudam a evitar que ela chegue até a cegueira.

Opções de tratamento para frear a perda da visão
Apesar de o glaucoma não ter cura, há abordagens eficientes para controlar a pressão ocular e o avanço da lesão no nervo óptico. Quanto mais cedo se iniciarem, melhores são as chances de preservar a visão.
Entre os tratamentos disponíveis estão:
- colírios – é o mais frequente. Porém, uma utilização contínua pode ser difícil para alguns pacientes, além de que às vezes ocorrem certos efeitos colaterais, como ardência ou olho seco, que afetam a qualidade de vida;
- trabeculoplastia – um procedimento que aplica laser na malha de drenagem, propiciando o escoamento do humor aquoso. É seguro e eficaz, sobretudo quando a pessoa não se sente confortável em seguir com os medicamentos;
- cirurgia – pode ser indicada se as alternativas anteriores não forem suficientes ou para casos graves.
Algumas técnicas conseguem criar novos caminhos para a saída do líquido, reduzindo a tensão no local.
Somente um oftalmologista pode orientar qual é o melhor método para o quadro apresentado. O uso incorreto de colírios, por exemplo, pode piorar a situação e até mascarar sintomas de outras condições.
Com o Cartão dr.consulta, é possível agendar consultas médicas e exames oftalmológicos a preços mais vantajosos.

Reabilitação visual proporciona mais bem-estar
Danos prévios ao nervo óptico são irreversíveis, o que significa que nenhuma das intervenções mencionadas é capaz de recuperar o grau de cegueira já instalado, embora possam impedir a progressão e manejar sintomas.
Dessa forma, o diagnóstico precoce é um dos fatores mais decisivos na proteção da saúde ocular, permitindo medidas mais assertivas desde o começo.
Por outro lado, mesmo quando há uma diminuição significativa da capacidade de enxergar, existe uma solução para favorecer a autonomia.
Chamada de reabilitação visual, ela conta com ferramentas e técnicas que permitem uma adaptação da rotina com alguns recursos facilitadores, como lupas, óculos especiais e treinamentos com profissionais especializados.
Além de aumentar a qualidade de vida, esse suporte ameniza o impacto emocional e social provocado pelas limitações no sentido. Famílias e cuidadores também se beneficiam ao entender melhor como oferecer apoio adequado no dia a dia.
Fontes:
Olha em algum tempos sinto que surgiu uma mancha esbranquiçada nos meus olho uma em cada olho e a cada dia estou enxergando embaraçado o que poderia ser glaucoma ou cataraca
Olá, Edivania! Boa Tarde, tudo bem? No seu caso é melhor procurar um profissional para que possa avaliar e passar melhores orientações.
tenho que fazer cirurgia de olho para retirar um perigio como fazer o procedimento
Olá, Roberto! Tudo bem? Você deve consultar um profissional medico que realiza esse procedimento primeiramente para avalição e para encaminhamento do procedimento, para que assim você possa dar seguimento no seu tratamento!
[…] A pressão elevada dos olhos ocorre quando seu líquido interno não é drenado corretamente, gerando um acúmulo de material no globo ocular e a consequente perda da visão. De acordo com Ministério da Saúde, pessoas com diabetes têm 40% mais chances de desenvolver glaucoma. […]
[…] glaucoma; […]
[…] termo glaucoma engloba uma série de alterações na visão causadas pela elevação da pressão dentro do globo […]
[…] adequada, a pressão intraocular pode aumentar e provocar danos ao nervo óptico, o que resulta no glaucoma, explica a Revista Brasileira de […]
[…] metade dos casos em adultos acima dos 50 anos só em 2020. O diabetes (retinopatia diabética), o glaucoma e a degeneração macular também foram causas […]
[…] glaucoma secundário; […]
[…] ou os métodos clínicos falham em controlá-lo, a operação torna-se crucial para impedir a evolução do dano visual (apesar de não recuperar o que já se […]
[…] costuma não apresentar sintomas e a perda da visão periférica ocorre de forma lenta, assim, a enfermidade muitas vezes só é percebida em estágio avançado. Um diagnóstico precoce […]
[…] perda progressiva da visão periférica; […]