Qual a diferença entre tuberculose contagiosa e não contagiosa?
A tuberculose contagiosa é uma das doenças infectocontagiosas que mais causam mortes no Brasil. Pela primeira vez, em mais de uma década, as mortes pela doença aumentaram devido à pandemia da COVID-19.
O acesso aos serviços de atendimento ao paciente com tuberculose foi dificultado pela pandemia em 2020, mas o impacto sobre essa doença foi particularmente grave. Infelizmente, as projeções da OMS sugerem que o número de pessoas desenvolvendo tuberculose e morrendo pela enfermidade pode ser muito maior em 2021 e 2022.
Sintomas da tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença). Essa doença afeta, prioritariamente, os pulmões(tuberculose pulmonar), mas também pode acometer outros órgãos (tuberculose extrapulmonar).
Os sintomas estão, na maioria das vezes, relacionados com o local em que a bactéria se encontra, sendo mais comum existirem sintomas respiratórios.
Por possuir diferentes tipos, é importante que o tipo de tuberculose seja identificado pelo infectologista ou clínico geral conforme os sintomas apresentados e o resultados de exames.
Tuberculose contagiosa
A transmissão do bacilo de Koch acontece de forma direta, pelo ar, durante a inalação de partículas provenientes da fala, tosse ou espirro de um indivíduo infectado. Ambientes com grande aglomeração de pessoas, fechados, com pouca ventilação e luz solar são propícios para a propagação da doença.
Esse tipo de tuberculose transmissível é a mais comum, chamada tuberculose pulmonar.
Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas, ou qualquer outro fator que diminui as defesas do organismo, também favorece o estabelecimento da tuberculose contagiosa.
Tuberculose não contagiosa
Além do tipo mais conhecido, a tuberculose pode se dar também em pele, rins e até o cérebro pode ser acometido pela chamada tuberculose extrapulmonar.
Esse é o tipo de tuberculose não contagiosa.
Os sintomas da tuberculose extrapulmonar variam conforme o local em que a doença está e podem envolver sintomas parecidos com os da tuberculose pulmonar:
Em 2013, o cantor Thiaguinho recebeu a notícia de que estava com a chamada tuberculose pleural, que atinge a membrana que reveste os pulmões. Esse também é um tipo de tuberculose não contagiosa, já que não dissemina a bactéria através da respiração, tosse ou espirro.
Em 2018, a doença extrapulmonar ganhou destaque na mídia novamente. Desta vez, a cantora Simaria, da dupla com Simone, foi diagnosticada com a tuberculose ganglionar — instalada nos gânglios linfáticos. Apesar de um tipo diferente e não contagioso, o tratamento também é feito com antibióticos e de uma forma parecida com o tipo mais comum da doença (pulmonar).
Como descobrir se tenho tuberculose?
O diagnóstico de tuberculose pulmonar ou extrapulmonar é feito pelo histórico de adoecimento da pessoa e também por exames clínicos.
Deverá ser confirmado por exames específicos, como:
Bacteriológicos
- Baciloscopia
- Teste rápido molecular para tuberculose
- Cultura para micobactéria
Por imagem (exame complementar)
- Radiografia de tórax
Pouco é falado sobre os riscos da tuberculose e a quantidade de casos notificados, confirmados e que evoluíram durante o ano, no Brasil. Em 2021, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde registrou mais de 85 mil casos entre tuberculose contagiosa e não contagiosa, desses, mais de 2 mil casos evoluíram para óbito por conta da doença.
Prevenção
A principal medida preventiva contra tuberculose é a vacinação, que garante a proteção do organismo contra formas graves da doença. A vacina indicada, BCG, deve ser aplicada em todas as crianças a partir do nascimento.
Outra forma de prevenção é manter os exames de rotina em dia, evitar aglomerações e estar atento aos sinais que podem ser alertas da doença.
O dr. consulta conta com mais de 4 tipos de exames diferentes para detecção dos bacilos tuberculosos e exames de imagem.
Agende seus exames através do 4090-1510 ou através do nosso site, clicando aqui
Veja mais: tuberculose volta a crescer no Brasil
Gostei de saber como tratar o sintomas e as diferenças entre elas
Eu fui diagnosticada cm tuberculose mamária estou em tratamento já na 2 fase estou em Natal onde foi feita a biopsia de uma mastite já passei por consultas cm d Ariel Brandes ótimo mastologista só q dei continuidade aqui em Natal